O catálogo da Netflix é algo que muda praticamente todo mês. Talvez já lhe tenha acontecido de ir procurar uma determinada série ou filme e ele ter sido retirado do catálogo da Netflix. Isso é sem dúvidas uma situação frustrante e pode acabar lhe deixando confuso, se perguntando por que a sua série ou filme favorito foi retirado do catálogo da Netflix.
Mas na verdade, existem algumas situações que podem fazer com que a transmissão seja removida. Por isso, vamos ver por que o catálogo da Netflix é constantemente alterado e como as produções são escolhidas e incluídas no catálogo.
Como é selecionado o catálogo da Netflix?
Segundo a própria Netflix, existem alguns critérios para definir o catálogo. Um dos pontos mais importantes é a popularidade da transmissão. Sendo assim, se algum filme ou série estiver sendo muito comentado no momento, a Netflix provavelmente irá tentar adicioná-lo ao seu catálogo.
Mas além disso, outras coisas também são levadas em conta. A Netflix também faz uma avaliação da qualidade da transmissão, e verifica coisas como o preço e também a disponibilidade do conteúdo. Feito isso, a Netflix opta por tentar ou não adicionar determinada produção ao seu catálogo.
Como funciona a inclusão de um título no catálogo da Netflix?
Primeiro é verificado quem é que detém atualmente os direitos de determinado conteúdo, pois caso outra plataforma tenha os direitos exclusivos da transmissão, a Netflix não pode fazer nada para incluí-la no seu catálogo.
Se nenhuma outra plataforma tiver os direitos do filme ou série em questão, a Netflix irá verificar se os direitos foram postos à venda ou não pelo detentor do conteúdo. Caso estejam à venda, a Netflix inicia a negociação para adicionar ao seu catálogo a transmissão.
Mas enquanto algumas séries são adicionadas, outras são removidas do catálogo da Netflix. Vamos entender por quê isso acontece.
Por que algumas séries saem do catálogo da Netflix?
Existe todo um processo contratual para que determinada transmissão entre e continue no catálogo da Netflix. Os filmes e séries da Netflix são adicionados por contratos de licenciamento, que possuem uma data determinada para chegar ao fim. Se o contrato não for renovado, a transmissão então é retirada do catálogo da Netflix.
Sendo assim, quando esses contratos chegam ao fim, a Netflix deve decidir se irá ou não renovar o contrato para continuar tendo a transmissão em seu catálogo. Para isso, é necessário que os direitos da transmissão ainda estejam disponíveis.
Além disso, a Netflix também avalia a popularidade da transmissão no momento, pois não vale a pena manter em seu catálogo algo que poucas pessoas estejam assistindo. O preço exigido pelo detentor dos direitos é outra razão que pode acabar influenciando na renovação do contrato.
Mas além das produções feitas por outros estúdios, a Netflix também possui em seu catálogo séries e filmes produzidos originalmente. Será que eles também podem ser retirados do catálogo da Netflix?
As produções originais saem do catálogo da Netflix?
Ultimamente algumas séries produzidas originalmente pela Netflix ganharam grande notoriedade. Podemos citar Stranger Things, La Casa de Papel, Round 6, Orange The New Black ou Lúcifer. Essas séries recebem o nome de “produções originais”.
Por serem produzidas pela Netflix, essas transmissões não dependem de um contrato de licenciamento para continuarem no catálogo da Netflix. Sendo assim, essas produções sempre estarão lá, a menos que a Netflix desista de transmiti-las, o que é bem difícil de acontecer.
Portanto, se acontecer de algum filme ou série que você goste ser retirado do catálogo da Netflix, você agora irá saber o porquê isso aconteceu.
Uma resposta