o que levou atrizes como reese weterspoon e nicole kidman a abrirem suas produtoras de cinema

O que levou atrizes como Reese Weterspoon e Nicole Kidman a abrirem suas produtoras de cinema?

Sumário

Em uma indústria dominada por homens, que descartam atrizes que passam dos 35 anos, personalidades como Reese Witherspoon e Nicole Kidman decidam se tornar produtoras de cinema

Neste artigo, você irá conhecer a trajetória das duas atrizes, os seus motivos para abrirem suas próprias companhias produtoras de cinema e alguns casos de machismo observados cotidianamente na indústria.

Quem é Reese Witherspoon?

Laura Jeanne Reese Witherspoon é uma atriz e produtora de cinema norte-americana com uma das carreiras mais bem-sucedidas de Hollywood. Seu trabalho resultou em diversos prêmios, incluindo um Oscar, além de ter lhe proporcionado uma fortuna estimada pela Forbes em U$400 milhões, tornando-a uma das atrizes e produtoras de cinema mais bem pagas do mundo.

quem e reese witherspoon
Fonte/Reprodução: Wikipedia.

Sua carreira começou quando adolescente, com seu primeiro papel no filme “No Mundo da Lua”. A partir disso, a atriz conseguiu cada vez mais papéis de destaque, sendo um destes no filme “Segundas Intenções”, que a tornou uma das grandes atrizes dos anos 90.

Esse trabalho fez com que Reese recebesse o papel de Elle Woods no filme “Legalmente Loira”, seu maior sucesso. Após isso, a atriz atuou como June Carter Cash no filme “Johnny & June” e venceu o Oscar de Melhor Atriz pelo papel.

Quem é Nicole Kidman?

Nicole Mary Kidman é uma atriz e produtora de ascendência norte-americana e australiana. A atriz é conhecida por diversos papéis de destaques e, assim como Reese Witherspoon, também recebeu diversos prêmios, incluindo um Oscar. Nicole é constantemente listada como uma das produtoras de cinema e atrizes mais bem pagas da indústria. 

quem e nicole kidman
Fonte/Reprodução: wikipedia.

A atriz iniciou sua carreira na Austrália em 1983, mas seus grandes sucessos vieram alguns anos depois, entre 1989 e 1990, com os filmes “Terror a Bordo” e “Dias de Trovão”. A atriz ganhou ainda mais reconhecimento com seus papéis em “Batman: Eternamente”, “De Olhos Bem Fechados” e “Moulin Rouge — Amor em Vermelho”, e em 2002 venceu o Oscar de Melhor Atriz pelo filme “As Horas”, no qual interpresa a poetisa Virginia Woolf.

Por que ambas abriram suas próprias produtoras de cinema?

Ambas as atrizes fundaram as suas respectivas produtoras de cinema, a Hello Sunshine (Witherspoon) e a Blossom Films (Kidman) com um objetivo em comum: valorizar as experiências e as histórias das mulheres, dando voz a elas e as empoderando. 

Witherspoon mencionou que gostaria de ver projetos com mulheres fortes, porque sentia que era algo que estava em falta na indústria do cinema. Além disso, ambas as produtoras relataram a dificuldade de conseguir trabalho como atrizes após “envelhecerem”, em Hollywood, sendo delegadas apenas a papéis sem importância após os 35 anos.

por que ambas abriram suas proprias produtoras de cinema
Fonte/Reprodução: original.

Algumas produções da Hello Sunshine incluem “Garota Exemplar”, “Belas e Perseguidas” e “Um Lugar Bem Longe Daqui”, além da popular série “Daisy Jones & The Six” (2023). Já as produções da Blossom Films incluem “Reencontrando a Felicidade”, “Monte Carlo” e “Desafiando a Arte”, e as populares séries HBO “The Undoing” e “Amor e Morte”. As duas produtoras de cinema também já atuaram juntas na aclamada série “Big Little Lies”.

Casos de machismo na indústria do cinema

Entre os vários casos de machismo na indústria da sétima arte, podemos citar o de Harvey Weinstein, um ex-produtor que co-fundou uma das maiores produtoras de cinema da história, The Weinstein Company.

O produtor foi acusado de estupro e agressão por diversas mulheres da indústria em 2017, o que deu início a um movimento de denúncias de assédio e abuso sexual chamado de #MeToo. Weinstein foi condenado no ano seguinte e está preso até hoje. No entanto, casos de violência contra as mulheres ainda são relatados ocasionalmente, impactando o cenário hollywoodiano.

Podemos concluir que, mesmo a indústria ainda sendo dominada por homens, as coisas estão felizmente mudando para melhor, ainda que lentamente, com as mulheres ganhando cada vez mais destaque e fazendo as suas vozes serem ouvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados