Em vida religiosa, todos se pegam refletindo diante de ações e pensamentos morais e sociais, se isso serve de enriquecimento para nossa fé. E, agora, com as tão populares séries, isso não seria diferente na vida do fiel, trata-se de um tópico muito turvo. Então, é pecado assistir séries? Para responder essa pergunta, encontramos com especialistas da religião que podem ajudar a entender melhor.
O que dizem os padres sobre assistir séries?
Em consulta ao padre Braz Ricardo, de Santa Catarina, foi perguntada a opinião dele acerca do assunto e, segundo o religioso: “Em todo caso, tudo o que leva ao pecado deve ser evitado. Assistir, em si, não é pecado”.
De acordo com o padre João Carlos de Melo, de Cotia: “Assistir a séries não é pecado. Se a pessoa assiste algo e confabula com o que consumiu para a prática do mal, isso seria considerado pecado. Então, não é o que ele assiste que torna o ato em profanação. A pessoa tem que fazer a filtragem do que ele está assistindo. Deus é liberdade, a escolha é pessoal de cada um de nós e a pessoa arca com as suas escolhas.”. Logo, o fato de assistir não é pecado, mas é preciso ter o cuidado ao selecionar o que você assiste, caso queira desviar de assuntos desvirtuados. E outros pensadores da teologia, como encaram a situação?
O que dizem os líderes religiosos sobre assistir séries?
Vários líderes religiosos e pensadores teológicos têm uma opinião quase unânime sobre o assunto tão questionável: Não, não é pecado assistir séries. Os pensadores acreditam que existem séries que seguem assuntos e ensinamentos ligados ao que Deus prega, porém, existem outras que podem afastar as pessoas de tais valores. Por isso, a escolha deverá vir do fiel que consumirá tal produto e produção.
Mesmo que seja uma série que não se relaciona com os valores e ideais sobre religião, ela pode ser apreciada.
É importante saber o que você deseja consumir e como isso pode afetar (de maneira positiva ou negativa) a sua fé, sabendo separar o que é ficção do que é realidade.
As séries são pecaminosas?
Se uma série pode mexer com a crença, isso faz dela pecaminosa? Isso se resume em uma pequena palavra: Não. Nesse mundo e nessa época de ascensão, com vários seriados e plataformas de streamings, como HBO MAX e Netflix, é possível ver uma variedade de histórias e temas que nos levam a refletir e questionar sobre determinado assunto.
O importante é ter ciência que, quando uma pessoa assiste algo que não está de acordo com os ideais religiosos dela, isso não a torna uma pecadora, é necessário entender que se trata apenas de entretenimento.
Conclusão – O que devemos pensar sobre assistir séries?
Consequentemente, ao assistir um seriado, você deve ter sua mente limpa e não ter medo de entrar em um caminho pecaminoso.
Não há problema em se entreter com séries que não estão na mesma sintonia religiosa que seus pensamentos. O pecado está em cometer atos profanos, ter sensações e interiorizar lições que a fé tem como princípio evitar. Caso sejam gerados conflito e desconforto ao assistir uma série, porque não esta de acordo com sua convicção religiosa, é só não assistir e ir fazer outra coisa que dignifique.
Deus nos deu o livre-arbítrio, exatamente, para decidirmos o que fazer a respeito de qualquer assunto na nossa vida. Cabe a você escolher o que quer, precisa e o que edificará os diversos caminhos que sua vida pode tomar. E também, não julgar como pecado algo que seja contra sua crença. E curta uma boa série de vez em quando!
Respostas de 2