Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (2023) é uma obra-prima do gênero de animação, premiado como Melhor Filme de Animação pelo 21º Annie Awards e que cativou fãs de todas as idades com um visual fascinante e uma narrativa diferente de qualquer outro filme do herói aracnídeo.
Dirigido por Bob Perischetti, Peter Ramsey e Rodney Rothman, o filme é repleto por easter-eggs, ou seja, surpresas escondidas ao longo dessa jornada pelos diferentes universos paralelos onde os múltiplos Homens-Aranhas se unem para enfrentar uma ameaça interdimensional.
Presença do Multiverso 1602
A primeira luta do filme mostra a personagem Gwen-Aranha, o Homem-Aranha 2099 e Mulher-Aranha contra uma variação do vilão Abutre. E apesar do visual incomum do vilão, o visual foi o que chamou atenção pela estética diferenciada.
Essa estética é denominada pelo Multiverso 1602, uma realidade alternativa dos quadrinhos da Marvel em que Neil Gaiman e Andy Kubert reinventaram o Universo Marvel que estamos acostumados para o Período Elisabetano, que se passa em meados de 1550 a 1600.
Aparição da Lyla
Outro easter-egg comentado pelos fãs do Homem-Aranha foi a aparição da inteligência artificial (IA) que auxilia os heróis em suas missões. No caso do Homem-Aranha, essa IA é denominada Lyla, muito presente nos quadrinhos do herói como um holograma.
A personagem que usa o sobretudo branco com óculos rosa em formato de coração, possui o mesmo papel designado a ela nos quadrinhos, auxiliando o herói a encontrar focos de criminalidade na cidade que nunca dorme, Nova York.
Personagens dos live-action
O easter-egg mais comentados e elogiado pelos fãs do filme, foi a aparição dos personagens dos live-actions com cenas expostas dentro do Aranhaverso. Tobey Maguire, o primeiro Homem-Aranha que realizou uma sequência de três filmes, apareceu durante o comentário do Homem-Aranha 2099 sobre os eventos canônicos do aracnídeo, assim como com Gwen, que mostra as demais versões que morrem da mesma maneira.
Claro que no mundo de Homem-Aranha, com aparições dos live-actions, Andrew Garfield não poderia faltar. Para ilustrar algumas cenas de mortes de capitães na polícia que colaboram com o herói, a cena de O Espetacular Homem-Aranha (2012) segurando o Capitão Stacy após ser atacado pelo Lagarto foi utilizada.
Easter-egg dentro do easter-egg
Apesar de não haver uma aparição concreta de Tom Holland no Aranhaverso, o Homem-Aranha 2099 faz menção ao aracnídeo ao lembrar-se do protagonista realizado por Tom Holland como “nerd” em cenas do Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, de 2021.
Homem-Aranha em LEGO
E por fim, mas não menos importante, um dos easter-eggs em Homem-Aranha: Através do Aranhaverso foi um trecho curto de um mundo construído por peças coloridas e encaixadas uma a uma. Isso parece familiar?
O universo Lego da Marvel não estava nos planos dos diretores, mas o fã Preston Mutanga, de 14 anos, recriou uma cena completa do herói aracnídeo e chamou atenção de mais de 800 mil fãs, além dos três diretores. Com a aprovação da extensão do universo Lego para dentro do Aranhaverso, os diretores pediram para a equipe localizar e recrutar Preston como um novo integrante da equipe.
Ao ser contatado pela equipe de produção do filme, a primeira reação do garoto não foi a esperada. “Ele não acreditou de início que o estúdio do filme estava entrando em contato com ele! Damos a ele a tareda e Chris Miller (co-produtor do filme) trabalhou intimamente com ele nisso”, disse Joaquim dos Santos para uma entrevista ao CBR (Comic Book Resoucers).
Agora que os segredos foram revelados, assistir (ou reassistir) Homem-Aranha: Através do Aranhaverso fica muito mais legal. Continue navegando o Citou Filmes para conferir muitas outras análises, críticas e indicações de diversos filmes.