Quais as 15 séries com protagonistas femininas fortes?

1

Frequentemente personagens da ficção servem de inspiração para a vida real e as séries com protagonistas femininas fortes são excelentes exemplos, já que mostram conquistas possíveis para as mulheres, na sociedade e na família, que refletem em si mesmas.

Por um bom tempo víamos apenas homens bem sucedidos retratados em séries, já que eles dominavam a indústria. No entanto, muitas mulheres, cineastas e roteiristas de TV e seriados para o streaming, estão em ascensão. Assim, as produções tendem a valorizar o empoderamento feminino e proporcionar a discussão acerca de diversas questões sociais a partir do olhar e de realidades femininas.

Então vamos conhecer algumas séries que retratam protagonistas realistas, demonstrando sua força, garra e poder dentro da sociedade.

Qual a mensagem que as séries com protagonistas femininas fortes passam?

Da comédia ao drama, encontramos séries com mulheres no papel principal em frente a desafios da maternidade, do emprego e carreira, e lutas sociais, sendo, no geral, baseada na desigualdade de gênero.

A maioria das séries com protagonistas femininas fortes contam histórias difíceis, porém cativantes. Como a série épica The Crown, sobre a rainha Elizabeth que teve de assumir o trono ainda bem jovem. Ou também, The Handmaid’s Tale, sobre uma constante luta contra a opressão teocrática e patriarcal.

qual a mensagem que as series com protagonistas femininas fortes passam
Fonte/Reprodução: original.

Por outro lado, há séries sobre mulheres fortes que tiveram uma história mais divertida, como, por exemplo, em Parks and Recreation e Unbreakable Kimmy Schmidt.

De todo modo, é certo que séries com protagonistas fortes são conhecidas por quebrar tabus e desconstruir padrões, criando representatividade para as diversas espectadoras que as consomem.

Qual a importância de assistir séries com esse tema?

Se antes as mulheres eram vistas com menos oportunidades, agora os filmes e séries com protagonistas fortes provam como elas devem participar mais da sociedade, devido a tudo que contribuem para esta.

Assim como, essas histórias podem mudar vidas, pois, meninas, adolescentes e mulheres de meia-idade conseguem se identificar e se sentir representadas por elas. Então, séries com mulheres fortes estimulam elas a entenderem que podem ir além na busca por seu lugar na sociedade.

Mas todos devem assistir e aproveitar essas narrativas impactantes. Logo, fica a importância de que séries com protagonistas fortes também inspiram homens, seja na vida com sua parceira ou alguém da família, seja na vida pessoal.

Quais plataformas de streaming possuem séries com protagonistas femininas fortes?

Finalmente, nossas grandes heroínas tomaram espaço nas plataformas como Netflix, GloboPlay, Star Plus, Prime Video, Hulu, Disney Plus, e por aí vai.

A representatividade feminina está alta. Hollywood e streamings agora estão cada vez mais fazendo séries com personagens femininas fortes e não com o estereótipo da donzela que precisa ser salva. Muitas dessas histórias são contadas por mulheres (roteiristas e diretoras), o que amplia e diversifica as narrativas.

Qual séries com protagonistas femininas fortes participaram de premiações?

Quando o assunto é premiação, elas também aparecem, mas ainda há muito a conquistar. Apesar de o Emmy Awards ter premiado mais homens que mulheres, os últimos anos tivemos um crescimento nas indicações para séries com protagonistas femininas fortes.

Séries como Euphoria, The Marvelous Mrs. Maisel, Mare of Eastown, O Gambito da Rainha, e outras já participaram, mesmo que tenha sido na categoria de série limitada.

Quais ganharam?

As séries com protagonistas femininas fortes que já levaram prêmio de Melhor Série, Melhor Atriz, Roteiros e outros aspectos, são:

  • The Crown;
  • Hacks;
  • Mare of Easttown;
  • Euphoria;
  • Maravilhosa Sra. Maisel;
  • O Gambito da Rainha;
  • Fleabag;
  • The Handmaid’s Tale;
  • Orange is The New Black;
  • Big Little Lies;
  • Killing Eve
  • Veep.

Destas, The Crown ganha por mais indicações e mais prêmios do Emmy e Globo de Ouro, os principais a celebrarem séries e minisséries.

Quais as 15 séries com protagonistas femininas fortes

A seguir, selecionamos 15 séries com mulheres fortes no centro da história, de variados gêneros, com temporadas em produção ou que já foram encerradas, mas que ainda estão com tudo nos streamings.

1. The Crown

A história da rainha Elizabeth II é contada a partir de sua coroação, com apenas 25 anos. Mesmo sendo parte da família real britânica, essa personagem da vida real teve seus dilemas, principalmente no casamento.

