The Last of Us Max estreou no ano de 2023 no serviço de streaming, e se tornou uma grande febre entre os fãs de games e séries. A HBO pegou o universo sombrio e brutal e adaptou com maestria para a TV, com seus personagens e trama cativante, infectados aterrorizantes e muitos momentos de tensão e emoção.
Com a segunda temporada da série prestes a estrear, a Citou Filmes aborda tudo sobre The Last of Us Max; desde o seu enredo, diferenças entre o jogo e a série e o que podemos esperar nesta nova temporada que está por vir.
Enredo e ambientação de The Last of Us
O enredo de The Last of Us Max segue o mesmo do game: em um mundo pós-apocalíptico causado por um fungo, acompanhamos Joel, um homem traumatizado por seu passado que é contratado para proteger e levar até uma instalação médica uma garota chamada Ellie, que pode ser a chave para encontrar uma cura para a humanidade.
A ambientação é impressionante. O mundo de Last of Us Max consegue ser sombrio e decadente, mas ao mesmo tempo cheio de beleza em seus detalhes. Os personagens passam por cidades abandonadas, com prédios caídos e cobertos por vegetação, mostrando que a natureza retomou seu lugar, algo que entra em contraste com os campos de quarentena e comunidades feitas por sobreviventes.
Personagens principais e elenco
A série é protagonizada por Pedro Pascal como Joel e Bella Ramsey no papel de Ellie. A dupla é a principal força emocional de The Last of Us, com Pascal entregando uma interpretação que consegue ser intensa e sutil, de acordo com as nuances do personagem. Já Bella Ramsey é uma Ellie bastante cativante, vulnerável em alguns momentos, mas forte ao mesmo tempo. O elenco também é composto pelos seguintes nomes:
- Anna Torv – Tess;
- Gabriel Luna – Tommy Miller;
- Merle Dandridge – Marlene;
- Nico Parker – Sarah Miller;
- Nick Offerman – Bill;
- Murray Bartlett – Frank;
- Storm Reid – Riley Abel;
- Scott Shepherd – David.
Este elenco de peso combinados com o roteiro entregaram ao espectador grandes momentos emocionais e de tensão ao longo da série. Inclusive, os atores Troy Baker e Ashley Johnson, o Joel e Ellie do game, possuem uma pequena participação especial na adaptação.
Diferenças entre o jogo e a adaptação da HBO Max
Apesar de se manter bastante fiel à obra original, principalmente em seu enredo, The Last of Us Max possui algumas mudanças e adições, ao ser comparada com o game da Naughty Dog. Abaixo, abordamos algumas das mudanças e coisas novas que a série trouxe.
- Ritmo narrativo: A ação está bem mais presente no ritmo do jogo, enquanto a série possui um maior foco no drama e desenvolvimento dos personagens. Algo que serviu para desenvolver figuras que não tiveram tanto destaque na obra original;
- Bill e Frank: Enquanto Bill aparece brevemente para ajudar a dupla de protagonistas e Frank já está morto. Os dois possuem um episódio inteiro focado no relacionamento dos dois, o que é apenas sugerido no jogo. O episódio focado em Bill e Frank é o momento mais emocional da primeira temporada, e entregou um desfecho diferente do jogo para o casal;
- Origem da infecção: O início do surto é um mistério no jogo, mas logo no início da série temos um flashback de uma entrevista de como uma mutação causada pelo aquecimento global no Cordyceps poderia ser o fim da humanidade. A série faz a ligação do fungo a alimentos contaminados para explicar o rápido alastramento;
- Imunidade de Ellie: Diferente do jogo, a série explora mais por que Ellie é imune ao fungo, com a adição da cena de flashback do nascimento da personagem.
Estes são os principais pontos que diferenciam The Last of Us Max do conteúdo original do game. Outros pequenos detalhes também foram alterados, como alguns diálogos, cenas, e uma presença menor de confronto com infectados – apesar de normais no jogo, estes momentos não fariam sentido na série e em seu ritmo narrativo.
Recepção da crítica e prêmios
The Last of Us se tornou um grande sucesso e u um marco na história da TV contemporânea. A primeira temporada possui 94% de aprovação da crítica especializada no Rotten Tomatoes e a nota 8,7 no IMDb. Ela foi indicada para inúmeras premiações importantes – entre elas o Emmy, com mais de 20 indicações e venceu nas seguintes categorias:
- Melhor maquiagem em série de drama;
- Melhores efeitos visuais em série de drama;
- Melhor Mixagem de som.
A série também venceu o Critics Choice Awards na categoria de Melhor série de drama; e Pedro Pascal e Bella Ramsey receberam diversas indicações pelas atuações como Joel e Ellie. The Last of Us foi bastante reconhecida pelo episódio de Bill e Frank, o que rendeu para ela o prêmio de Melhor representação LGBTQ+ em séries de drama na premiação do GLAAD Media Awards.
Segunda temporada: o que esperar
A segunda temporada de The Last of Us está em sua contagem regressiva, com a sua estreia marcada para o dia 13 de abril às 23 horas. Podemos esperar algumas coisas para a nova temporada:
- A série terá um time skip de cinco anos e adaptar os eventos de The Last of Us: Parte 2;
- A introdução de novos personagens como Abby e Dina que já estão confirmadas na série;
- O destino brutal de Joel e a jornada de vingança de Ellie.
Apesar de podermos imaginar o que pode acontecer nesta temporada, utilizando o segundo jogo como base, não sabemos se irão adaptá-lo fielmente; pois antes da estreia da segunda temporada a HBO já renovou a série para uma terceira, o que deixa em aberto o que irá acontecer nos próximos eventos do programa.
Como assistir The Last of Us na HBO Max
Para assistir a Last of Us Max é necessário realizar a assinatura do serviço através do site da HBO Max ou diretamente do app, que possui compatibilidade com Smart TVs, celulares, tablets e consoles como PS5 e Xbox. A primeira temporada completa da série está disponível sob demanda e com seus episódios dublados e legendados em português, para você escolher de acordo com sua preferência.
Conclusão
The Last of Us Max não é apenas uma adaptação de jogo, mas um grande marco da história da TV com sua narrativa intensa e emocional, que conseguiu não só conquistar os fãs do material original, mas quem conheceu a história de Joel e Ellie através da série. Sua produção caprichada e o elenco de peso foram o caminho para conquistar o público, e com o hype da segunda temporada que estreia hoje, a tendência do sucesso é aumentar.