A importância da música para a expressão artística

0

Apesar de fazer parte da vida de quase todas as pessoas, a importância da música é muito subestimada. Alguns acreditam que a música é apenas uma forma de entretenimento e não influencia em mais nada em nossa vida, mas isso não é verdade. 

A importância da música na sociedade vai muito além de gerar entretenimento, ela consegue provocar mudanças reais na sociedade. Neste post, além de conhecer a importância da música, vamos entender o que ela pode nos proporcionar e de que forma ela interfere na sociedade. 

Como funciona a expressão artística?

Podemos definir como expressão artística todo tipo de exploração criativa feita com o intuito de provocar emoções e reações por meio da arte. É correto dizer que o artista busca descrever para as pessoas o que ele sente em seu interior com as ferramentas disponíveis.

como funciona a expressão artística
Fonte/Reprodução: original

Uma expressão artística também pode ser uma recriação da verdade, como um retrato, por exemplo, mas a forma mais popular de expressão artística é a música. Ela pode ser feita com diferentes tipos de instrumentos que emitem diferentes tipos de sons, chamados de notas musicais. 

Para se expressar por meio da música, os artistas desenham uma partitura, que deve ser interpretada em conjunto com os instrumentos. Dessa forma, é possível criar uma melodia que provoca diferentes reações naqueles que a ouvem. 

Qual a importância da música?

A importância da música em nossas vidas é algo inquestionável. Ela consegue trazer uma série de efeitos positivos, como o aumento da concentração ou a prevenção de doenças. Além disso, a importância da música também está ligada a sua capacidade única de provocar emoções e experiências que nenhum outro tipo de arte pode trazer.

A música também é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal. Quando estreitamos a nossa relação com a música, aumentamos a nossa confiança, criatividade e bom comportamento moral. 

O que a música nos proporciona?

A música é capaz de nos proporcionar uma sensação de prazer e conforto, que promove o desenvolvimento do raciocínio. Por isso, a música é muito usada na educação e na prevenção ou tratamento de doenças mentais. 

Sabemos que o cérebro é responsável pelas funções básicas e também pelas mais complexas do corpo. É ele quem recebe as informações dos órgãos sensoriais e as interpreta, enviando os impulsos motores que controlam as atividades vitais. 

Assim, quando a música chega ao nosso cérebro, ela provoca várias reações que promovem alivio das dores, melhora da capacidade cognitiva e nos estimula a praticar atividades físicas. Mas e quanto a importância da música para a sociedade?

Qual é a influência da música na sociedade?

A música está ligada a praticamente todas as áreas da sociedade. Ela pode promover a união e divisão de grupos ou a ascensão e queda de líderes. É muito comum que a música seja utilizada para questionar e expor algumas ações de governantes. Isso influencia a sociedade a apoiar ou não tal pessoa. 

A música também possui uma forte influência na estética. Quando o individuo é um grande admirador de um determinado estilo musical, ele procura se vestir da mesma forma que os artistas que interpretam tal estilo. 

Também podemos destacar a importância da música na sociedade em seu papel de manter tradições. O Brasil, por exemplo, é um país muito rico culturalmente. Alguns povos usam a música para transmitir a sua cultura para outras gerações. 

A música possui um papel importante na vida de cada indivíduo. Podemos notar isso na forma que ela consegue influenciar no comportamento de toda sociedade. Portanto, Escute música sem moderação e aproveite todos os seus benefícios.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy