Saiba quais são os 40 melhores Filmes sobre Rainhas para assistir e se encantar

0

Se você gosta de histórias de reinos, os filmes sobre rainhas que apresentaremos são excelentes pedidas! Com aventuras empolgantes, dramas emocionantes, situações cômicas ou até mesmo baseadas em fatos, essas histórias são envolventes e agradam aos mais diversos perfis.

Por ser uma temática atemporal e bastante interessante, os filmes sobre rainhas sempre estão em alta, apresentando quase sempre desafios e relatos inspiradores. Além disso, assistir filmes sobre rainhas é enriquecedor para entender sobre história. Então, veja a seguir os 40 melhores filmes com essas icônicas personagens!

Qual filme mais famoso com uma rainha?

Podemos afirmar que, dentre os vários filmes sobre rainhas, o mais famoso deles é Elizabeth, de 1998, que apresenta a vida e reinado de Elizabeth Tudor, rainha da Inglaterra nos anos 1500.

Quantos prêmios concorreu e ganhou?

O filme Elizabeth recebeu importantes indicações, concorrendo ao Oscar de Melhor Atriz, de Melhor Filme, Melhor Figurino, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Maquiagem e Melhor Direção de Arte. No entanto, a produção só levou o Oscar de Melhor Maquiagem.

Onde assistir?

O melhor dos filmes sobre rainhas, Elizabeth, pode ser assistido no serviço de streaming Apple TV Plus.

Qual série com rainha mais famosa?

Sem sombra de dúvidas, apesar de termos disponíveis muitas séries sobre rainhas, a mais famosa é The Crown, da Netflix, que está, atualmente, em sua quinta temporada. A série narra os dramas da Família Real da Inglaterra, sobretudo da Rainha Elizabeth II.

Quais são os 40 filmes mais famosos com Rainha?

Veja a seguir quais são os 40 filmes sobre rainhas mais famosos e prepare a pipoca para maratonar essas incríveis, inspiradoras e instigantes histórias:

Elizabeth (1998)

Apontado aqui como o filme mais famoso com uma rainha, Elizabeth narra a história da rainha Elizabeth I da Inglaterra, interpretada pela talentosa Cate Blanchett. No filme, a jovem e virgem rainha assume a coroa sem ter marido ou filhos e, com isso, enfrenta os desafios e ameaças de seu reinado. O filme concorreu a sete Oscars, vencendo somente a categoria de maquiagem, e Cate ganhou o Globo de Ouro por sua performance.

Disponível na Apple TV.

Elizabeth — A Era de Ouro

A continuação de Elizabeth, agora intitulado de A Era de Ouro, volta a apresentar a jornada de Elizabeth I em seu reinado. Neste grande filme de 2008, ainda protagonizado por Cate Blanchett, a rainha enfrenta as ameaças da Espanha, como as confabulações do rei Felipe II planejando destroná-la.

A produção venceu o Oscar de Melhor Figurino e foi indicado ao Oscar de Melhor Atriz pela atuação de Blanchett, mas sem vencer, assim como no Globo de Ouro do mesmo ano.

Disponível na prime Video.

A Duquesa

Estrelado por Keira Knightley, A Duquesa apresenta um casamento cheio de dramas da duquesa Georgiana Spencer e do Duque, interpretado pelo grande Ralph Fiennes. A relação dos dois se desgasta ainda mais com a dificuldade em ter filhos.

O drama de 2008 ganhou a indicação de Melhor Ator Coadjuvante pelo trabalho de Fiennes, mas não venceu. Além disso, recebeu indicações do Oscar nas categorias de Figurino e Design de Produção, levando a melhor em Figurino.

Disponível no globo play.

Maria Antonieta

Um dos melhores filmes sobre rainhas graças a seu humor ácido, o filme dirigido por Sofia Coppola apresenta Maria Antonieta, rainha da França, que tinha um estilo de vida de extravagância e luxo enquanto a Revolução Francesa tomava forma. O longa de 2006 é estrelado por Kirsten Dunst e venceu sua única indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Figurino.

Disponível na Netflix.

Duas Rainhas

Esse longa de 2019 retrata uma das maiores rivalidades quando falamos de filmes sobre rainhas. Mary, Rainha da Escócia, interpretada por Saoirse Ronan, enfrenta uma vida de dramas e perdas enquanto tenta conseguir a coroa de sua prima Elizabeth I, Rainha da Inglaterra, interpretada por Margot Robbie.

A produção foi indicada ao Oscar de Melhor Maquiagem e também de Melhor Figurino, mas não conseguiu nenhum dos prêmios.

Disponível no Prime Video.

A Noite da Realeza

A Noite da Realeza, de 2015, apresenta Elizabeth I, futura rainha, e sua irmã Margaret, em uma noite de comemoração pela Inglaterra, sob forma anônima, após a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial. O filme conta com Sarah Gadon e Bel Powley e é dirigido por Julian Jarrold.

Disponível na Prime Video.

A Outra

Estrelado por duas gigantes do cinema, Natalie Portman e Scarlett Johansson interpretando as irmãs Bolena, que entram em uma rivalidade e vivem um drama para conquistar a atenção e o amor do rei Henrique VIII, conquistando também a coroa de rainha. A produção de 2008 é dirigida por Justin Chadwick.

Disponível na HBO Max.

Ofélia

Essa produção de 2019 acompanha Ofélia, personagem da obra Hamlet, de Shakespeare. No filme, Ofélia é dama da rainha Gertrudes, mas se apaixona por seu filho, Hamlet, enquanto traições e conspirações se fazem presentes no reino. O longa tem Daisy Ridley, de Star Wars, no papel principal e também Naomi Watts.

Disponível na Netflix.

A Jovem Rainha Vitória

Estrelado pela talentosa Emily Blunt, A Jovem Rainha Vitória retrata Vitória, futura rainha da Inglaterra, lidando com os desafios e obrigações de sua posição, quando se apaixona pelo príncipe Albert, seu futuro esposo. O filme foi indicado a três Oscars, vencendo a categoria de Melhor Figurino.

Disponível na Prime Video.

Spencer

Apesar da protagonista não ser uma rainha, o filme Spencer, de 2022, apresenta a vida dramática da princesa Diana e sua relação com a família real, sobretudo com a rainha Elizabeth II. A atriz Kristen Stewart interpretou Diana no longa e recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz por sua performance, mas não chegou a ganhar.

Disponível na Prime Video.

A Rainha Guerreira de Jhansi

A Rainha Guerreira de Jhansi é um filme de drama de 2019, que apresenta a rainha de Jhansi liderando guerreiros da Índia contra os britânicos em uma batalha. O longa inspirador e empoderador é do ano de 2019, dirigido por Swati Bhise.

Disponível na prime video.

A Favorita

Um dos filmes mais vistos de 2019, A Favorita é estrelado por Olivia Colman, Emma Stone e Rachel Weisz. O longa narra a rivalidade de uma duquesa e uma criada disputando pela atenção da Rainha Ana no século 18. O filme foi indicado a 9 Oscars e venceu 1, na categoria de Melhor Atriz, por Olivia Colman.

Disponível na Starplus.

A Rainha Virgem (1953)

Outro filme que retrata a vida da icônica rainha Elizabeth I, A Rainha Virgem, é um longa de 1953 que narra toda a vida da rainha. Dirigido por George Sidney e estrelado por Jean Simmons, a produção foi indicada ao Oscar de Melhor Figurino e de Melhor Direção de Arte, mas não levou os prêmios.

O filme não está disponível nos canais de streaming brasileiros.

Ana dos Mil Dias

Dirigido por Charles Jarrott, Ana dos Mil Dias nos apresenta Ana Bolena, em meio ao drama do rei Henrique VIII em seu divórcio para se casar com ela. O longa, de 1969, foi indicado a 9 Oscars, vencendo o de Melhor Figurino, além de 4 Globos de Ouro.

Filme não encontrado nos canais brasileiros de streaming.

A Jovem Rainha

Um filme de 2015, A Jovem Rainha retrata a vida de Cristina, rainha da Suécia, uma mulher moderna, que luta contra ideias retrógradas vigentes em seu país. Além disso, Cristina se apaixona por uma mulher, o que torna o filme ainda mais corajoso e inspirador.

A Jovem Rainha foi indicado ao Prêmio Genie de Melhor Figurino, porém não o ganhou.

Disponível na prime video.

Victoria e Abdul: O Confidente da Rainha

Com Judi Dench no papel principal, o filme de 2017, Victoria e Abdul: O Confidente da Rainha, nos mostra a aproximação de Abdul com a rainha Vitória, quando o indiano visita seu jubileu de ouro. O drama, baseado em acontecimentos reais, foi indicado ao Oscar de Melhor Figurino e Melhor Maquiagem e Penteado, mas não levou os prêmios.

Disponível na Prime Video.

Elizabeth at 90: A Family Tribute

Para quem gosta de documentários — e sobre figuras monárquicas —, Elizabeth at 90: A Family Tribute é uma ótima escolha. Este documentário de 2016 dirigido por John Bridcut fala sobre a vida da rainha Elizabeth II e sua importância quando ela completou 90 anos de idade.

Disponível na Mubi.

A Rainha

Ainda seguindo a temática da rainha Elizabeth II, uma das rainhas mais longevas da história humana, o filme A Rainha, de 2007, apresenta a monarca, interpretada por Helen Mirren, após o falecimento da princesa Diana, lidando com seus sentimentos e desafios quanto à situação. O longa foi indicado a 6 Oscars, vencendo na categoria de Melhor Atriz pela performance de Mirren — bem como no Globo de Ouro.

Disponível na prime video.

Elizabeth e Margaret: Amor e Lealdade

Outro documentário muito interessante sobre a icônica rainha Elizabeth II, Elizabeth e Margaret: Amor e Lealdade nos apresenta um mergulho na relação da rainha com sua irmã Margaret. O documentário explora muitas nuances das dificuldades e drama das irmãs da família real.

Não encontrado em streamings brasileiros.

Mary Stuart, Rainha da Escócia (1971)

Do mesmo diretor de Ana dos Mil Dias, esse filme retrata uma das rainhas mais icônicas — e não é a primeira vez que ela aparece nessa seleção. Além disso, o longa, protagonizado por Vanessa Redgrave e Glenda Jackson, apresenta a rivalidade de Mary e Elizabeth I. O longa foi indicado ao Oscar em 5 categorias e indicado a 3 categorias no Globo de Ouro, mas não ganhou as premiações.

Indisponível nas plataformas nacionais.

A Rainha Margot

A Rainha Margot é um longa francês de 1994 dirigido por Patrice Chéreau, que retrata os desafios de Marguerite de Valois em seu dever como rainha da França, e sua busca por amor, além da tensão com o massacre de São Bartolomeu. O longa venceu muitos prêmios César e do Festival de Cannes, como o de melhor atriz, atriz coadjuvante, figurino e fotografia.

Disponível na Prime video.

Carlota Joaquina: Princesa do Brasil

Esse cômico filme, apesar de não ser focado em uma rainha, apresenta a esfera da realeza, na qual a monarquia de Portugal, ao colonizar o Brasil e fugir de Napoleão, torna Carlota Joaquina a princesa do Brasil. O filme é dirigido por Carla Camurati e protagonizado pela maravilhosa Marieta Severo.

Disponível na Prime video.

Grace de Mônaco

Outro filme que não apresenta uma rainha de fato, mas sim o ambiente de monarquia, é Grace de Mônaco, com a gigante Nicole Kidman dando vida à princesa protagonista. O longa, dirigido por Olivier Dahan, retrata a vida de Grace, uma atriz hollywoodiana que se torna a princesa de Mônaco.

Cinderela (2015)

Adentrando o mundo da fantasia, também temos grandes princesas e rainhas. Nessa clássica história, Ella perde o pai e a mãe e fica aos cuidados da cruel madrasta e suas filhas. Posta para trabalhar como empregada, ela ganha de sua fada madrinha a oportunidade de se tornar uma elegante princesa por uma noite, e conquista o príncipe. O longa conta com Lily James, Cate Blanchett e Helena Bonham Carter no elenco.

Disponível em: https://www.disneyplus.com/pt-br/movies/cinderela/5LeF5voLnYgB

Espelho, Espelho Meu

Outra adaptação do mundo dos contos de fadas, Espelho, Espelho Meu é um filme de 2012 que conta a história de Branca de Neve, interpretada por Lily Collins, tentando recuperar sua coroa, usurpada pela Rainha Má, sua madrasta. No filme, a icônica Julia Roberts dá vida à bela vilã.