Recordista nas premiações do seu gênero, The Crown é uma das produções mais caras da Netflix. Ela merece estar entre as séries com protagonistas femininas fortes, particularmente pela grande atuação de Claire Foy nas primeiras temporadas, bem como da atriz Olivia Colman que a sucedeu.

No elenco ainda contamos com Emma Corrin (ganhou Globo de Ouro por interpretar a Princesa Diana), Vanessa Kirby como a irmã da rainha, Tobias Menezes e Matt Smith como marido da rainha.

Onde assistir The Crown: as 5 temporadas e mais uma temporada final em andamento estão disponíveis só na Netflix.

2. As Telefonistas

Uma história ambientada na Espanha da década de 1920, onde telefonistas se aventuram em espionagens, paixões e a luta para serem respeitadas na sociedade. Das séries com protagonistas femininas fortes, aqui podemos contar não apenas com uma, mas quatro mulheres determinadas. 

O ponto alto de As Telefonistas é, aliás, mostrar como a mulher pode decidir seu próprio destino. As 5 temporadas de As Telefonistas estão na Netflix.

3. Pequenos Incêndios Por Toda Parte

Baseado no livro de Celeste Ng, “Little Fires Everywhere”, como é intitulada originalmente, compreende uma trama familiar interessante. Protagonizado por duas mulheres incríveis, Kerry Washington e Reese Witherspoon, a história se desenvolve quando Mia e sua filha se mudam para um bairro rico. Vindas de outra realidade social, elas conhecem a família Richardson.

A série possui diversos episódios com abordagem sobre racismo e diferenças sociais, que também estão no livro.

Pequenos Incêndios Por Toda Parte, com 1 temporada, pode ser vista na Prime Video.

4. How To Get Away With Murder

Se você é fã da Viola Davis, a primeira mulher negra a ganhar os 4 prêmios mais importantes para quem atua, irá se surpreender mais uma vez com seu papel de uma advogada criminalista que dá aula para universitários.

Annalise Keating é certamente um exemplo entre as séries com protagonistas femininas fortes, uma vez que sua inteligência e empoderamento na tela prendem nossa atenção, e não apenas a descoberta de um novo assassino.

Como Defender Um Assassino, de 2014, está disponível na Netflix, com 6 temporadas.

5. Veep

Uma das séries com protagonistas femininas fortes mais premiadas que você não verá igual. Isso ocorre porque Veep tem no centro a personagem hilária de Selina Meyer (Julia Louis-Dreyfus).

Ela é simplesmente a vice-presidente dos Estados Unidos na trama, e passa por diversas situações distintas, que mostram como ela é tratada nos meandros da política estadunidense, que parecem até piadas. 

Selina está a todo vapor para controlar sua vida pública e privada, nessa produção que iniciou em 2012 e ainda é atualíssima ao retratar mulheres fortes em suas carreiras. Veep tem 7 temporadas, todas disponíveis na HBO Max.

6. Fleabag

De séries com protagonistas femininas fortes que nos fazem rir e chorar, outra na lista é Fleabag, que disparou em 2016 e é muito assistida até hoje.

Com a atriz premiada Phoebe Waller Bridge, que também desenvolveu e dirigiu a série, nos envolvemos nessa comédia dramática incrível sobre uma jovem que acaba de perder a amiga e se apaixona por um padre.

Mas a série é perfeita para descrever o que a personagem realmente sente em seus relacionamentos complexos, com diálogos diretos ao espectador, permeando questões relacionadas a luto, solidão e dinâmicas de relacionamentos diversos. Assista Fleabag na Prime Video, você não vai se arrepender!

7. Coisa Mais Linda

Uma série brasileira, que vivem em plena cidade de São Paulo dos anos 1950, precisa ser incluída nas séries com protagonistas femininas fortes.

Nesta obra de época, Malu (interpretada por Maria Casadevall) tem a vida revirada após seu marido desaparecer com todo seu dinheiro. Mas a beleza da vida continua mesmo com as imposições, ao conhecer uma escritora (Mel Lisboa) e uma cantora (Pathy Dejesus).

Esta série charmosa chamada Coisa Mais Linda é um original Netflix, disponível no streaming com 2 temporadas.

8. The Handmaid’s Tale (O Conto da Aia)

Pediu séries com protagonistas femininas fortes em um futuro distópico? Em The Handmaid’s Tale (originada do livro O Conto da Aia), acompanhamos o drama de absurdos vividos por June, interpretada pela premiada e incrível atriz Elizabeth Moss.

Após um atentado terrorista, a sociedade dessa história é transformada com a instauração de uma facção católica que coloca as mulheres férteis em um regime opressor, em que são obrigadas a reproduzirem os filhos dos poderosos, e trazer a paz de volta.

Além da atuação magnífica de Moss, a trama é recheada de cenas impactantes e um enredo que prende nossa atenção até o fim de cada episódio.

The Handmaid’s Tale tem 5 temporadas e é um sucesso, estando disponível na GloboPlay, Paramount+, Star Plus e Prime Video.

9. The Marvelous Mrs. Maisel

Mais uma premiada série com protagonista forte. Desta vez, com a história de uma jovem, nos anos 1950, que aparentemente tem a vida perfeita com o marido em Nova York. Mas, por conta de um certo episódio, Midge (Rachel Brosnahan, vencedora do Emmy) precisa se virar com o que sabe fazer de melhor, mas que ninguém sabia até então: ser comediante.

The Marvelous Mrs Maisel, ou simplesmente A Maravilhosa Sra. Maisel, é uma produção original da Amazon Prime Video e pode ser assistida nesta plataforma.

10. Anne With an E

Devemos lembrar que as séries com protagonistas femininas fortes também falam das mais novas. Em Anne With an E, conhecemos a doce Anne que é uma adolescente à frente do seu tempo.

Mesmo sendo órfã, Anne vive um dia de cada vez, cultivando pequenas felicidades na pequena Green Gables. Esta é uma adaptação recente de Anne of Green Gables, um clássico juvenil que encantou muita gente, mas que infelizmente não foi continuada.

Mas as 3 temporadas de Anne With An E estão com exclusividade na Netflix.

11. Grace e Frankie

Se você olhar bem, mulheres fortes com mais 50, 60, 70 anos são inspiradoras para todos à volta, mas ainda assim nem sempre são retratadas como protagonistas de narrativas impactantes. Porém, na série original Netflix Grace e Frankie, elas conduzem sua própria história! Além disso, mostram que a vida pode ser cômica, não importa em que situação.

Os maridos destas duas antigas rivais revelam-se como um casal e decidem que irão se casar. O que muda a vida delas completamente, e faz com que se aproximem e dividam os dilemas com filhos, netos e ex-maridos.

Grace Frankie tem as indicadas ao Emmy Jane Fonda e Lily Tomlin comandando as 7 temporadas, todas na Netflix.

12. Outlander

Sucesso de crítica e público entre séries com protagonistas femininas fortes que nos inspiram, a épica Outlander consegue fazer sua heroína desbravar seu lugar de destaque entre dois tempos históricos.

A protagonista é Claire, casada com um estudioso no início do século 20. Em uma de suas andanças, se depara com uma pedra escocesa que a leva a 200 anos ao passado. Ela é obrigada a se superar, em uma época totalmente diferente da sua, onde até mesmo um novo romance traça sua viajem no tempo. A série foi adaptada a partir da série de livros da autora Diana Gabaldon.

Originalmente feita para a TV, Outlander e suas 7 temporadas estão disponíveis na Claro Tv, Netflix e Star +.

13. Scandal

Para Olivia, a diretora de imprensa da Casa Branca, tudo está sob controle ao chefiar esse departamento com profissionalismo e elegância. Mas será preciso deixar o cargo para abrir sua própria empresa e lidar com seu passado. 

Scandal traz os bastidores do poder e da vida, e se revela uma ótima trama política, que pode ser assistida no catálogo da Star Plus.

14. Orange is The New Black

Em tempos que o streaming abre mais espaço para as mulheres, podemos contar com Orange is The New Black (OITNB) como uma das séries com protagonistas femininas fortes em todo o elenco.

A série é uma das mais famosas da Netflix e conta o dia a dia de presidiárias após Piper Chapman ser presa por um crime antigo e se unir ao grupo.

Baseada na autobiografia de Piper Kerman, cuja história é a mesma da personagem principal, Orange is The New Black é um conjunto de superação, sororidade feminina e diversidade. OTNB, está na Netflix.

15. Uma Advogada Extraordinária

Por falar em diversidade, sobe na nossa lista de séries com protagonistas femininas fortes o dorama Uma Advogada Extraordinária, por ter em seu enredo uma protagonista coreana autista.

Woo Young-woo estudou e se formou em Direito em uma grande universidade. Ela é contratada por conceituado escritório de advocacia e usa seu olhar brilhante e afiado para defender seus clientes em julgamento. Apesar do QI alto e memória imbatível, a jovem tem problemas ao se socializar, o que lhe traz diversos desafios. 

Você pode conferir a saga de Uma Advogada Extraordinária na Netflix.

Embora poderíamos falar aqui sobre mais séries com protagonistas femininas fortes, fica por aqui nossas indicações. Qual você já assistiu? Comente como cada uma te inspirou e continue a dar seu apoio a produções o tipo!

1 comentário
  1. […] People está disponível na HBO Max em sua primeira temporada. Os 12 episódios duram cerca de 30 minutos e tendem a explicar sobre o […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy