Se você é uma daquelas pessoas que ama cinema e está em dúvida se deveria cursar alguma profissão ou não, prepare a pipoca, pois separamos aqui 12 filmes sobre jornalismo que podem ser uma ótima forma de você se inspirar, e se divertir. E, quando o tema é misturado com comédia romântica, o resultado é ainda melhor.
Essas histórias a seguir nos mostram um universo diferente, das redações, reportagens e dos desafios da profissão como fundo de cena, mas sempre com um toque de humor e romance que sempre conquista o público. Além de serem uma excelente fonte de entretenimento, esses filmes nos trazem diversas reflexões sobre ética, paixão pela profissão e, claro, os dilemas amorosos que todo jornalista pode enfrentar.
E se você está em busca de uma lista que una leveza e informação, aqui é o lugar certo! Aqui na Citou Filmes, você irá encontrar títulos que irão te fazer rir, se emocionar e, quem sabe, até se identificar com algumas situações interessantes.
O que são comédias românticas
As comédias românticas são um gênero cinematográfico que combina algumas pitadas de humor e romance, ao criar histórias leves e divertidas, mas que também podem nos trazer mensagens emocionantes. Normalmente, esses filmes exploram as mais diversas situações do dia a dia, conflitos amorosos, familiares e finais felizes, o que os torna uma excelente opção para quem deseja relaxar no sofá e se divertir.
Além disso, as comédias românticas costumam abordar temas universais, como relacionamentos, superação, autoconhecimento, mas sempre com um toque de humor. Isso faz com que o gênero seja um dos mais populares e queridinhos pelo público, especialmente para quem está em busca de uma experiência cinematográfica mais descontraída.
Como são aceitas pelo público?
O sucesso das comédias românticas se deve ao principal fator da capacidade que esses filmes têm de equilibrar o humor e a emoção, ao criar histórias que agradam a todos os gostos, inspiradas em histórias reais ou não. O público, na verdade, tem paixão por se identificar com os personagens, com suas histórias e situações; e almejam alguns desses acontecimentos para as suas vidas, além de curtir os finais felizes.
12 filmes que retratam o jornalismo de forma leve e engraçada
Se você é jornalista, entusiasta da área ou até mesmo cogita a profissão, irá adorar essa lista de filmes sobre jornalismo. Aqui separamos 12 comédias românticas que mostram a profissão de uma forma muito leve e divertida, mas claro, sem perder a essência do trabalho nas redações. Esses títulos são simplesmente perfeitos para quem quer rir, emocionar-se e, ao mesmo tempo, inspirar-se na carreira jornalística.
Desde clássicos dos anos 90 até produções mais recentes, esses filmes sobre jornalismo nos trazem histórias que vão desde a vida de repórteres iniciantes até desafios de editores cheios de personalidade. E o melhor: tudo isso recheado de romance e humor! Então, se você está em busca de uma boa recomendação, com certeza essa lista é para você.
Sintonia de Amor (1993)
Em “Sintonia do Amor”, acompanhamos um viúvo que, após perder a sua esposa, não consegue lidar com a tristeza que o persegue. Com isso, o filho se preocupa e decide participar de um programa de rádio para encontrar uma namorada para o seu pai.
Mensagem Para Você (1998)
No longa “Mensagem Para Você” conhecemos Kathleen, proprietária de uma pequena livraria que tem um caso pela internet com um desconhecido ao enviar e-mail ao menos uma vez ao dia para ele. Porém, Kath é noiva e, o desconhecido do outro lado também é comprometido. A vida de Kath se abala quando chega uma livraria concorrente que pode acabar com o seu negócio.
Nunca fui beijada (1999)
Josie Geller é uma jovem promissora, com apenas 25 anos, é uma das editoras de um importante canal de imprensa. Por ser tão boa no que faz, ela é convidada a se disfarçar de estudante para fazer uma reportagem investigativa sobre o meio estudantil. Entretanto, Josie, que nunca viveu a adolescência como deveria, se vê vivenciando todas as questões de uma adolescente em fase de colégio.
Um Lugar Chamado Notting Hill (1999)
Em “Um Lugar Chamado Notting Hill” iremos conhecer a história de Will e de Anna. Um simples dono de livraria e uma estrela de cinema. Quando os seus caminhos se cruzam, eles iniciam um relacionamento recheado de reviravoltas e emoções.
Alguém como você (2001)
Jane Goodale tem uma carreira de dar inveja: é produtora de um famoso Talk-Show. Além disso, ela tem um relacionamento quase perfeito com o produtor executivo do programa, Ray Brown. Entretanto, a sua vida muda quando Ray diz que gostaria de dar um tempo na relação. Traumatizada com o que houve, ela desenvolve uma teoria sobre relacionamentos, porém, essa ideia terá algumas consequências nada agradáveis.
Como perder um homem em dez dias (2003)
Um dos queridinhos dos anos 2000, “Como Perder Um Homem em Dez Dias” conta a história de Andie Anderson, uma colunista de revista que está desenvolvendo uma matéria sobre atitudes que as mulheres têm que podem fazer com que os homens percam o interesse. Nesse meio tempo, ela conhece Ben Barry, um publicitário que fez uma aposta com o seu chefe de que ele consegue fazer uma mulher se apaixonar por ele em dez dias.
O Amor Não Tira Férias (2006)
Iris é uma colunista que escreve sobre casamentos, e é bastante conhecida em Londres. Apaixonada por Jasper, ela se vê decepcionada ao descobrir que ele se casará com outra em breve. Em Los Angeles, está Amanda, dona de uma agência de publicidade que, após descobrir que o seu namorado Ethan a traí, encontra um site na internet especializado em intercâmbio de casas. Elas se conhecem e combinam a mudança, o que não sabem é que terão as suas vidas mudadas completamente.
O Diabo Veste Prada (2006)
Um dos maiores clássicos dos anos 2000, em “O Diabo Veste Prada”, conhecemos Andrea Sachs, uma jovem que conquista uma vaga de emprego em uma das revistas de moda mais badaladas do momento. Ela será assistente de Miranda Priestly, a executiva carne-de-pescoço da revista.
Vestida para casar (2008)
Em “Vestida para Casar” conhecemos a história de Jane, uma mulher romântica e idealista que nunca encontrou o verdadeiro amor de sua vida. Secretamente apaixonada por seu chefe, ela se decepciona ao descobrir que a sua irmã caçula o conquista antes dela. Agora, Jane precisa repensar a sua vida e ir em busca de sua própria felicidade antes das dos outros.
A Verdade Nua e Crua (2009)
Abby Richter é uma produtora de um programa de televisão que não está com o seu desempenho da melhor forma. Assim, o seu chefe decide contratar Mike Chadway, que tem um programa de TV chamado “A Verdade Nua Crua” onde ele fala sobre relacionamentos no ponto de vista – machista – dos homens. Abby, uma romântica à moda antiga, se vê obrigada a conviver com Mike, um machista, grosseiro e “especialista” em relacionamentos.
Ele Não Está Tão a Fim de Você (2009)
No longa, conhecemos Gigi, uma romântica totalmente incurável que resolve sair com Conor. Porém, no dia seguinte, ela espera uma ligação de Conor, o que não acontece. Inconformada com a situação, ela resolve ir atrás dele no bar onde se conheceram na esperança de que ele esteja por lá. Já no local, ela conhece Alex e os dois conversam sobre relacionamentos. O fundo de cena é que Alex é apaixonado por Anna, que não liga para ele.
Esposa de Mentirinha (2010)
Danny Maccabee é um cirurgião plástico bem-sucedido profissionalmente, porém com uma vida amorosa decadente. Para não se sentir tão só, ele conta com a sua melhor amiga, Katherine, como seu apoio. Danny conhece Palmer e ambos se apaixonam, o que faz com que ele queira se casar com ela. Porém, ele acaba se decepcionando, ao contar uma mentira de que é casado com a sua melhor amiga. Com certeza, uma história recheada de confusões.
Conclusão
E aí, gostou dessa lista? Esses filmes sobre jornalismo são perfeitos para quem quer se inspirar na profissão ao mesmo tempo que se diverte com as diversas histórias dos longas. A área jornalística aparece nos filmes tanto direta quanto indiretamente, o que os tornam filmes únicos. Não deixe de ficar ligado na Citou Filmes para encontrar outros filmes focados em profissões que temos certeza que você irá adorar!
