Filmes de Ficção Científica: 20 Principais clássicos do gênero e novos lançamentos

É inegável que os filmes de ficção científica são um dos que mais ocupam listas e listas de sucessos do cinema. Não é de se surpreender que ficção científica seja um dos gêneros mais aclamados através de séries e filmes.

Nesse artigo falaremos sobre o que é ficção científica e te indicarei os 20 melhores filmes de ficção científica para viciarem nesse mundo de aventuras. Para mais artigos do tipo, continue na Citou Filmes.

Melhores filmes de ficção científica (Top 20 clássicos)

Verifique a seguir o top 20 filmes de ficção científica para assistir:

1. E.T

Um clássico do cinema, E.T foi lançado em 1982 e se tornou uma das maiores obras de Steven Spielberg, que conta a história de Eliott (Henry Thomas), um garotinho que encontra um alienígena perdido na Terra e o protege do governo americano.

2. Matrix

Matrix é outro clássico entre diversos outros clássicos dessa lista e que segue sendo um sucesso entre o público até hoje, Matrix conta a história de Thomas (Keanu Reeves), que se vê atormentado por pesadelos onde é conectado a uma máquina, até que descobre que vive em uma Matrix e que tudo o que conhece é na verdade uma ilusão criada por uma inteligência artificial que usa seres humanos para produzir energia.

3. De Volta Para o Futuro

O roteiro recusado pelos estúdios por mais de 40 vezes é hoje um dos maiores que temos no gênero. Após um dos experimentos do cientista Doc Brown (Christopher Lloyd) ser mal sucedido, Marty McFly (Michael J.Fox) se vê em 1955, anos antes do seu nascimento.

A história se desenvolve por meio de uma aventura divertida, na qual Marty, que passa por experiências que podem vir a afetar a sua linha do tempo, se vê em busca de garantir que os seus pais se apaixonem e o seu nascimento siga sendo um ponto fixo no tempo.

4. Star Wars

Star Wars é, sem dúvida nenhuma, uma das maiores franquias do cinema, um dos filmes mais revolucionários em termos de tecnologia, cinema e do gênero de ficção. O primeiro filme conta com Luke (Mark Hamill), que após encontrar uma mensagem da princesa Leia (Carrie Fisher), se junta a Han Solo (Harrison Ford) e os Cavaleiros Jedi em meio a uma guerra intergaláctica.

5. Viagem ao Centro da Terra

O primeiro filme a ser filmado inteiramente em digital 3D (com pessoas reais) é uma adaptação moderna do livro de Júlio Verne do mesmo nome. 

Um geólogo (Brendan Fraser) encontra anotações entre as coisas do seu irmão desaparecido que o leva a crer que está conectado com a sua pesquisa e com as histórias de Verne, a partir disso uma aventura ao lado de seu sobrinho (Josh Hutcherson) e sua guia (Anita Briem) os leva ao centro da Terra.

6. Avatar

O filme movimentou o mundo, a tecnologia e o cinema; Avatar marcou uma geração por impressionar em avanços tecnológicos nunca vistos em sua época.

Acompanhamos Jake Sully (Sam Worthington), um ex-fuzileiro naval que participa de um programa chamado Avatar, cujo os humanos desenvolveram um corpo híbrido na’vi para se infiltrar entre a tribo e roubar seus recursos. Tudo começa a mudar quando Jake se apaixona por Neytiri (Zoë Saldaña), se volta contra os militares e, consequentemente, contra a humanidade.

7. Maze Runner

Thomas (Dylan O’Brien) acorda em meio a um labirinto, ao lado de vários outros garotos, completamente sem memória e confuso de como foi parar ali, um lugar onde criaturas selvagens impedem qualquer tipo de saída. Mas o problema começa com a chegada da primeira menina, Teresa (Kaya Scodelario), algo que nunca aconteceu antes. Os filmes são baseados nos livros homônimos de James Dashner. 

8. MIB: Homens de Preto

Imagine que há uma agência super secreta de agentes que mantém em segredo da humanidade a existência de alienígenas! Essa é a premissa de uma das franquias mais populares do cinema, repleta de diversão e dois protagonistas que com certeza você conhece: Will Smith e Tommy Lee Jones.

Aqui eles enfrentam uma ameaça intergaláctica que pode vir a destruir a Terra, ao mesmo tempo que precisam esconder esse segredo de todo o mundo.

9. Jogos Vorazes

Baseado na saga do mesmo nome da autora Suzanne Collins, Jogos Vorazes se passa em um futuro distópico, repleto de críticas sociais e inteligentes. 

No primeiro filme vemos a colheita, o momento da seleção dos próximos tributos para participar de um programa de tv onde apenas um pode sobreviver, e na qual Katniss (Jennifer Lawrence) se voluntaria para ir no lugar de sua irmã mais nova.

10. Mad Max

Em um mundo pós apocalíptico, pessoas lutam por sobrevivência através de uma estrada que retrata pobreza, fome e violência. Um dos principais é Max, um ex-policial rodoviário que busca vingança em nome da sua família. É um filme épico, que envolve política, luta por sobrevivência e muita ação. A franquia foi muito bem recebida, com um total de 5 filmes, onde o primeiro foi lançado em 1979.

O filme de 2015 não necessita ver os clássicos, mas o reboot é considerado uma sequência da saga clássica se encaixando cronologicamente em toda a linha temporal da história, mas o personagem Max, que anteriormente foi vivido por Mel Gibson, passa a ser interpretado por Tom Hardy.  

11. Skyline

No primeiro filme da trilogia temos Jarrod (Eric Balfour) e seus amigos que buscam sobreviver através de abduções aterrorizantes, uma ameaça a extinção humana que está acontecendo em massa em todo o planeta.

12. Star Trek

Uma franquia avançada para o seu tempo, trazendo não apenas tecnologias inspiradoras, como também críticas sociais. Aqui temos um futuro utópico, onde através da Enterprise, viajamos junto aos personagens ao decorrer de aventuras em busca de novos planetas e conhecimentos. O melhor é que, com Star Trek, viajamos através de 27 obras audiovisuais, de 1966 até os dias atuais.

13. Planeta dos Macacos

Esse é um caso curioso, pois Planeta dos Macacos se tornou um clássico através de ambas as versões da sua história. Os filmes que se iniciaram em 1968 são sobre astronautas que viajam no tempo para o passado, mas ao alterar a linha temporal, faz com que no futuro os macacos estejam dominando o planeta enquanto escravizam a humanidade que é muda.

Já o Planeta dos Macacos de A Origem, em 2011, conta a história de César (Andy Serkis), uma cobaia de laboratório que através dos testes se torna super inteligente, e que, através de preconceitos, obstáculos e reflexões, vemos César aos poucos se tornar o futuro líder de uma rebelião simia contra a humanidade.

Essa é com certeza uma das melhores e mais dinâmicas franquias de ficção científica!

14. Exterminador do Futuro

Sarah Connor (Linda Hamilton) passa a ser alvo direto da Skynet, uma inteligência artificial maligna, ao ser a mãe do futuro inimigo das máquinas, que também virá a se tornar o maior líder da resistência humana, resistência essa que envia Kyler (Michael Biehn) para proteger Sarah, enquanto as máquinas enviam o exterminador (Arnold Schwarzenegger) para matá-la. 

15. Stargate

Stargate começou com um filme, em 1994, antes de se tornar uma série com em torno de 17 temporadas. Stargate retrata, tanto em seus filmes e séries, grandes aventuras através de vários planetas e dimensões, aventuras às quais só são possíveis por grandes portais em formato de anéis, repletos de hieróglifos, criados por uma raça alienígena avançada.

16. Bill e Ted: Uma Aventura Fantástica

Nesse filme de ficção científica estrelado por Alex Winter e Keanu Reeves, é uma comédia sobre dois jovens que desejam se tornar estrelas do rock, porém para isso eles precisam passar na prova de história.

Com uma chegada inesperada, através de uma cabine de telefone, Bill e Ted viajam para o passado convencendo grandes figuras históricas a se apresentarem com eles em seu trabalho escolar sobre “como personagens históricos se comportariam nos tempos modernos”.

17. Jurassic Park 

Esse filme que marcou gerações conta a história de um milionário (Richard Attenborough) que, por meio da engenharia genética, traz de volta criaturas extintas da era jurássica, ou seja, ele deu vida a dinossauros geneticamente modificados, mas “o que poderia dar errado se colocassem todas essas criaturas selvagens e extintas em um parque?”, e daí surge a premissa do primeiro filme.

Jurassic Park se iniciou em 1993 e seu universo se estende até os dias atuais, 2025, com a nova era Jurassic World.

18. Transformers

O destino da humanidade está correndo perigo com a chegada dos Decepticons, que buscam pelo cubo de Cybertron, o Allspark. Em meio tudo isso, Sam (Shia LaBeouf) é apenas um adolescente sonhando com o seu primeiro carro, porém ele não imaginava que isso o colocaria no centro dessa guerra alienígena.

19. Guardiões da Galáxia

Uma das melhores e mais aclamadas trilogias do Universo Marvel conta a história de Peter (Chris Pratt), um humano abduzido quando era criança e que passa a crescer em meio ao espaço, se tornando um saqueador espacial. Ao roubar uma orbe poderosa Peter passa a ser alvo de caçadores de recompensa por toda a galáxia, o fazendo criar alianças improváveis.  

20. Guerra dos Mundos

Outra criação de sucesso de Stephen Spielberg, lançada em 2005 e com Tom Cruise como protagonista, conta a história de Ray, um homem divorciado e afastado dos seus filhos, quando finalmente ele decide enfrentar o seu papel de pai e ficar alguns dias com as crianças, um ataque alienígena ocorre contra a humanidade.

Seguimos desse ponto a luta de Ray para proteger os seus filhos (Justin Chatwin e Dakota Fanning) enquanto viajam até Boston em busca de reencontrar a sua ex-esposa e levar as crianças em segurança para casa.

Ficção científica vs. fantasia: qual a diferença?

Esses são gêneros que frequentemente se misturam, como por exemplo em Star Wars e Duna, que contêm uma narrativa futurista envolvendo tecnologia e o misticismo/magia. 

Porém, da parte da ficção científica, temos elementos mais relacionados á um futuro próximo das possibilidades humanas, tornando-se algo mais realista, que “prevê” um avanço tecnológico extremo ou não, ou até mesmo que venha a se desenvolver com base em teorias científicas, como viagens no tempo ou mundo quântico. 

Já a fantasia é um gênero fantasioso, que, independentemente de quais gêneros ela venha a se relacionar, possui elementos mágicos, como o uso de magia e criaturas místicas (elfos, bruxos, centauros etc.). É um dos gêneros mais encantadores e frequentemente usados no cinema, justamente por atrair um grande público ao mexer com o nossa imaginação.

Ficção científica hard (científico) vs. soft (emocional): O que muda?

De forma simples e direta, a ficção científica hard seria o teste a ser aplicado em uma cobaia, já a ficção científica soft seria o resultado desse teste.

A ficção científica hard é aquela história que foca na ciência e tecnologia, o clichê real do gênero, trazendo toda a questão realista e técnica do tema. Já a ficção científica soft é a reação que essa tecnologia e essa “ficção científica hard” causa nas pessoas psicologicamente e socialmente.

Um exemplo hard  de filme de ficção científica é: Jurassic Park. E um soft de filme de ficção científica é: Planeta do Macaco.

Nunca é tarde demais para conhecer os clássicos do gênero, por isso se ainda não conhece algum desses filmes não hesite em conhecer! 

Filmes de Ficção Científica 20 Principais clássicos do gênero e novos lançamentos
Filmes de Ficção Científica 20 Principais clássicos do gênero e novos lançamentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados