Nem toda série ou filme é ficção e até os casos mais estranhos da realidade podem virar uma das séries baseadas em fatos. Essas séries contam histórias tão surpreendentes ou ultrajantes que nos levam a duvidar que determinados fatos possam ter acontecido, mas a “vida real” não cansa de nos mostrar que pode ser mais absurda do que muita ficção.
Por isso, vamos conhecer quais são as melhores séries que se baseiam em fatos da atualidade.
O que são as séries baseadas em fatos?
As séries baseadas em fatos são, basicamente, produções que contam histórias reais que marcaram de alguma forma a atualidade. Na remontagem da narrativa histórica, alguns detalhes específicos podem ser retirados da produção para que ela não perca o sentido.
Qual o gênero mais comum nas séries baseadas em fatos?
Com toda certeza, o gênero mais comum para esse tema é o de “true crime”, neste gênero uma série passa de “baseada em fatos” para “casos reais”. As séries deste gênero costumam ser de crimes brutais e casos que chocaram uma cidade, país ou até mesmo o mundo.

Apesar disso, séries de diversos gêneros podem ser baseadas em fatos da atualidade, pois dependendo da história que será retratada, a produção pode escolher conduzir o projeto numa perspectiva mais dramática, cômica, de ação ou mesmo terror.
Quais são as séries baseadas em fatos lançadas recentemente?
Confira abaixo, quais são as 3 séries baseadas em fatos lançadas recentemente e onde você pode assistir:
Pacto Brutal
A mais recente de todas, lançada em julho deste ano no HBO MAX, a série que é mais uma do gênero “true crime” conta detalhes sobre o assassinato da atriz Danielle Perez em 1992, cometido por Guilherme de Pádua, um colega de elenco, e sua então esposa Paula Tomaz que planejaram e executaram sua morte.
Inventando Anna
Dinheiro, mentiras e um golpe de deixar a elite de queixo caído. Lançada em fevereiro deste ano, Inventando Anna é uma produção original da Netflix e relata como Ana Delvey convenceu grande parte da elite de Nova York que era uma herdeira alemã de grande porte. Ana aplicou diversos golpes que custeavam sua falsa vida de herdeira e a série dramática mostra como ela poderia ser cativante para quem se aproximava.
The Crown
A produção Netflix, considerada uma das mais caras, também é uma das séries baseadas em fatos. Mas, ao contrário de Pacto Brutal, a série que acompanha os acontecimentos políticos e o casamento da Rainha Elizabeth II tem um pouquinho de ficção nela. A série foi lançada em 2016, já tem quatro temporadas disponíveis e a quinta temporada chega ao streaming em novembro de 2022.
É comum as séries baseadas em fatos terem apenas uma temporada, já que às vezes não é necessário se estender muito para desenvolver a narrativa que partiu de um fato histórico.
Qual série baseada em fatos mais aclamada pela crítica?
Baseada em fatos e considerada uma das mais impactantes da plataforma, Olhos que condenam, da Netflix, é a mais aclamada pela crítica nesta temática. O alvoroço causado por essa série foi tanto que uma grande parte do público reagiu ao seu lançamento nas redes sociais.
A série é sobre 5 meninos da periferia de Nova York de 14 a 16 anos acusados de serem responsáveis por um estupro realizado no Central Park. A série foi lançada em 2019 e ganhou diversas premiações.

Dica extra de “true crime” é a série Conversando com um serial killer – Ted Bundy, Ted usava sua aparência para atrair vítimas e matou aproximadamente 65 mulheres. Outra narrativa contraditória sobre uma relação abusiva entre mãe e filha é The Act, baseada na história de uma mãe que fez com que todos acreditassem que sua filha estava doente para se beneficiar da compaixão alheia, quando, na verdade, ela não estava.
Além dessas, a série Dhamer: um canibal americano, acaba de estrear na Netflix e conta a história do assassino condenado estadunidense que cometia atrocidades terríveis com suas vítimas. Está entre as séries baseadas em fatos e já está gerando bastante polêmica nos ambientes virtuais.
A cada dia mais tem se investido em séries baseadas em fatos, o que mostra que o público aceita bem esse tipo de produção, que conquista cada vez mais espaço no catálogo dos streamings.
Respostas de 2