Batman: Cruzado Encapuzado é nostálgico, mas não cativa | Crítica

Sumário

Utilizando uma nova perspectiva para contar o início da carreira do herói, Batman: Cruzado Encapuzado tem como principal premissa reinventar diferentes elementos na história do Homem Morcego. Com grandes nomes em sua produção, como Matt Reeves, Bruce Timm e J.J. Abrams, é possível notar que ainda há o que explorar com o personagem.

Com elementos investigativos e noir, enquanto a animação procura embarcar no sucesso de X-Men’97 e ser nostálgica com os seus traços e elementos ao longo da temporada, erra com o ritmo no qual se conta a história, o que dificulta ao cativar o telespectador.

Considerações gerais de Batman: Cruzado Encapuzado

Batman: Cruzado Encapuzado nos traz uma nova abordagem do Homem-Morcego, baseado nos clássicos traços de Bruce Timm – responsável pela série animada de 1992. Na nova animação, acompanhamos uma Gotham mais sombria e violenta, com aspectos noir e o vigilante em seu primeiro ano de atuação. 

Por mais inovador que tente ser – ao mesmo tempo que é nostálgico -, o foco maior da animação está em construir todo o ecossistema do herói. Ou seja, aqui, observamos um maior desenvolvimento de Gotham e de todo o seu cenário caótico, em conjunto com a galeria de vilões do vigilante. 

Batman: Cruzado Encapuzado é nostálgico, mas não cativa | Crítica - agosto 5, 2024 1
Fonte/Reprodução: Original.

Isso é bom, por um lado, uma vez que inova a narrativa e observamos um Batman sem qualquer tipo de tecnologia e com foco em seu lado investigativo. Por outro, se perde e tornar a maratona um tanto quanto cansativa.

Pontos positivos

A reinvenção de Gotham e do Homem-Morcego é o ponto-chave da animação. Em Batman: Cruzado Encapuzado, temos uma Gotham clássica, totalmente sombria e que serve de cenário perfeito para o desenvolvimento de novos vilões. Ainda, os traços de animação nostálgicos ainda são bem-vindos e garantem o sentimento de quem cresceu com as séries animadas de Bruce Timm.

Pontos negativos

Batman: Cruzado Encapuzado cai em sua própria narrativa. Não só se torna tedioso esse foco em excesso na cidade e nos vilões como, também, o formato dos episódios não agrada. A animação é executada de forma que cada episódio tenha um caso diferente para ser resolvido, e não há uma linearidade na trama – ou seja, o telespectador não se torna cativado pela mesma. 

Vale a pena assistir Batman: Cruzado Encapuzado?

De qualquer forma, Batman: Cruzado Encapuzado é uma animação divertida para os fãs do Homem-Morcego. Com nomes de peso, a nova roupagem traz ótimos elementos que ainda podem ser explorados nas futuras produções do herói. Agora, é esperar que a segunda temporada nos traga mais linearidade em sua trama e histórias inéditas.

Onde assistir Batman: Cruzado Encapuzado

Os 10 episódios da primeira temporada de Batman: Cruzado Encapuzado já estão disponíveis no Prime Video.

Nota: 3/5

Leia mais

Posts Relacionados