No dia 10 de abril de 2024, a Amazon Prime lançou Fallout, série de drama e ação pós-apocalíptica que adapta a franquia de jogos de RPG de mesmo nome iniciada no ano de 1997 pela Interplay e que atualmente é propriedade intelectual da Bethesda.
Fallout é uma franquia bem grande e com uma vasta história sobre seu universo, separamos algumas coisas que você precisa saber sobre o futuro pós-apocalíptico deste mundo retrofuturista antes de se aventurar pelos ermos da série.
O que provocou a guerra em Fallout?
O principal causador da guerra em Fallout foi a escassez do petróleo no mundo iniciada no ano de 2050. Essa falta de combustível fóssil levou a Europa entrar em conflito com o Oriente Médio devido ao preço de exportação do produto no ano de 2052. Este confronto não só devastou essas duas regiões como foi o responsável em dissolver a ONU e fazer os Estados Unidos, dono das últimas reservas de petróleo no Alasca, fechar suas fronteiras.
Com o mundo já em colapso, e os Estados Unidos realizou uma exploração unilateral das reservas de petróleo, com isso as tensões políticas se intensificaram devido recusas de negociações diplomáticas. A China (grande potência mundial rival dos EUA no universo de Fallout), invadiu o Alasca no ano de 2066 para tomar parte das reservas, o que iniciou a Guerra dos Recursos.
A resposta dos Estados Unidos foi imediata, e no ano de 2074, os americanos realizaram uma incursão à China para que a pressão das forças chinesas fosse menor no estado norte-americano. E no ano de 2076, os estadunidenses se anexaram ao Canadá em seu território para possuírem uma melhor defesa no front. Essa anexação foi fortemente criticada devido ao uso extremo de violência dos militares contra civis.
Em janeiro de 2077, com o uso das Power Armors, os estadunidenses retomaram a cidade de Anchorage, obrigando as tropas chinesas a recuar, o que deu um fim à Guerra dos Recursos.
Por mais que o conflito armado tivesse acabado, as tensões políticas entre Estados Unidos e China ainda continuavam devido a problemas diplomáticos entre os dois países, e o medo de uma guerra nuclear era iminente. No dia 23 de outubro de 2077, alguém iniciou o lançamento de mísseis nucleares, o que resultou em outros países com poder bélico nuclear responderem em meio ao pânico com o lançamento de suas armas nucleares, e assim iniciou a Grande Guerra.
A Grande Guerra durou apenas duas horas, bilhões de pessoas morreram e a maior parte do planeta foi destruída. A radiação das bombas combinadas com o Vírus de Evolução Forçada na atmosfera que é microorganismo criado pela empresa West Tek, acidentalmente se espalhou durante o bombardeio, com isso surgiram as mutações que agora povoam a Terra pós-apocalíptica pós Grande Guerra.
O que são os Vaults?
Os vaults são bunkers subterrâneos criados pela empresa Vault-Tec sob ordem do governo dos Estados Unidos para proteger parte da população do país da guerra nuclear que poderia acontecer a qualquer momento. A construção dos Vaults ocorreu entre os anos de 2058 a 2063 e foram feitos 122 abrigos em diferentes regiões do país.
Apesar de 122 vaults terem sido construídos, ao longo da franquia Fallout descobrimos que apenas 17 dos bunkers feitos pela Vault-Tec possuíam o intuito de abrigar as pessoas das bombas nucleares.
Os outros 105 abrigos foram palco dos mais diferentes experimentos científicos e sociais para testar como eles afetam as pessoas, como, por exemplo, o Vault 12 apresentado no primeiro jogo, no qual sua entrada não foi devidamente lacrada para ver os efeitos da radiação, o que resultou na transformação de seus moradores em Ghouls e a fundação da cidade de Necrópolis.
Qual a origem do mascote Vault Boy?
O Vault Boy é o icônico personagem mascote da franquia e dentro do universo dela é o garoto propaganda da Vault-Tec. O personagem foi criado por Leonard Boyarsky e George Almond com inspirações no Rich Uncle Pennybags, de Monopoly, e nos filmes educacionais estadunidenses sobre guerra nuclear do Arquivo Prelinger dos anos 50.
Para contar sobre a origem do Vault Boy dentro do universo de Fallout, precisaremos entrar em um pequeno spoiler da série. Durante um dos flashbacks do personagem Ghoul, é nos revelado que antes da guerra, quando ele era o ator Cooper Howard, ele foi garoto propaganda da Vault-Tec e durante um ensaio fotográfico, o astro fez a icônica pose do joinha acompanhado com um sorriso que se tornou a marca registrada do mascote da empresa.
O mundo pós-apocalíptico de Fallout
Apesar de hostil e tomado pela radiação, os seres humanos e outras formas de vida sobreviveram nos ermos (wasteland em inglês), ao longo de toda franquia vemos que a vida conseguiu prevalecer neste mundo pós-apocalíptico, com animais e plantas mutantes, humanos, super mutantes e ghouls.

Não só sobreviveram como ainda tentam reerguer a sociedade através de pequenas comunidades ou até mesmo grandes cidades construídas em meio a todo aquele cenário de destruição, como a cidade de New Vegas.
Algo bastante comum no mundo pós-apocalíptico de Fallout é a existência de diferentes facções lutando pelos seus ideais e a sua visão de como reconstruir a sociedade. Entre os grupos mais famosos da franquia estão a Irmandade do Aço e o Enclave, que estão presentes desde os primeiros jogos. E a NCR e a Legião de César, apresentados em Fallout New Vegas.
Isso foi apenas um breve resumo sobre o universo de Fallout para você conhecer mais sobre ele antes de assistir à série, porém cada jogo enriquece mais a história deste mundo. Os 8 episódios da primeira temporada da adaptação já estão disponíveis na Amazon Prime Video. E se possui interesse em ficar por dentro de outras adaptações de jogos, fique de olho na Citou Filmes que vamos cobrir outros lançamentos.