O Superman é um dos personagens mais relevantes do universo dos super-heróis em quadrinhos, o que se manifesta igualmente nas produções cinematográficas.
Com isso em mente, preparamos uma relação com todos os filmes do herói da DC Comics para que você possa assistir (ou relembrar) nas plataformas de streaming.
O personagem kryptoniano tem uma história extensa no cinema, com filmes que fizeram sucesso de bilheteria e até ganharam o Oscar, mas não é só isso.
Ele também é o protagonista de animações que são tão boas quanto, ou até melhores, do que muitos filmes com atores de super-heróis. Para completar a lista, incluímos todas as aventuras solo do Superman, seja em filmes com atores reais ou em animações, em ordem cronológica de lançamento. Confira abaixo:
Superman: O Filme (1978)
O filme clássico Superman: O Filme foi o primeiro longa-metragem do Homem de Aço. Com a atuação de Christopher Reeve como protagonista, o filme foi dirigido por Richard Donner (diretor de Os Goonies) e o roteiro foi coescrito por Mario Puzo, autor de O Poderoso Chefão.
Com esse time de grandes nomes, o filme se tornou um sucesso marcante que ganhou um Oscar e é considerado um clássico do cinema até hoje.
A versão estendida do filme está disponível no HBO Max, Looke e NetMovies.
Superman II: A Aventura Continua (1980)
Acreditando no sucesso do Superman nos cinemas, a equipe planejou o primeiro filme e sua continuação juntos. A boa recepção do original garantiu a realização do projeto duplo, que se tornou Superman II: A Aventura Continua, onde o Homem de Aço enfrenta General Zod e outros kryptonianos malignos.
No entanto, a relação entre o diretor Richard Donner e os produtores se deteriorou durante a produção do primeiro filme, e Donner foi demitido e substituído por Richard Lester. O corte do diretor, com muitas mudanças em relação à versão original de 1980, só foi lançado em 2006.
A versão do diretor de Superman II está disponível no HBO Max. O corte original não está disponível para streaming, mas pode ser alugado em YouTube, Google Play, Amazon Prime Video e Apple TV+.
Superman III (1983)
Em 1983, Christopher Reeve interpretou novamente o papel do Superman pela terceira vez. O enredo de “Superman III” mostra o herói lutando contra o magnata Ross Webster (Robert Vaughn), que tenta controlar a produção de petróleo e café em todo o mundo, causando desastres.
Este filme é lembrado por ter um tom menos sério do que os anteriores e conta com a participação do comediante Richard Pryor, que é um grande fã da franquia.
Disponível para streaming no HBO Max.
Superman IV: Em Busca da Paz (1987)
O último filme em que Reeve atuou como Superman foi o infame Superman IV: Em Busca da Paz. Nele, o herói precisa enfrentar um plano de Lex Luthor que resulta na criação do Homem-Nuclear, um vilão formado por uma mistura do DNA do Superman com material nuclear.
O filme foi inspirado na preocupação de Christopher Reeve com os perigos do armamento nuclear, mas não teve a mesma qualidade dos anteriores e teve um desempenho ruim nas bilheterias, encerrando a franquia por quase duas décadas.
Disponível para streaming no HBO Max.
Superman: O Retorno (2006)
Quase duas décadas após o lançamento de Superman IV, o Azulão retornou às telonas com o filme Superman: O Retorno.
Os produtores o consideraram uma continuação espiritual dos filmes estrelados por Christopher Reeve e mostrou o Homem de Aço (interpretado por Brandon Routh) enfrentando novamente as tramas de Lex Luthor (vivido por Kevin Spacey). Apesar de não ter sido bem recebido na época, o filme tem sido valorizado pelos fãs nos últimos anos.
Disponível para streaming no HBO Max e NOW.
O Homem de Aço (2013)
Em 2013, o personagem Superman teve uma nova versão no filme O Homem de Aço. O diretor Zack Snyder modernizou a origem do herói, seguindo a abordagem realista de Christopher Nolan nos filmes do Batman. O ator Henry Cavill interpretou o personagem desta vez.
O filme foi o começo do universo compartilhado da DC nos cinemas, que incluiu o Superman em Batman vs. Superman: A Origem da Justiça, nas duas versões de Liga da Justiça e em cenas pós-créditos de Shazam! e Adão Negro.
Disponível para streaming no HBO Max e Amazon Prime Video.
Universo das Animações do Superman
A DC é conhecida por criar excelentes animações e o Superman não é exceção às ótimas produções baseadas nos personagens da editora. Por isso, preparamos uma lista com os filmes animados centrados no herói de Krypton, sem incluir séries animadas ou longas em que ele apenas faz uma participação especial (como é o caso dos filmes da Liga da Justiça ou a dupla Superman/Batman). Veja abaixo:
Superman: Brainiac Ataca (2006)
Brainiac ataca e o Superman contra-ataca (Warner Bros/Divulgação)
Em 2006, a Warner lançou a animação Superman: Brainiac Ataca para coincidir com a estreia de Superman: O Retorno nos cinemas. Baseada no estilo visual da série animada do Superman, a trama retrata a chegada do vilão Brainiac na Terra com o objetivo de conquistar o planeta, um desafio que só o próprio super-herói poderia enfrentar.
Disponível para streaming no HBO Max.
Superman: A Morte do Superman (2007)
Publicada na década de 1990, a história em quadrinhos A Morte do Superman se tornou tão icônica que foi adaptada em duas animações diferentes. A primeira delas foi lançada em 2007 e contou a famosa luta entre o Superman e o vilão Apocalipse, que resultou no evento trágico que dá título à produção.
Disponível para streaming no HBO Max.
Grandes Astros: Superman (2011)
Uma outra história em quadrinhos do Superman que ganhou uma versão animada foi Grandes Astros: Superman. Baseada no famoso quadrinho premiado com o mesmo nome, ela conta os últimos dias do herói de Krypton, que tenta resolver seus problemas finais antes do fim.
Disponível para streaming no HBO Max.
Superman Contra a Elite (2012)
As adaptações de histórias em quadrinhos não cessam! Superman Contra a Elite narra a história de Superman enfrentando a chegada da “Elite”, um grupo de super-heróis violentos que conquista a popularidade da população.
Por não ultrapassar a linha dos assassinatos, Superman é visto como antiquado e precisa lidar com a equipe que não compreende as grandes responsabilidades que vêm com grandes poderes (com o perdão do trocadilho).
Disponível para streaming no HBO Max.
Superman: Sem Limites (2013)
É interessante o caso de uma animação que se baseia em uma revista em quadrinhos, mas recebe um título diferente. O filme Superman: Sem Limites utiliza a história do vilão Brainiac, adaptada da HQ Superman: Brainiac, para introduzir novos personagens e elementos da mitologia do Superman, como a Supergirl.
Disponível para streaming no HBO Max.
A Morte do Superman (2018)
A morte não deixa o Superman em paz. Mais de uma década após falecer nas animações (e alguns anos após bater as botas em live-action, em Batman vs. Superman), o kryptoniano voltou a encarar o ceifador de frente em A Morte do Superman.
Lançada em 2018, a nova versão é mais fiel ao quadrinho original, especialmente por deixar ganchos para a mesma continuação que a saga teve nas HQs.
Disponível para streaming no HBO Max.
Reino do Superman (2019)
Durante o curto tempo em que o Superman esteve morto, outros personagens assumiram seu lugar, como o Superciborgue, o Superboy, o Aço e o Erradicador, cada um deles carregando o legado do herói de maneiras distintas. O retorno de Kal-El e a história da origem desses heróis são o tema central do Reino do Superman, que é uma continuação direta de A Morte do Superman (2018).
Disponível para streaming no HBO Max.
Superman: Entre a Foice e o Martelo (2020)
A DC é famosa por contar histórias em vários mundos do seu multiverso. Uma das mais conhecidas é Superman: Entre a Foice e o Martelo, que imagina como seria se o herói tivesse caído na União Soviética em vez dos Estados Unidos.
Essa história foi adaptada em uma animação que realizou o sonho dos fãs, mas recebeu críticas por ter feito algumas mudanças em relação ao material original.
Disponível para streaming no HBO Max.
Superman: O Homem do Amanhã (2020)
O filme Superman: O Homem do Amanhã inaugurou um novo universo compartilhado de animações da DC, apresentando um visual atualizado e recontando a origem do herói com todos os elementos clássicos de sua mitologia, incluindo aliados, inimigos e a inclusão do anti-herói Lobo, que possui uma rivalidade histórica com o Superman.
Disponível para streaming no HBO Max.
Basicamente, se for fã do DCU, assine a HBO Max que lá tem tudo o que já foi lançado.
Uma resposta