James Earl Jones, o icônico ator e dublador conhecido pela voz marcante de Darth Vader, da saga Star Wars, faleceu nesta segunda-feira (9), aos 93 anos, em sua residência no estado de Nova York (EUA). A notícia foi confirmada por seu agente.
Além de Vader, que dublou desde 1977 (Guerra nas Estrelas) até 2022 (na série Obi-Wan Kenobi), outro personagem icônico do ator foi Mufasa, tanto no Rei Leão de 1994 quanto no remake de 2019. Outros personagens importantes para a cultura pop incluem Thulsa Doom, de Conan, o Bárbaro (1982) e o rei Jaffe, de Um Príncipe em Nova York (1988), assim como na continuação de 2021.
Confira a diferença de Vader nas gravações originais, com David Prowse; e após a interpretação de James Earl Jones:
Após Obi-Wan Kenobi, em 2022, o ator anunciou que se aposentaria definitivamente do papel de Darth Vader, após o retorno à saga quando da compra pela Disney, primeiramente em Rogue One (2016) e depois na série exclusiva do Disney+. O astro não reprisou o papel de Mufasa no filme solo a ser lançado este ano.
James Earl Jones estudou teatro na Universidade de Michigan, onde começou a se destacar como ator. Ele se formou em 1955 com um diploma em Drama. Durante sua infância, Jones enfrentou e superou uma gagueira severa. Encontrou alívio na leitura em voz alta e na atuação, o que contribuiu para o desenvolvimento de sua icônica voz profunda e marcante. Além de seu trabalho no cinema e na televisão, Jones construiu uma carreira notável no teatro, incluindo uma performance aclamada em The Great White Hope, que lhe valeu um prêmio Tony de Melhor Ator.
A perda de James Earl Jones deixa uma marca indelével na história do cinema e do teatro, lembrando-nos de sua contribuição incomparável para a arte e a cultura.