O cinema produz maravilhas desde seus primórdios e inclui diversos produtos para muitos fins e é claro que existiriam filmes para usar como ferramenta educacional no meio de tantas produções. Eles apresentam informações úteis e promovem concentração ao longo do estudo de muitos alunos com dificuldades de aprender o conteúdo teórico e, você, educador, tem a possibilidade de mostrar isso através de novas perspectivas.
A recomendação é trabalhar frequentemente com os filmes a fim de despertar no aluno a curiosidade e o desejo de aprender com o que é ensinado nos longas.
Como funciona uma ferramenta educacional?
Trata-se de recursos alternativos voltados para trabalhar em sala de aula e auxiliar no aprendizado de todos os estudantes. É possível ensiná-los de forma lúdica com auxílio de um aplicativo sobre matemática ou sites que permitam interagir com simuladores de experimentos pela internet.
Neste caso, você como professor, encontrará os principais que são:
- Jogos lúdicos e educativos;
- Apps;
- Animações;
- Simuladores;
- Vídeos;
- Animações educacionais;
- Filmes.
Com ajuda dos filmes para usar como ferramenta educacional, você consegue abordar de maneira prática e rápida sobre um determinado tema que, na teoria, é mais complicado de entender. É normal que os alunos tenham dificuldades para compreender certos dados, mas com ajuda das projeções visuais, você aprimora o estudo e permite que o aprendizado aconteça de novas formas.
Filmes para usar como ferramenta educacional
O ideal é optar em incluir este tipo de conteúdo com frequência em sua aula, de forma regrada a cada 1 ou 2 meses, pelo menos. Essa prática permite aos alunos interagirem com novos conceitos e percepções diversas dos personagens do filme, enquanto consomem a riqueza dos conteúdos apresentados.
Além da Sala de Aula
Uma nova professora é contratada para dar aulas em um colégio considerado uma terra sem lei. Isto acontece porque se trata de uma região com crianças que vivem na rua, em meio a violência e reproduzem o que veem no cotidiano.
No caso deste, que é um dos filmes para usar como ferramenta educacional, a professora recebe o apoio do seu marido para superar aquele enorme desafio e fazer com que os alunos estudem e sejam ouvidos. No decorrer do longa, podemos observar a evolução das crianças e em como a organização local não toma providências para dar a elas um futuro melhor e mais confortável.
Escritores da Liberdade
O professor se vê preso em um desafio sério, que é o de convencer os alunos que o ato de aprender é bom e que pode mudar as suas vidas com a dedicação, quando nem mesmo a própria escola acredita que os estudantes tem a capacidade de conseguir se formar no ensino médio e ter um bom futuro.
Este é um dos filmes para usar como ferramenta educacional que apresentam uma solução interessante com a abordagem da literatura. Os estudantes acabam se sentindo conectados com o que era apresentado nos livros e conseguem melhorar a forma com a qual viam o mundo.
Preciosa: Uma História de Esperança
O longa pode gerar gatilhos em muitos alunos porque apresenta a história de Claireece, uma adolescente negra e acima do peso que está no ensino médio. A jovem não mantém uma boa relação com a sua família, pois o seu pai lhe abusou e a engravidou, e a sua mãe lhe maltrata frequentemente.
No entanto, é graças a sua professora, Sra. Rain, que Preciosa consegue fugir daquela rotina desagradável para trilhar a sua própria vida. Este é um dos filmes para usar como ferramenta educacional que causam muito impacto, mas que com certeza trará uma nova discussão em sala de aula.
O Aluno: Uma Lição de Vida
O filme apresenta a história real do queniano Maryge Ng’ang’a, que foi mantido preso por muitos anos e, somente aos 84 anos, retoma os estudos e acaba se transformando em um educador. Isto significa que, dentro da nossa sociedade, muitas pessoas tem a crença de que quando completarem 40 ou 50 anos, será tarde demais para realizar sonhos porque envelheceram.
Neste caso, os filmes para usar como ferramenta educacional mostram que na vida podemos conquistar qualquer coisa mesmo depois da velhice. A idade não significa nada quando você sabe o que quer fazer e não tem pretensão de desistir.
Qual a importância do filme em sala de aula?
Os filmes auxiliam os alunos a entenderem sobre temas específicos como os citados mais acima. São conteúdos a serem abordados, em grande parte dos filmes, com adolescentes que já estão perto de ingressar ao ensino médio.
Além disso, os filmes para usar como ferramenta educacional farão com que todos tenham uma nova perspectiva sobre a vida e entendam a importância da educação porque é somente através dela que muitas portas se abrem.