Michael Fassbender, nascido em 2 de abril de 1977, em Heidelberg, Alemanha, é um dos atores mais versáteis e talentosos de sua geração. Com dupla nacionalidade, tanto alemã quanto irlandesa, ele herdou a diversidade cultural de seus pais, o que talvez explique a sua habilidade em mergulhar em papéis tão diferentes um do outro.
Fassbender iniciou a sua carreira no teatro, mas foi no cinema que ele teve realmente o seu destaque, ao conquistar os fãs e críticos com a sua presença e atuação um tanto quanto magnética. O seu primeiro grande papel de destaque veio com o filme “300 (2006)”, no qual ele interpretou o espartano Stelios. A partir daí, a sua carreira decolou, e ele tornou-se conhecido por sempre escolher projetos desafiadores e personagens complexos.
Hoje, Fassbender é com certeza, um sinônimo de qualidade no cinema, e a sua filmografia é um verdadeiro tesouro para os amantes da sétima arte. Se você ainda não o conhece ou não assistiu aos seus filmes, a Citou Filmes preparou uma excelente lista com os melhores filmes desse ator que transcende em suas interpretações.
Principais Filmes de Michael Fassbender
Com certeza a carreira de Michael Fassbender é de dar inveja a muitos atores, pois é repleta de filmes que marcaram época. Desde blockbusters até produções independentes, ele sempre demonstra um comprometimento impressionante em seus papéis.
Um dos seus trabalhos mais elogiados e extremamente aclamados pela crítica é em “12 Anos de Escravidão (2013)”, no qual ele interpretou brilhantemente Edwin Epps, um dono de escravos extremamente cruel e complexo. A sua atuação foi tão marcante e poderosa que rendeu diversos elogios, tanto da crítica quanto do público.
Outro filme que merece destaque é “Steve Jobs (2015)”, no qual Fassbender deu vida ao co-fundador da marca Apple. A sua interpretação foi tão precisa e completamente envolvente, que recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator. Além disso, os filmes como “Bastardos Inglórios” (2009) e “Shame” (2011) nos mostram a sua versatilidade como artista, ao passar de um oficial nazista a um homem que luta contra seus vícios e traumas.
12 Anos de Escravidão (2013)
Em “12 Anos de Escravidão”, Michael Fassbender interpreta Edwin Epps, um dono de escravos brutal e extremamente contraditório. A sua atuação foi muito convincente, principalmente ao mostrar a crueldade humana em sua forma crua e realista. O filme, vencedor do Oscar de Melhor Filme, é um marco no cinema moderno, e Fassbender é uma das razões pelas quais ele é tão impactante.
Bastardos Inglórios (2010)
Em “Bastardos Inglórios”, Fassbender interpreta excelentemente Archie Hicox, um oficial britânico muito inteligente. A sua participação no filme do magnânimo Quentin Tarantino é breve, mas marcante, e nos mostra a sua habilidade de roubar a cena mesmo ao lado de gigantes, como Brad Pitt e Christoph Waltz.
The Killer (2023)
Em “The Killer”, Fassbender assume o papel de um assassino de aluguel em um thriller repleto de suspense e ação. O filme, dirigido por David Fincher, é somente mais uma prova de que Michael Fassbender sabe escolher projetos que desafiam as suas habilidades e cativam o grande público.
Macbeth (2015)
Em “Macbeth”, Fassbender interpreta o clássico personagem de Shakespeare com uma intensidade impressionante. A sua atuação como guerreiro atormentado pela ambição e pela culpa, é uma das mais memoráveis de sua carreira.
X-Men (2011-2019)
Como o poderoso Magneto, Michael Fassbender trouxe uma profundidade e uma certa humanidade a um dos maiores vilões dos “X-Men”. A sua interpretação do mutante cruel e complexo, é com certeza um dos pontos mais altos da franquia, e nos mostra que ele pode brilhar até mesmo em blockbusters.
Steve Jobs (2015)
No filme “Steve Jobs”, Fassbender deu vida ao gênio da tecnologia e cofundador da Apple. A sua atuação contou com uma precisão impressionante e rendeu uma indicação ao Oscar. Além disso, ele nos mostra que é capaz de transformar figuras icônicas em personagens reais e palpáveis, o que para muitos atores é um grande desafio.
Shame (2011)
No longa “Shame”, Fassbender interpreta brilhantemente Brandon, um homem que luta constantemente contra seus vícios e traumas. A sua atuação foi visceral e emocionalmente carregada, e foi essa atuação que o consolidou como um dos melhores atores da sua geração.
300 (2006)
No clássico “300”, Michael Fassbender interpreta Stelios, um guerreiro espartano leal e corajoso. O filme foi o seu primeiro grande destaque na telona e mostrou ao mundo que ele tinha sim muito potencial para se tornar uma grande estrela.
Assassin’s Creed (2016)
Em “Assassin’s Creed”, Fassbender deu vida a Callum Lynch, um homem que descobre ser descendente de uma linhagem de assassinos. Apesar das diversas críticas muito divididas, a sua atuação foi um dos pontos altos do longa.
Fassbender nas premiações
Michael Fassbender é um nome constante nas premiações do cinema. Ele, por exemplo, foi indicado ao Oscar de Melhor Ator por sua atuação em “Steve Jobs (2015)”, além de ter recebido diversos elogios por seus trabalhos em “12 Anos de Escravidão (2013)” e “Shame (2011)”.
No Globo de Ouro, ele venceu na categoria de Melhor Ator em Filme de Drama, também em “12 Anos de Escravidão (2013)”. Essas premiações o consolidou como um dos grandes nomes de Hollywood.
Além disso, Michael Fassbender recebeu diversas indicações ao BAFTA, como Melhor Ator em Papel Secundário por “12 Anos de Escravidão (2013)”. A sua capacidade de se transformar em personagens tão diversos e complexos é, de fato, um dos motivos pelos quais ele é tão respeitado no meio cinematográfico.
Conclusão
Michael Fassbender é, com certeza, um dos atores mais talentosos e versáteis da atualidade. A sua filmografia é um verdadeiro presente para os amantes de cinema, com filmes que vão desde dramas intensos até blockbusters recheados de muita ação. E se você ainda não viu os trabalhos dele, não perca a chance e vá ver agora mesmo. Além disso, a Citou Filmes tem diversas matérias sobre esses filmes!
Palavra-chave: Michael Fassbender