O Menu é um filme de terror distribuído pela 20th Century Studios. Ele estreou oficialmente no dia 1 de dezembro de 2022. O Menu não chama atenção apenas pelo enredo, mas também por seu elenco de peso, com os atores Anya Taylor-Joy, Nicholas Hoult, Hong Chau, Ralph Fiennes, entre outros.
Assim, se você ainda está em dúvida sobre assistir ao filme, confira nosso conteúdo com as principais informações sobre esse longa comentadíssimo, tanto pela crítica quanto público geral, confira!
Sobre o que fala o filme O Menu?
No filme O Menu (2022), um simples casal resolve realizar uma viagem para uma ilha distante, na intenção de conhecer um badalado restaurante conhecido por servir um menu misterioso aos seus clientes. Porém, o que parece uma simples aventura em casal, torna-se uma experiência amedrontadora e de momentos de tensão.
O Menu trata-se de um filme de terror com duração de 106 minutos. Em sua direção está Mark Mylod, diretor conhecido também pela direção de alguns episódios das séries Succession, Entourage e Game Of Thrones. Ao todo foram gastos US $30 milhões para a produção do longa.
Análise/Crítica do filme O Menu: É tudo isso mesmo?
O Menu não é um filme somente do gênero de terror. Ele também utiliza boas doses de comédia e suspense em uma medida satisfatória para o seu público. No início da história, a tensão já é logo sentida, é possível reconhecer rapidamente que algo está errado no restaurante de O Menu.
Além da tensão no ar enquanto a história avança, é possível sentir também uma crítica à burguesia atual construída por Mylod. É essa crítica sutil que torna O Menu um filme irônico. Todos dentro do restaurante fazem parte dessa classe social e por isso são retratados como egoístas que só ligam para suas próprias vontades.
Em geral, O Menu é um filme com muitos detalhes que não passam despercebidos pelo público. Esses detalhes são responsáveis por uma trama bastante envolvente. Além disso, os personagens são bem construídos. Também há acertos no quesito cenografia e fotografia. A escolha foi por elementos em tons escuros para a construção de um ar misterioso.
O filme cumpre o que promete do início ao fim! Por isso, é algo que vale a pena assistir. A trama é envolvente, ideal para quem gosta de filmes do estilo “final girl”, com tensão e mortes. A escolha dos atores também é algo que merece destaque, todos entregam uma belíssima atuação.
Como o filme está sendo recebido pela crítica?
O filme está sendo bem recebido pela crítica mundial. Por mais que não seja algo considerado extremamente surpreendente, O Menu já recebeu notas altas em diversos aspectos do filme, principalmente sobre as atuações e construção de seus personagens.
O público também respondeu muito bem a estreia desse filme. No Letterboxd, uma das maiores redes sociais sobre filmes do mundo, a nota recebida foi de 3,8/5. Uma nota considerada alta para o site. Já no IMDb, a nota atualmente está em 7,5/10.
Personagens do filme O Menu
Ao todo, são 8 personagens que merecem destaque no filme O Menu. Anya Taylor-Joy está no papel de Margot, considerada a peça central de todo o filme. Ralph Fiennes também faz um excelente trabalho na pele do Chef excêntrico Slowik. Nicholas Hoult, conhecido por atuar em Tolkien (2019), Equals (2015) e a série Skins (2007), cumpre o seu papel como Tyler.
Além deles, também temos Hong Chau como a personagem Elsa, Janet McTeer como Lilian Bloom, Reed Birney interpretando Richard, Paul Adelstein como Ted e Judith Light no papel de Anne.
Lista de filmes semelhantes
Para quem já se deliciou com o filme O Menu e pretende permanecer no mesmo estilo de filme, separamos uma lista de 4 excelentes filmes semelhantes. Confira a seguir:
Fresh (2022)
Lançado também em 2022, Fresh é um suspense com uma pitada de comédia. Dirigido por Mimi Cave, o filme conta a história da jovem que está em um momento muito frustrante no quesito relações.
Por isso, a jovem aceita sair com um estranho que conheceu em um supermercado local. Após o bom encontro, ela resolve aceitar passar o fim de semana com ele, porém descobre um segredo apavorante de seu novo amigo.
Burnt (2015)
Burnt, também conhecido como “Pegando Fogo” no Brasil, é um filme de 2015 dirigido por John Wells. Esse filme conta a história do chefe de cozinha Adam Jones, que viu sua respeitada carreira em Paris ser denominada por seu vício em drogas e álcool. Assim, ele resolve dar um ponto final em sua vida em Paris e parte para Londres, onde deseja se reconstruir.
Midsommar (2019)
Em Midsommar, a personagem Dani sofre um duro baque da vida após vivenciar uma triste tragédia em sua família. Por esse motivo, resolve descobrir novos ares em uma comunidade isolada na Suécia, junto de seu namorado e amigos. Porém, logo descobrem que todos nessa comunidade carregam interesses bizarros em seus convidados.
Pig (2021)
Dirigido por Michael Sarnoski, Pif retrata a vida de um homem solitário que vive com sua porca em uma cabana isolada. Em uma noite, a porca é roubada e o homem se vê perturbado por fantasmas do passado. Assim, ele parte em uma busca incansável por seu animal de estimação.
Para quem tem o interesse de assistir O Menu e outros filmes da lista de produções semelhantes, a trama já está disponível no catálogo do Star+, serviço de streaming por assinatura.