O Senhor dos Anéis”, a icônica obra literária de J.R.R. Tolkien, transcendeu o status de uma simples série de livres e se tornou uma das sagas mais influentes e importantes da cultura pop até hoje! Um ótimo exemplo é o lendário jogo de RPG “Dungeons & Dragons”, que nasceu a partir disso.
A trilogia se passa na Terra Média, um mundo repleto de magia e criaturas fantásticas que cativa não só os nerds de carteirinha até os novatos no ramo. Conheça algumas curiosidades e fatos inusitados por trás da criação da franquia “O Senhor dos Anéis” nos cinemas!
Toda a trilogia foi gravada na Nova Zelândia
Você sabia que os três filmes da saga “O Senhor dos Anéis” foram gravados na Nova Zelândia? Pois é, a variedade de paisagens e ambientes únicos do país proporcionou o cenário perfeito para recriar os diversos locais descritos nos livros de Tolkien.
Além de uma paisagem incrível, a infraestrutura cinematográfica da Nova Zelândia usada durante a produção dos filmes ajudou a estabelecer o país como um importante centro de produção de cinema, atraindo uma legião de turistas e fãs de todo o mundo para visitar os locais de filmagem. Em outras palavras, as gravações de “O Senhor dos Anéis” teve um impacto duradouro na economia e na cultura do país.
Ian Mckellen, o Gandalf, levou itens da saga para a casa
Dá para ver que o lendário mago leva bem a sério o conceito de “lembrancinha”. Ian Mckellen, o nosso eterno Gandalf, resolveu guardar alguns itens importantes de seu amado personagem para sua casa. Ele esperou até o fim das gravações de toda a saga para adicionar esses objetos à sua coleção.
Após terminar a gravação de suas cenas, Mckellen guardou o chapéu e o cajado originais do personagem como lembrança dos ótimos momentos que passou enquanto interpretava o sábio mago cinzento.
A trilogia foi gravada em 1 ano
Ao contrário do que pode se pensar, a trilogia “Senhor dos Anéis” foi filmada em um período de tempo relativamente curto, visto a duração imensa de cada um dos filmes e suas versões do diretor, com mais horas de cenas inéditas.
A gravação em um período concentrado ajudou a minimizar os custos de produção e a otimizar toda a logística complicada de um produção desse tamanho imenso. Isso também permitiu que os filmes fossem lançados em um intervalo de tempo relativamente curto e mantendo o ritmo intenso de trabalho de todo mundo que estava envolvido no projeto.
Viggo Mortensen aprendeu élfico para os filmes
Além de treinar as habilidades de manejar a espada e montar um cavalo como um verdadeiro guerreiro, o ator que deu vida a Aragorn – o herdeiro de Isildur -, mergulhou no estudo das línguas élficas criadas por Tolkien para dar uma camada de autenticidade à sua atuação.
Esse comprometimento com os detalhes linguísticos não só enriqueceu a performance de Viggo, mas também seu profundo respeito pela obra e seu desejo de estar completamente imerso no mundo da Terra Média.
A trilogia recebeu cerca de 17 premiações
Não deve ser nenhuma surpresa que uma obra absurdamente épica como “O Senhor dos Anéis” receber o reconhecimento adequado por parte da academia e Hollywood em geral. Ao todo, a saga conquistou 17 prêmios, sendo considerada uma das franquias mais premiadas que existem na história no cinema.
Além de oscar em várias categorias, a trilogia também recebeu outras importantes, como o BAFTA Awards, o Globo de Ouro, o Critics’ Choice Movie Awards e o Screen Actors Guild Awards, entre outros.
Se você quer mais conteúdo de cinema e da cultura pop em geral, acesse nosso site Citou Filmes e confira mais textos como esse! Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades!