como ocorrem os abusos contra mulheres na indústria do cinema

Como ocorrem os Abusos contra mulheres na indústria do cinema?

Sumário

Ocorrem abusos contra mulheres na indústria do cinema com mais frequência do que se imagina. Diariamente atrizes, produtoras e outras profissionais sofrem diversos tipos de violência em seus locais de trabalho e em muitos casos esse tipo de crime não é punido. 

Ao redor do mundo, a indústria de entretenimento aparenta ser apenas glamour, no entanto, para mulheres esse contexto é historicamente marcado por situações que ninguém deveria vivenciar.

Neste conteúdo você vai ver como acontecem abusos contra mulheres na indústria do cinema, quais são os casos mais famosos, quais mulheres denunciaram abusos nesse contexto e muito mais, acompanhe!

Como acontece os abusos contra mulheres na indústria do cinema?

Abusos contra mulheres na indústria do cinema podem acontecer de diversas maneiras. Eles podem se manifestar com gestos, palavras e até atos de natureza sexual impostos de diferentes maneiras.

Normalmente, predadores sexuais utilizam do poder que têm para assediar e abusar de mulheres. Assim, tanto casos de assédio quanto os casos de abuso sexual são denunciados com frequência, ainda que se estime que o percentual das denúncias não demonstra a quantidade real de situações deste tipo vivenciadas pelas mulheres cotidianamente.

como acontece os abusos contra mulheres na industria do cinema
Fonte/Reprodução: original.

Podemos usar como exemplo o caso do produtor de cinema Harvey Weinstein, co-fundador da empresa Miramax, que é bastante conhecida ao redor do mundo. 

Harvey Weinstein atualmente é conhecido como um abusador sexual condenado. Ele se aproveitava de mulheres que sonhavam em ingressar na indústria do cinema, e abusava delas em quartos de hotel.

Quais os casos mais famosos de abusos contra mulheres na indústria do cinema?

Frequentemente casos de abusos contra mulheres na indústria do cinema são denunciados e repercutem bastante em canais de comunicação. Confira abaixo alguns dos mais famosos:

Armie Hammer

Um dos casos mais chocantes de predadores sexuais ligados à indústria do cinema envolve o ator Armie Hammer. 

Esse caso não envolve apenas abuso como também suposto canibalismo. Em 2021, algumas mensagens dele trocadas com uma mulher choraram o mundo, visto que o ator expôs seus fetiches bizarros, inclusive relacionados ao consumo da carne humana.

Com isso, diversos relatos começaram a surgir afirmando que Hammer é um verdadeiro predador violento. Além de ser um terrível abusador, tem tendências canibais. Embora nada tenha sido comprovado, e hajam apenas as acusações e registros de mensagens das vítimas de abusos psicológicos e físicos, esse é um dos maiores casos recentes de abusos contra mulheres na indústria do cinema.

Bryan Singer

O cineasta Bryan Singer foi acusado de abuso sexual por cinco pessoas, das quais, grande parte eram menores de idade na época do ocorrido. Esses atores aconteceram o diretor em local de trabalho, onde as práticas abusivas foram realizadas. Atualmente Singer está fora de produções de cinema.

Quais as mulheres que denunciaram abusos na indústria do cinema?

Casos de abusos contra mulheres na indústria do cinema já foram denunciados por atrizes, modelos e funcionárias de outras patentes, implicando na prisão dos criminosos. Essas mulheres incluem:

Gwyneth Paltrow

A atriz declarou que após ter sido escalada para um papel importante no ano de 1996, foi convidada por Harvey Weinstein a comparecer em um quarto de hotel e afirmou ter sido apalpada por ele, ficando totalmente sem reação.

Heather Graham

A atriz Heather Graham também foi vítima de assédio sexual, quando o produtor Harvey Winstein disse que eles poderiam ter relações sexuais que sua esposa não se importaria. Abalada, ela disse que não imaginava que para conseguir um papel teria que se deitar com ele.

Angelina Jolie

A prestigiada atriz e diretora de cinema Angelina Jolie contou um infortúnio que passou ao desviar das investidas de Harvey. Ela disse que por isso resolveu não trabalhar mais com ele e alertava outras mulheres que também trabalhavam com o produtor.

Jang Ja Yeon

Em 2009, a atriz sul-coreana Jang Ja Yeon cometeu suicídio, e deixou uma carta de 7 páginas relatando que era obrigada a fazer favores sexuais com diversos homens importantes da indústria de entretenimento do país para manter sua carreira.

Ela também expôs nomes de 30 figuras importantes, que nunca foram revelados. Seu caso voltou à tona em 2019, no entanto, nada foi resolvido.

Quais foram as consequências das denúncias que as mulheres sofreram?

No geral, casos de abusos contra mulheres na indústria do cinema e em outros âmbitos de trabalho implicam em quadros de depressão, ansiedade, síndrome do pânico e pode fazer com que elas desistam das carreiras, ou até tentem tirar a própria vida.

quais foram as consequencias das denuncias que as mulheres sofreram
Fonte/Reprodução: original.

Em alguns países, as leis que envolvem predadores sexuais são consideradas fracas, fazendo com que as vítimas não tenham a justiça que merecem. Por isso, mulheres ativistas têm se mobilizado para que criminosos sexuais sejam penalizados como devido.

Abusos contra mulheres na indústria do cinema é um fato frequente que choca as pessoas sempre que divulgado. No entanto, mesmo que em passos curtos, as mulheres estão conseguindo ser ouvidas e conquistando seu espaço, o desestabiliza a ação desses predadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados