Os filmes de fim do mundo conseguem reunir o fascínio que nós, seres humanos, temos pela ideia.
Há muitas formas diferentes de como o apocalipse foi retratado nas telonas e essa lista da Citou Filmes busca condensar os maiores clássicos e os diversos subgêneros que os filmes de catástrofe de fim de mundo podem nos apresentar.
Clássicos Indispensáveis de filmes de fim do mundo
Dentre os filmes de fim do mundo, alguns acabaram não marcando apenas esse gênero, e sim todo o cinema, criando clássicos venerados até os dias de hoje por conta de histórias impactantes e personagens icônicos.
- A Estrada (2009): O filme de 2009 baseado no romance homônimo de Cormac McCarthy é um belo drama e suspense sobre a condição humana. A história que inspirou o jogo The Last of Us conta a história de um pai e um filho tentando sobreviver sozinhos em um mundo devastado pelo frio e pela crueldade dos humanos remanescentes;
- O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991): O filme de James Cameron com Arnold Schwarzenegger é uma obra-prima da ação e cravou no imaginário popular a ideia do apocalipse das máquinas;
- Mad Max: Estrada da Fúria (2015): A Estrada da Fúria amplia muito do Mad Max original e cria um novo imaginário excêntrico do fim do mundo na Austrália com uma sociedade que venera o óleo e o sangue;
- O Planeta dos Macacos (1968): O primeiro Planeta dos Macacos foi uma ficção científica revolucionária por seus aspectos técnicos e por ser um filme popular que comentava questões sócio-políticas pertinentes aos Estados Unidos em seu lançamento;
- Guerra dos Mundos (2005): O filme de Steven Spielberg inspirado no livro de H. G. Wells foi um mega blockbuster para a época, o filme capturou muito bem o sentimento do medo do desconhecido que a América sentia após o 11 de setembro nessa releitura.
Esses filmes além de ter sua importância para o subgênero de filmes apocalípticos também marcaram fortemente o cinema de ficção científica, muitas vezes graças a efeitos tecnológicos práticos ou digitais revolucionários.
Filmes de Fim do Mundo para Maratonar
Com esses clássicos indispensáveis à parte, podemos comentar sobre os múltiplos subgêneros mais específicos e quais filmes mais se destacam no meio de tantos filmes desses.

Cada subgênero tratará de uma forma particular o evento apocalíptico, assim como a reação humana frente a tais acontecimentos, revelando muito sobre as preocupações mais em alta para a sociedade na época em que foram produzidos.
Invasões Alienígenas: Ameaças Extraterrestres e a Luta pela Sobrevivência
Primeiro os filmes de invasão alienígena, uma categoria quase à parte que conta com os próprios fãs e que relembra o pânico americano nos anos 50 para com extraterrestres e o desconhecido.
- Guerra dos Mundos (2005): A história de sobrevivência estrelada por Tom Cruise sobre um pai tentando salvar seus filhos em frente à destruição do mundo se tornou um clássico;
- Independence Day (1996): O filme de Will Smith foi um dos pioneiros no cinema de catástrofe e mostrava um ataque alienígena em larga escala na Terra com muita ação e explosões;
- O Dia em que a Terra Parou (1951): O filme de 1951 é lembrado por seu valor histórico em meio à Guerra Fria com uma história sobre a busca pela paz.
Esses são filmes que vêem a ficção científica por outro prisma e, normalmente, são embutidos com fortes mensagens políticas ou sociais de assuntos que estavam em alta na época.
Desastres Naturais: Cataclismos e a Força da Natureza
Os filmes de cataclismo e desastre natural floresceram perante o medo crescente que tivemos conforme descobrimos sobre o aquecimento global. Por isso, é um subgênero mais recente perto de outros.
- O Impossível (2012): O Impossível na verdade é baseado em uma história real que aconteceu em 2004, que foi o tsunami do Oceano Índico, e narra a história de uma família que estava de férias na época do acontecimento;
- 2012 (2009): Um dos últimos grandes épicos de catástrofes naturais, 2012 foi um filme que marcou muito o cinema norte-americano perto da década de 2010 por seus efeitos especiais e o absurdo dos eventos de desastre;
- O Dia Depois de Amanhã (2004): Foi um blockbuster famoso por ser um dos primeiros a tratar do aquecimento global e crise climática para um grande público.
Por ser um gênero relativamente recente, os filmes de desastres naturais tendem a ter orçamentos mais altos e utilizar muitos efeitos visuais para tornar realista o espetáculo da catástrofe.
Epidemias e Pandemias: Vírus Mortais e o Caos Social
Nunca houve uma grande epidemia de filmes de vírus mortais no cinema, mas durante o lockdown em 2020 com a Covid-19, esses filmes foram revistos em massa e lembrados por suas fortes emoções.
- Contágio (2011): O filme tira inspiração de eventos reais, como a epidemia de gripe suína, e cria uma história original sobre o caos social causado por um novo vírus que causará a epidemia global;
- Epidemia (1995): Epidemia (1995) conta a história do surto de um vírus inspirado no Ebola e o quão longe iríamos para evitar que o vírus se espalhasse.
As epidemias não são tão presentes no cinema quanto outros subgêneros, mas a ameaça biológica é um tema comum em muitos outros filmes de ficção científica, com destaque aos que saíram durante ou após a Guerra Fria.
Apocalipse Zumbi: Hordas de Mortos-Vivos e a Luta pela Sanidade
Os filmes de fim do mundo do gênero de zumbis ganharam força nos anos 2000 e 2010, graças a obras como The Walking Dead, The Last of Us e o remake de Madrugada dos Mortos, obras de grande porte que foram elogiadas por crítica e público.
- A Noite dos Mortos-Vivos (1968): O primeiro filme dos mortos de George Romero foi o responsável pela criação dos zumbis no cinema e, por isso, criou uma revolução no gênero do terror;
- Madrugada dos Mortos (2004): O filme de Zack Snyder é um remake do inesquecível filme de George Romero de mesmo nome que conta a história de um grupo tentando sobreviver ao apocalipse zumbi enquanto presos em um shopping;
- Guerra Mundial Z (2013): Brad Pitt estrela nesse filme sobre um agente das Nações Unidas que viaja o mundo em busca de acabar com o apocalipse zumbi que se instalou globalmente.
O apocalipse zumbi talvez seja um dos gêneros mais bem-sucedidos do cinema, normalmente não necessitando de altos orçamentos para serem produzidos mas com um forte apelo popular.
Distopias Pós-Apocalípticas: Um Futuro Sombrio e a Busca por Esperança
Nos filmes de fim do mundo de gênero distópico, o foco são as sociedades devastadas, quase sem esperança, e que vivem em regimes autoritários opressores, normalmente com o protagonista se rebelando contra esse sistema.
- Mad Max: Estrada da Fúria (2015): Na Estrada da Fúria, Max e Furiosa representam a única esperança de um povo que vive na miséria sob o governo brutal de Immortan Joe;
- O Conto da Aia (2017): A série The Handmaid’s Tale foi aclamada em sua primeira temporada por criar uma distopia com olhar feminino, num mundo com baixo índice de fertilidade em que mulheres são escravizadas nesse novo regime;
- Jogos Vorazes (2012): A franquia Jogos Vorazes se popularizou por unir as histórias emergentes de distopias com as sagas adolescentes. A franquia comenta sobre autoritarismo, classes sociais e ética no entretenimento.
As distopias existem há décadas, com destaque na literatura, ganhando muitas adaptações como os já citados O Conto de Aia e Jogos Vorazes mas também muitos outros como Jogador Número 1, Fahrenheit 451 e Filhos da Esperança.
Filmes de fim do mundo provocam reflexão
Os filmes de fim do mundo sempre carregam, propositalmente ou não, fortes reflexões. O objeto a ser refletido pode ser vários, filosóficos, sociais ou emocionais, mas sempre refletindo diretamente a experiência humana.
Questões Filosóficas: O significado da vida e a existência humana
Filmes sobre ameaças espaciais têm muito disso, ao colocar a raça humana em cheque contra raças alienígenas, começamos a pensar sobre o nosso papel dos seres humanos e o significado da vida aqui na Terra e além.
Críticas Sociais: reflexões sobre a sociedade e o meio ambiente
Temas como autoritarismo são comumente presentes em filmes de fim do mundo, assim como o impacto global de nossas ações no meio ambiente (os mundos normalmente são devastados por nossa própria conta).
Impacto Emocional: o medo, a esperança e a resiliência humana
Todos esses filmes de fim do mundo usam situações hipotéticas e exageradas para ressaltar ou questionar sentimentos e ideias humanas, mostrando o terror que enfrentamos, a esperança (ou falta dela) nessas sociedades e nossa capacidade de nos superar para garantir sobrevivência.
Os filmes de fim do mundo são um gênero importante para o grande catálogo cinematográfico mundial, contando com histórias impactantes pelo que nos fazem sentir e imaginar através de sua natureza especulativa.