O Exorcista (1973) curiosidades de uma obra-prima já feita

O Exorcista (1973): curiosidades de uma obra-prima já feita

Sumário

O filme que fez todos do cinema pularem da cadeira com suas cenas assustadoras, O Exorcista (1973) arranca sustos até hoje por sua adaptação ao romance de William Peter Blatty, que retrata um exorcismo real nos anos 40.

Há mais de 51 anos arrancando sustos de quem assiste, o filme possui inúmeros mistérios e curiosidades de tirar (literalmente) o fôlego vividos por todos do elenco e dos espectadores que passaram noites sem dormir depois da volta do cinema.

Sinopse do filme O Exorcista (1973)

Em O Exorcista (1973), a jovem Regan MacNeil começa a demonstrar comportamentos estranhos e perturbadores após brincar com um tabuleiro Ouija. Após assustar diversas pessoas com seus comportamentos fora do comum, um padre tenta ajudar a garota possuída por um demônio.

Fonte/Reprodução: YouTube.

O filme dirigido por William Friedkin, recebeu 21 indicações, sendo 10 para o Oscar, 7 para o Globo de Ouro e levou 6 prêmios para casa com Melhor Filme, Roteiro Adaptado e Mixagem de Som do Oscar, Melhor Filme Dramático, Roteiro de Cinema, Atriz Coadjuvante e Diretor provenientes do Globo de Ouro.

Qual é o elenco do filme O Exorcista (1973)?

O Exorcista (1973) tem a atriz Linda Blair no papel de Regan MacNeil e Ellen Burstyn como sua mãe, atuando como Chris MacNeil, conhecida também pelo seu papel em A Incrível História de Adaline.

Os responsáveis pelo exorcismo são o Padre Merrin, interpretado por Max von Sydow, o Corvo de Game Of Thrones, e o Padre Karras, realizado por Jason Miller. Outro destaque vai para o diretor do hospital, interpretado po Lee J. Cobb, que faz participação em Law & Order das temporadas 8 a 13.

Principais curiosidades 

Mas O Exorcista (1973) não é só famoso por ser o primeiro longa-metragem do gênero de terror a ganhar o Oscar de “Melhor Filme”, como também é reconhecido pelos eventos que ocorreram em meio às gravações, que envolvem até a chamar um padre para abençoar o set.

Fonte/Reprodução: YouTube.

O grito agonizante de Chris MacNeil

Na cena em que a mãe de Regan é arremessada ao chão, o grito de dor não foi só atuação. Ao cair ao chão, Burtyn sofreu uma lesão permanente na coluna vertebral, sendo levada as pressas para o hospital logo em seguida.

Quando a vida imita a arte

Durante a realização do filme, uma sequência de mortes envolvendo o elenco e parentes próximos assombrou a equipe. Nove pessoas ligadas ao filme morreram, como o segurança do set, o especialista em efeitos especiais, os atores Jack MacGroran, que interpretava o Padre Dennings e Vasiliki Maliaros, que interpretava a mãe do Padre Karras.

A benção

Depois diversos eventos, Willian, o diretor consultava o Reverendo Thomas Birmingham a fim de convencê-lo a exorcizar o set de filmagens. Mas o reverendo recusou todos os pedidos pensando na saúde mental do elenco, realizando bençãos no lugar.

A temida voz

Apesar de Linda Blair, a protagonista, realizar a boz do demônio durante todas as gravações, William optou por substituir a voz pela de Mercedes McCambridge, que para realizar a voz icônica preparou a garganta tomando álcool, fumando cigarros e comendo ovos crus. Infelizmente sua voz não foi creditada e a atriz processou a Warner Bros. pelo ocorrido.

Sabe aquele som que causam um frio na espinha? Esses sons macabros que mencionavam indiretamente o demônio foram realizados por meio de uma mixagem de gritos de porco.

Críticas ao filme O Exorcista (1973)

Desde o trailer, que teve que ser modificado por ser considerado perturbador, o filme foi criticado por exibir cenas controversas e tenebrosas, enquanto o público discordava e levou a arrecadar mais de 400 milhões de dólares de bilheteria.

Fonte/Reprodução: YouTube.

Apesar do filme ser amplamente criticado de forma positiva pelos fãs e espectadores da época, o filme foi brutalmente reprovado por diversos jornalistas e críticos do cinema com sua estreia.

Onde assistir ao filme?

O lendário filme O Exorcista (1973) pode ser assistido mediante taxas no site oficial do YouTube ou por meio dos canais de streaming Apple TV, Max, Prime Video e Google Play Filmes.

Apesar de não ser um filme com efeitos visuais e com a qualidade que estamos acostumados, o filme foi e continua sendo uma obra-prima e inspiração para atuais filmes e séries. Para conhecer mais curiosidades sobre filmes e séries de todos os gêneros, continue navegando pelo Citou Filmes e escolha o seu próximo play.

Posts Relacionados