famosas que já relataram ter sofrido violência doméstica

Famosas que já relataram ter sofrido violência doméstica

Sumário

Algumas mulheres famosas já relataram ser alvo de violência doméstica, mostrando que essa infeliz estatísticas não respeita recortes de classe e, embora sejam mais prevalentes entre pessoas vulneráveis socialmente, podem atingir quem tem recursos e reconhecimento (inter)nacional. 

A taxa de violência contra mulheres aumenta cada vez mais e, segundo pesquisa da Rede de Observatórios da segurança, mulheres têm sofrido violência doméstica a cada quatro horas no Brasil. No resto do mundo a situação não é tão diferente, já que a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que uma em cada três mulheres é vítima de violência.

Neste artigo você vai ver quais famosas já relataram ter sofrido violência doméstica, como ela ocorreu, como a denúncia de famosas influenciam outras mulheres a denunciar e muito mais. Vamos lá!

O que é a violência doméstica e como ocorre?

No geral, a violência doméstica é um tipo de comportamento criminoso que ocorre no âmbito familiar e vitimiza principalmente mulheres, crianças e idosos. Conforme a Lei Maria da Penha, consolidada em 7 de agosto de 2006 sob número 11.340, existem cinco formas de violência familiar ou doméstica.

o que e a violencia domestica e como ocorre
Fonte/Reprodução: original.

Assim, esse ato pode ocorrer não apenas com o ataque físico, mas também com abuso sexual e agressões ao psicológico da vítima, aos seus bens e patrimônio ou mesmo a sua moral. No entanto, é a violência familiar e doméstica é normalmente associada apenas aos abusos físicos, o que leva muitas mulheres a não perceberem que são vítimas.

Quais famosas relataram que sofreram violência doméstica?

Quem pensa que a violência contra mulher atinge apenas anônimas está totalmente enganado. Mulheres famosas também passam por este tipo de situação e você vai conhecer algumas delas, que falaram sobre a situação vivida:

1- Palmirinha Onofre

Palmirinha já relatou que sofreu violência doméstica por muitos anos, no entanto, ela achava que precisava suportar, pois, segundo ela, uma separação poderia prejudicar as suas filhas. Ela se separou aos 45 anos, quando sua segunda filha havia se casado.

2- Rihanna

O caso de violência doméstica sofrido pela cantora e empresária Rihanna é um dos mais famosos já relatados. Em 2009 ela foi agredida por Chris Brown que na época era seu namorado.

3- Luana Piovani

Luana Piovani também sofreu violência de Dado Dolabella em 2008. Ela não foi a única vítima naquele dia, como também a camareira de 65 anos teve ferimentos mais graves ocasionados pelo ator.

4- Gretchen

A cantora Gretchen relatou que seu terceiro marido a agredia todos os dias por qualquer motivo. Ela ainda afirmou que ele não tinha problema algum com bebida, mas sim, era um psicopata. 

5- Whitney Houston

Whitney Houston também já foi a público relatar que sofreu de violência doméstica praticada pelo seu ex marido Bobby Brown, que esteve casado por 15 anos com ela. Segundo a cantora, ele não apenas era agressivo com ela, mas também com a sua filha.

6- Elza Soares

A cantora que marcou a história da música, considerada “a voz do milênio”, foi mais uma vítima dessa realidade trágica. Casada com o jogador de futebol Garrincha, que tinha problemas com alcoolismo, Elza Soares sofreu diversas agressões ao longo dos 17 anos em que permaneceram juntos.

Porém, nos últimos anos de sua carreira, a música “Maria da Vila Matilde” lançada em sua voz tornou a cantora um, bem como sua canção, um símbolo do combate à violência praticada contra as mulheres em seus âmbitos domésticos.

Qual o impacto da denúncia de mulheres famosas contra a violência doméstica?

As famosas podem influenciar outras mulheres em relação a comportamento, moda e diversos outros fatores, como vemos constantemente na mídia. Então, quando uma mulher faz uma denúncia de uma violência sofrida, ela encoraja outras a fazerem o mesmo e se libertarem do ciclo opressor. 

Muitas mulheres famosas se envolvem em campanhas de combate a violência contra a mulher e isso tem um efeito positivo, pois implica no aumento de denúncias. Além disso, muitas mulheres não sabem com quais órgãos públicos elas podem contar nesses casos, então é muito importante sempre haver esse tipo de conscientização.

Qual o papel da Lei Maria da Penha no combate contra a violência doméstica?

A Lei Maria da Penha tem um papel fundamental no combate a violência doméstica. Com a lei, esse crime passou a ser visto com mais seriedade, e foi organizado o passo a passo de medidas protetivas que visam garantir que a vítima fique segura.

Ela garante que qualquer caso de violência doméstica e intrafamiliar sejam tratados como crime. Além disso, a lei também oferece total assistência para mulheres nessas situações dando todo suporte que elas precisam.

Como realizar denúncia contra a violência doméstica?

Para realizar a denúncia, basta entrar em contato através dos canais de atendimento. O número principal da Central de Atendimento à Mulher é 180. Através dele é possível fazer as denúncias que serão encaminhadas para órgãos competentes.

Canais de denúncia

Atualmente é possível contar com vários canais de atendimento, e a denúncia pode ser feita pela vítima ou por testemunhas do crime. Confira abaixo os canais de denúncias:

  • Central de atendimento à mulher: 180;
  • Aplicativo Direitos Humanos Brasil;
  • A página da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos;
  • Polícia Civil: 190.

Você acabou de ver quais foram as famosas que já relataram violência doméstica e qual a importância da denúncia. Não se esqueça de memorizar os canais de atendimento e lembre que pode fazer denúncias caso alguém próximo a você esteja sofrendo violência doméstica. Não assista calado a esse comportamento que pode terminar em óbito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados