Denzel Washington

Denzel Washington: carreira, legado e filmes icônicos

Sumário

Denzel Washington é um dos maiores e mais respeitados atores da atualidade, além de ser um dos atores vivos com mais indicações ao Oscar e dezenas de sucessos de bilheteria empilhados em sua carreira.

Denzel é considerado um dos maiores atores de sua geração e colaborou ao longo de sua carreira frequentemente com Antoine Fuqua, Tony Scott, Ridley Scott e Spike Lee, Spike que o considera “talvez o melhor ator do planeta”. 

Quem é Denzel Washington?

Denzel Hayes Washington Jr., mais conhecido como Denzel Washington, é um ator, diretor e produtor norte-americano famoso por suas atuações em diversos filmes de drama, suspense, ação, entre outros gêneros. 

Nascido em 28 de dezembro de 1954 em Mount Vernon, Nova York, Denzel formou-se logo em Teatro pela Fordham University e, desde essa época, conseguiu papéis de destaque em pequenas peças teatrais. Logo após se formar, ele estrelou em um filme para a TV chamado Wilma e, em 1981, conseguiu seu primeiro papel em Hollywood na comédia Carbon Copy.

Apesar de conseguir papéis em pequenas produções, ele iniciou de fato sua ascensão entre 1982 e 1986 com o drama hospitalar da NBC St. Elsewhere, a série foi cultuada como uma das melhores de sua época e concorreu a diversos prêmios Emmy. Com o sucesso na TV, não tardou para Denzel ser reconhecido no cinema e ser indicado ao Oscar ainda nos anos 80 por Um Grito de Liberdade (1987) e o vencendo por Tempo de Glória (1989).

A versatilidade de Denzel: de herói a vilão

Uma das maiores qualidades de Denzel é sua versatilidade, por interpretar tanto heróis quanto vilões icônicos do cinema. Ao longo de sua carreira, Denzel interpretou poucos vilões e mesmo assim foram personagens que cravaram sua marca na história do cinema, como em Dia de Treinamento (2001) em que interpreta o policial corrupto Alonzo Harris, papel que deu o segundo Oscar para o ator.

Outros grandes vilões interpretados por Denzel foram Macbeth na adaptação de Shakespeare por Joel Coen, A Tragédia de Macbeth (2021); o mafioso Frank Lucas em Gângster Americano (2007); e também, mais recentemente, Macrinus em Gladiador II (2024).

Já os seus papéis de “mocinho” são muitos, em dramas ele encarnou o ativista afro-americano que dá o nome ao título de Malcolm X (1992), de Spike Lee, bem como o professor e treinador da equipe de debates de uma escola em O Grande Desafio (2007), filme que ele mesmo dirigiu.

Além dos dramas, Denzel Washington fez sucesso entre as décadas de 2000 e 2010 por seus blockbusters, onde interpretou o detetive Frazier em O Plano Perfeito (2007), o caçador de recompensas e líder do bando de Sete Homens e Um Destino (2016) e principalmente pelo seu papel do agente aposentado Robert McCall na trilogia O Protetor.

Filmes icônicos de Denzel Washington

Denzel já apareceu em mais de 50 filmes, com algumas dezenas dessas sendo realmente marcantes. Alguns de seus maiores sucessos ou melhores atuações estão nessas icônicas produções:

Tempo de Glória (1989)

Tempo de Glória (1989) é um épico histórico de guerra sobre um dos primeiros esquadrões afro-americanos durante a Guerra Civil Americana. Denzel interpretou o recruta Trip no filme e, pelo papel, conquistou seu primeiro Oscar de melhor ator coadjuvante.

Dia de Treinamento (2001)

Para muitos, a maior atuação da vida de Denzel Washington é a do corrupto policial Alonzo Harris em Dia de Treinamento (2001). O filme conta a história de um jovem policial, Jake Hoyt (Ethan Hawke), em seu primeiro dia nas ruas com o seu mentor, o experiente detetive Alonzo (Washington). 

O Livro de Eli (2010)

No pós-apocalíptico O Livro de Eli (2010), Denzel faz o papel de Eli, um andarilho cego que deve proteger um poderoso livro que carrega. O filme de ação foi um moderado sucesso de bilheterias na época, mas alcançou um grande sucesso após seu lançamento para DVD e suas exibições na TV e streaming.

Fences (2016)

Fences ou Um Limite Entre Nós (2016) é um filme dirigido e protagonizado por Denzel Washington sobre jogador de beisebol aposentado que sonhava se tornar uma grande estrela e sobre o relacionamento conturbado dele com sua esposa e filho. Esse filme garantiu a Denzel a posição de primeiro homem negro a concorrer a Melhor Filme e Melhor Ator em uma mesma edição do Oscar.

Denzel é um dos apenas 5 vencedores negros do prêmio de Melhor Ator no Oscar e também aquele com mais indicações à premiação, conquistou uma filmografia com sucessos que a maioria dos atores apenas sonha em ter e é sempre elogiado pela sua presença em cena, por seus diretores e colegas. Ao longo da carreira, Denzel se provou como um dos maiores ícones do cinema, e segue assim com ainda mais filmes em produção.

Posts Relacionados