Doctor Who: A Jornada no Tempo da Série que Conquistou o Mundo

Doctor Who é uma das séries que fizeram história nas televisões. Lançada em 1963 pela BBC, a produção britânica combinou ficção científica, aventura e uma grande reflexão sobre a humanidade. 

Com mais de 60 anos desde a estreia do piloto, a série ainda deixa seus espectadores envolvidos com as histórias dos personagens cativantes e a famosa TARDIS. Volte ao tempo com o Citou FIlmes e confira o que a série fez para conquistar o mundo!

A história e mitologia de Doctor Who

Uma das razões pelo sucesso da série é pela trama única. Em Doctor Who, conflitos intergalácticos, viagens no tempo e dilemas emocionais tomam conta de toda a narrativa, com o protagonista que leva seu nome, o “Doutor”.

Este alienígena da raça Time Lord, cidadão do planeta Gallifrey, viaja pelo tempo e espaço na TARDIS (Tempo e Dimensão Relativa no Espaço), uma nave espacial disfarçada de cabine policial britânica dos anos 60, que ganhou o coração dos fãs.

Após o seu cancelamento oficial em 1989, a série retornou às televisões em 2005 sob uma nova perspectiva, atraindo antigos e os novos fãs que presenciaram uma abordagem completamente nova, sem deixar de lado a clássica história.

A história do Time Lord e da TARDIS 

O chamado Time Lord, em Doctor Who, refere-se a uma raça de seres que conseguem viajar no tempo, regenerar e mudar de corpo e personalidade com facilidade, o que garante à série uma ampla possibilidade de novas histórias. Conheça os 17 protagonistas diferentes que marcaram a série:

  • William Hartnell foi o primeiro Doutor da narrativa em 1963;
  • Matt Smith, foi o ator mais jovem da franquia, com 26 anos;
  • David Tennant, interpretou tanto o 10º quanto o 14º Doutor, popularizando a série para fora do Reino Unido;
  • Jodie Whittaker quebrou as tradições, por ser a primeira mulher a protagonizar o personagem, em 2017;
  • Ncuti Gatwa, por outro lado, foi o primeiro Doutor negro, em 2022.

Vale lembrar que a série contou com duas menções honrosas para dois atores, John Hunt, que participou do especial “The Day of the Doctor”, em 2013, e Jo Martin, a segunda protagonista da série em 2020.

Mas, a TARDIS não deixa de possuir um sucesso próprio. Esta nave é mais do que um meio de transporte, ela é um símbolo de liberdade para o Doutor e um grande símbolo para as inúmeras possibilidades que o Universo promove.

Os maiores vilões de Doctor Who 

A série é repleta de vilões memoráveis, e acabam parafraseando os símbolos da mitologia. Daleks é o primeiro vilão da 1ª temporada de 2005, e é uma criatura que busca exterminar todas as formas de vida.

Já os Weeping Angels foram os vilões da 3ª temporada, em 2007, disfarçados de estátuas que atacavam vítimas e as levavam para o passado. Por fim, Cybermen foi um dos maiores vilões de Doctor Who presentes na 12ª temporada, que sacrifica a humanidade em prol da tecnologia. 

Os personagens principais de Doctor Who

Entre os 17 doutores que a série Doctor Who apresentou, alguns se destacaram pelo desempenho inesquecível. Confira quais foram os principais personagens da série e como eles deixaram um legado aos fãs.

O Doutor: quem é e como ele se reinventa 

O Doutor é um dos personagens mais complexos da ficção científica até os dias atuais. Além de suas mudanças de aparência e personalidade, a compaixão, determinação e inteligência são valores sólidos presentes no personagem.

Companion (Acompanhantes): papel e importância na trama

Os Companions desempenham um papel crucial para a trama, mas principalmente para o Doutor. Além de auxiliar em todas as suas aventuras, servem como um elo entre a humanidade e o próprio Doutor.

A evolução do Doctor Who ao longo das temporadas

Com mais de seis décadas de história, Doctor Who é um exemplo de série remake. Desde a primeira temporada em 1963 ao remake em 2005, a evolução dos personagens e da produção é nítida, sem comprometer a essência desta série.

Mudanças de atores e a regeneração do Doutor 

Uma das maiores características da série é o poder de regeneração do protagonista, do qual permite que diferentes atores assumam o papel sem prejudicar o desenrolar da história. 

A transição de clássico para moderno: como a série se adaptou ao longo do tempo

O retorno da série em 2005 marcou uma transformação significativa. Além dos efeitos visuais mais sofisticados, a narrativa tornou-se mais complexa e conseguiu atrair novas gerações. 

Os melhores Doctors

Entre os diversos protagonistas que marcaram a série desde os anos 60, os personagens cativantes dão a vida desta história de ficção que ganha prêmios até hoje. Conheça os doutores icônicos:

David Tennant

O décimo Doutor da série foi protagonizado por David Tennant, que foi considerado um dos melhores da série. Sua interpretação combinou humor, emoção e charme de uma maneira única, o que deixou um legado. Não é à toa que o ator foi convidado para ser o Doutor quatro temporadas depois.

Matt Smith

O 11º Doutor fica com Matt Smith, que protagonizou de maneira juvenil e excêntrica o protagonista. De maneira única, as cenas com os Companions deixaram um legado sólido e o tornaram um dos melhores Doutores da série.

Doctor Who é uma série de ficção científica com amplo espaço no roteiro para abranger o conteúdo e elevar o nome da série televisiva como icônica. Se você está em busca de uma história cativante, aperte o play e confira com a Citou Filmes todos os títulos imperdíveis semelhantes ao Doctor Who.

Doctor Who
Doctor Who

Recomendados