A indústria do cinema sempre foi dominada por homens, tanto na frente quanto atrás das câmeras, e por isso, filmes dirigidos por mulheres nem sempre ganharam o destaque merecido. Esta é uma realidade observada até hoje, quando as premiações ainda excluem obras dirigidas por excelentes diretoras que tem tudo para serem aclamadas, mas sequer chegam a competir.
Neste artigo, iremos apresentar quatro filmes dirigidos por mulheres que todos os homens deveriam ver, além de também discutir a importância de se apoiar e valorizar o trabalho das mulheres na indústria da sétima arte.
Por que ainda não existem muitas produções dirigidas por mulheres?
Apesar de as mulheres estarem cada vez mais ativas por trás das câmeras, a indústria ainda é dominada por homens, o que torna difícil para mulheres conseguirem oportunidades e financiamento de estúdios para dirigir filmes.
Além disso, há um senso comum que diz que homens são mais adequados para dirigir blockbusters, filmes de grande orçamento, enquanto mulheres são mais adequadas para dirigir filmes independentes ou filmes que abordam temáticas femininas.
Esse preconceito é tão óbvio em Hollywood, que mesmo em franquias cujo primeiro filme é dirigido por uma mulher e alcança sucesso de bilheteria e público, é comum que os filmes sequenciais sejam entregues nas mãos de homens, excluindo a diretora que despertou o interesse de todos para a saga.
Como os filmes dirigidos por mulheres são vistos?
Historicamente, os filmes dirigidos por mulheres costumam ser lançamentos menores em uma indústria dominada por blockbusters, o que consequentemente faz com que eles sejam ignorados pelo grande público. Felizmente, no decorrer dos anos, isso vem mudando com a chegada de blockbusters feitos por mulheres na indústria, que se tornaram sucessos de bilheteria.
4 filmes dirigidos por mulheres que todos os homens deveriam ver
Dentre diversas incríveis produções que foram conduzidas por mulheres, separamos quatro de diferentes gêneros que marcaram o cinema ao longo dos anos e ainda valem a pena ser vistos. Confira:
Matrix (1999)
Matrix com certeza é um dos melhores filmes de todos os tempos, e não poderia estar de fora de uma lista de filmes dirigidos por mulheres. Porém, sua curiosa história torna o filme ainda mais digno de pertencer à lista, já que ele foi produzido antes das diretoras, Lily e Lana Wachowski, se assumirem como mulheres transsexuais.
Outra curiosidade sobre o filme, é que a sua trama possui muitas alegorias que remetem à transsexualidade, que foi a forma das diretoras expressarem como se sentiam através de sua arte.
A trama do filme conta a história de Thomas Anderson, um hacker que descobre que faz parte de uma simulação virtual chamada Matrix e recebe a oportunidade de ter, pela primeira vez, livre arbítrio e controle real sobre a sua vida. Estrelando Keanu Reeves, Carrie-Anne Moss e Laurence Fishburne, o filme está disponível no catálogo do serviço de streaming HBO Max.
O Babadook (2014)
Entre os filmes dirigidos por mulheres, podemos encontrar muitos ótimos filmes de terror, e O Babadook, de Jennifer Kent, é com certeza um deles, tendo se destacado por abordar elementos do gênero de uma forma diferente do convencional.
A história é sobre uma mãe viúva que precisa enfrentar um monstro que atormenta o filho após eles lerem juntos um livro infantil macabro, chamado de “O Babadook”. O filme estrela Essie Davis e Noah Wiseman, e infelizmente não está disponível em nenhum serviço de streaming brasileiro atualmente.
Mulher-Maravilha (2017)
O primeiro filme da Mulher-Maravilha mudou a indústria do cinema para sempre. Não apenas por ter sido o primeiro filme de uma super-heroína que fez um grande sucesso com a crítica e nas bilheterias, mas também por ter sido o primeiro filme desse porte, sobre uma super-heroína, que foi dirigido por uma mulher.
O filme dirigido por Patty Jenkins conta a história de Diana, uma guerreira amazona que vive em uma ilha isolada do mundo. Após descobrir sobre o conflito que está devastando a terra dos homens, Diana decide embarcar em uma jornada para derrotar Ares, o Deus da Guerra, e impedir a tragédia que os assola. O elenco do filme conta com Gal Gadot, Chris Pine, Robin Wright, Connie Nielsen e David Thewlis.
Mulher-Maravilha sem dúvidas é um dos filmes dirigidos por mulheres mais importantes do cinema moderno, e está disponível para ser assistido sem custo adicional com uma assinatura no serviço de streaming HBO Max.
Bela Vingança
Bela Vingança é um excelente suspense co-produzido, dirigido e escrito por Emerald Fennell, em sua estreia como cineasta. O filme recebeu uma imensa aclamação pela forma como ela abordou temas como abuso, sendo o filme perfeito para o movimento #MeToo.
Durante a produção, Fennell optou por escolher apenas atores homens conhecidos por fazer papéis bonzinhos para serem abusadores no filme, para deixar claro ao público que um abusador pode ser qualquer um, e muitas é o “cara legal”.
O filme conta a história de Cassandra (Carey Mulligan), que está em uma jornada de vingança pela morte de sua melhor amiga. Cassie sai à noite e se finge de bêbada em bares e festas, e se aproveita do momento em que homens se revelam assediadores para atacá-los.
As coisas parecem mudar quando Cassie conhece Ryan (Bo Burnham), um homem aparentemente gentil, mas o trauma de Cassie é difícil de lidar, e agora ela precisa passar por uma jornada de superação e perdão.
Considerado um dos melhores filmes dirigidos por mulheres dos últimos anos, você pode assistir a este incrível suspense no serviço de streaming Star+, sem nenhum custo adicional além da assinatura mensal.
Quais filmes dirigidos por mulheres concorreram a premiações?
Ao longo dos anos, muitos filmes dirigidos por mulheres concorreram a premiações renomadas. Além dos quatro filmes mencionados anteriormente, podemos citar também “Guerra ao Terror”, de Kathryn Bigelow e “Lady Bird: A Hora de Voar”, de Greta Gerwig.
Quais disputaram o Oscar?
Com exceção de “O Babadook” e “Mulher-Maravilha”, todos os filmes mencionados neste artigo concorreram ao Oscar, e muitos deles, como “Matrix”, “Bela Vingança”, “Guerra ao Terror” e “Lady Bird”, venceram em diversas categorias.
Podemos concluir que as mudanças que a indústria do cinema passa no decorrer dos anos, movidas pela luta dessas mulheres incríveis, são muito mais que bem-vindas. Afinal, quanto mais vozes puderem se expressar nessa arte, mais diversas e ricas serão as histórias contadas.