Você já escutou sobre uma série nova no seu grupo de amigos, e ficou perguntando “o que é uma série?” “qual série?”. Por mais que seja um termo bem popular atualmente, muitas pessoas não sabem o que significa série, ou como diferenciar de outros formatos de produções, por exemplo.
Até mesmo os gêneros delas são bem variáveis e se adéquam a gostos distintos. Se você ainda não assistiu a uma série, calma! Você só não encontrou ainda a série certa para você. Venha comigo, que eu vou te contar o que é uma série e as curiosidades que você ainda não sabe relacionadas a ela!
O que é uma série?
É uma obra audiovisual composta por uma sequência de episódios e temporadas. Nesses episódios é construída uma narrativa, na qual acompanhamos um grupo de personagens.
Apesar de também possuir início, meio e final dos acontecimentos, ao contrário de filmes, que dura em média de 2 horas, a série apresenta episódios que variam de 25 minutos a 1 hora (ou mais). Existem séries que um mesmo arco narrativo perpassa por todos os episódios e para entender o segundo episódio, você precisa ter assistido o anterior e assim sucessivamente. No entanto, existem séries chamadas de antológicas.
O que é uma série antológica? São as que apresentam uma história com início, meio e fim por episódio. Nesse caso, não importa a ordem que você veja os episódios, pois as histórias dentro deles não irão se relacionar.
O que é preciso para fazer uma série?
Agora que já definimos O que é uma série, vamos entender como é feita.
Uma série nasce ao ser escrita por um autor (ou roteirista), ou mesmo um grupo deles. A qual deve ser escrita para um público específico e pertencer a um nicho, por exemplo, Friends que é de comédia.
A história é pensada para gerar conexão e contar uma história que prenda atenção desse público alvo até o fim de cada episódio. Com o roteiro pronto, é necessário fazer parceria com alguma produtora ou empresa que atua nessa área de produção de séries.
Provavelmente, terá uma análise prévia e, se for aprovada, começará a produção. Para concretizar a série, é preciso de toda uma equipe artística para dar vida aos personagens, cenário, gravações, figurino e muito mais. A equipe trabalha conjuntamente durante meses, gravando cena por cena, que são orientadas por um diretor ou diretora e, ao final, passam por edição de imagem e som, até que seja finaliza.
Quais são os tipos de gênero das séries
Existem várias opções de gêneros como: drama, ação, fantasia, comédia, crime, suspense, terror, aventura, policial e muito mais. Cada uma é criada para atingir pessoas que já gostam de um gênero em especial, umas são inspiradas em livros e acontecimentos da vida real.
Existem também subgêneros que integram um ou mais gêneros, abrangendo seu público. A exemplo de comédia romântica, suspense cômico, entre outros.
O que difere uma série de um seriado?
O que é uma série, diferente de um seriado? Enquanto a série possui uma história contínua onde os episódios se complementam, o seriado é diferente. Permanece com as mesmas pessoas do elenco, porém um episódio não precisa do outro para fazer sentido. Ou seja, a série é parecida com uma novela.
Quais os tipos de séries que o público mais adora?
Depende. O que é uma série de sucesso? Cada história é direcionada para um público específico. Uma pessoa que gosta de série policial, pode gostar de uma de comédia ou não. Há variáveis no trajeto. O ideal é focar em um nicho, para atingir as pessoas certas e aumentar a chance de obter sucesso.
Mas, há alguns elementos que atraem as pessoas e fazem com que elas fiquem até o fim, como: uma boa capa, bons personagens, marketing direcionado para as pessoas certas, história contada com detalhes e que gera curiosidade no fim de cada episódio.
Além da identificação, as pessoas gostam de assistir histórias de superação, desvendar mistérios e descobrir quem irá ganhar uma batalha.
Se quiser os tipos de séries mais adoradas, basta ver a pontuação de cada uma delas e quais delas possuem mais temporadas. Já que as séries renovadas são aquelas que fazem sucesso entre o público.
Uma resposta