Disponível em: https://www.netflix.com/br/title/70215452?source=35

Branca de Neve e o Caçador

Essa versão de Branca de Neve é mais sombria e com muitas sequências de batalhas, diferentemente de Espelho, Espelho Meu. Com Kristen Stewart e Chris Hemsworth no elenco, Branca de Neve luta com a Rainha Má, interpretada por Charlize Theron, para se tornar a verdadeira rainha.

Disponível em: https://www.starplus.com/pt-br/movies/branca-de-neve-e-o-cacador/Vn3B8z29Utsq

O Caçador e a Rainha do Gelo

O Caçador e a Rainha do Gelo narra os eventos anteriores a Branca de Neve e o Caçador, apesar de ser uma produção posterior ao primeiro filme. Na trama, o caçador e sua companheira se unem à Rainha do Gelo para tentar derrotar a Rainha Má.

Disponível em: https://www.starplus.com/pt-br/movies/o-cacador-e-a-rainha-do-gelo/4pclBA37QULk

Para Sempre Cinderela

Nesse criativo filme, a rainha da França deseja escutar uma das histórias dos Irmãos Grimm, que contam a história de Cinderela, a gata-borralheira que se torna princesa. O longa conta com a amada Drew Barrymore no papel de Cinderela e também com Anjelica Huston como madrasta.

Valente

Nessa animação da Pixar, acompanhamos a relação de uma rainha com sua filha rebelde, a princesa Merida, da Escócia. No entanto, tudo muda quando um feitiço solicitado por Merida transforma sua mãe em um urso. As duas vão precisar lidar com suas diferenças e desenvolver seus laços nesse doce filme da Disney.

Destino Viking

Esse filme de aventura narra a trajetória de uma princesa viking, que foge depois de assassinarem o rei, seu pai. Com busca de vingança e justiça, ela embarca em uma aventura até encontrar Odin e conquistar um exército para, então, recuperar a coroa e se tornar rainha.

Não está disponível em plataformas nacionais.

O Diário da Princesa 2

O Diário da Princesa 2 é um filme tão doce e divertido quanto o primeiro. O longa da Disney, estrelado por Anne Hathaway e Julie Andrews, continua a acompanhar Mia, que subitamente se torna princesa, só que nessa sequência ela precisará se casar para se tornar rainha, novidade que vem com dificuldades.

O Conto dos Contos

O Conto dos Contos é um divertido filme que aborda diferentes histórias, um rei e uma rainha que pretendem ter um filho, o desejo de um soberano por uma desconhecida que viu de longe e uma monarca que cuida de uma estranha mosca. O filme, que conta com Salma Hayek e Vincent Cassel no elenco, possui mais de uma história, o que o torna divertido.

Não encontrado nas plataformas de streaming nacionais.

Sua Majestade, Mrs. Brown

Mais um dos filmes sobre rainhas estrelado por Judi Dench, Sua Majestade, Mrs. Brown conta a história da rainha Vitória e seu relacionamento com seu serviçal John, que a acolhe e protege, o que causa muitos comentários e boatos. O filme rendeu a Judi Dench o Oscar de Melhor Atriz.

O Amante da Rainha

O Amante da Rainha é um longa protagonizado por Alicia Vikander e Mads Mikkelsen, que retrata a relação de uma rainha e seu amante, um médico, que possuem opiniões semelhantes e, por isso, planejam uma revolução.

Adeus, Minha Rainha

Protagonizado por Léa Seydoux, esse filme francês narra o relacionamento da rainha Maria Antonieta e uma jovem no meio da Revolução Francesa, ignorada pela rainha. O longa, de 2013, é dirigido por Benôit Jacquot.

A Mulher Rei

A Mulher Rei é um filme recente, de 2022, que foi um sucesso de crítica. Protagonizado por Viola Davis, no filme uma equipe de mulheres guerreiras luta pelo seu reino contra as ameaças do exterior. O elenco conta também com John Boyega e Thuso Mbedu.

Margrete — Rainha do Norte

Este filme dinamarquês de 2021 conta a história de Margrete, rainha da Suécia, Dinamarca e Noruega, que se encontra no meio de uma conspiração pelo trono e a ameaça da extinção da União Kalmar.

O filme não está disponível nas plataformas nacionais de streaming.

A Princesa e a Plebeia — Nova Aventura

A Princesa e a Plebeia — Nova Aventura é o segundo filme de A Princesa e a Plebeia, estrelado por Vanessa Hudgens. O longa tipicamente de natal apresenta Margaret, uma das sósias da história, que é duquesa e está para se tornar rainha, mas que não está tendo um bom relacionamento com seu namorado.

The Coronation

Outro documentário sobre a rainha Elizabeth, mas que, dessa vez, conta a história a partir de outra perspectiva. Em The Coronation, nos é apresentado o aniversário de 65 anos da rainha, com reflexões e lembranças profundas da vida da monarca.

Indisponível nos streamings nacionais.

Corgi — Top Dog

Essa animação divertida de 2019 apresenta os famosos cachorrinhos corgi da rainha Elizabeth II. No longa, um deles se perde e precisará da ajuda de novos amigos para retornar ao seu lar: o palácio.
Disponível em: https://globoplay.globo.com/corgi-top-dog/t/yN7QRGCsK2/

10 Séries sobre rainhas e onde assistir

Assim como existem grandes filmes sobre rainhas, o mundo das séries não fica para trás quando falamos do assunto. Por isso, confira as 10 melhores séries sobre rainhas:

The Great

Essa cômica série estrelada por Elle Fanning e Nicholas Hoult apresenta a trajetória de Catarina, que planeja tomar a coroa de seu marido, Pedro, e governar a Rússia de uma maneira melhor e mais sensata.

The Crown

The Crown é, certamente, o seriado sobre rainhas mais famoso, que domina as premiações. Com 5 temporadas atualmente e atuações arrebatadoras, a série retrata episódios, dramas e escândalos da família real e, sobretudo, a jornada da rainha Elizabeth II e seus desafios.

Reinado

Este seriado cheio de romances, dramas e tensões apresenta a vida de Mary Stuart, Rainha da Escócia. Protagonizada por Adelaide Kane, a série mostra as dificuldades da jovem rainha enquanto está casada na França.

Victoria

Victoria é um seriado britânico que remonta a vida da rainha Victoria, interpretada por Jenna Coleman, e seus desafios em se tornar a rainha aos 18 anos.

A série não foi encontrada nos catálogos nacionais.

The White Queen

Uma série que explora a intensa rivalidade entre a Casa Lancaster e a Casa de York, The White Queen é essencial para aqueles que curtem a realeza britânica. O seriado, já indicado ao Globo de Ouro e protagonizado por Rebecca Ferguson, apresenta a complexidade das mulheres e seus sentimentos durante a Guerra das Rosas.

Becoming Elizabeth

Becoming Elizabeth é um seriado, que fez sucesso de críticas, e apresenta a jornada de Elizabeth I e sua perseverança em conquistar a coroa, e se tornar a maior rainha da história da Inglaterra. A série conta com Alicia Von Rittberg e Bella Ramsey no elenco.

The Serpent Queen

Esta série de 2022 explora a vida e desafios de uma rainha forte e icônica: Catarina de Médici, que mesmo com as traições de seu marido e os dramas e tensões na corte francesa, se mantém firme na coroa por mais de 30 anos.

A Casa do Dragão

Para quem curte rainhas na ficção, A Casa do Dragão é a escolha perfeita. Funcionando como uma prequel de Guerra dos Tronos (Game of Thrones), aqui acompanhamos a Princesa Rhaenyra lutando contra as conspirações que ameaçam tirar sua coroa e o direito de ser rainha. Contando com fantasia e dramas, a primeira temporada da série já foi um sucesso.

The Tudors

A série The Tudors foi um sucesso entre o público, cheio de reviravoltas, tramas e conspirações, acompanhamos o rei Henrique VIII da Inglaterra se envolver em escândalos com as princesas e rainhas que ele conhecia. Contando com Henry Cavill no elenco, a série é perfeita para quem gosta de histórias de realeza.

Rainhas Africanas: Nzinga

Essa série retrata a jornada inspiradora da rainha angolana Njinga e sua força para permanecer governando mesmo em meio a traições e conspirações e ameaças para tirá-la do poder.

Existem uma variedade de produções sobre rainhas, sejam filmes, séries, documentários ou animações e cada uma delas oferece uma perspectiva única e enriquecedora sobre essas personagens. Afinal, histórias sobre mulheres fortes e inspiradoras sempre serão atemporais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy