A Roma antiga é uma temática fascinante que foi e ainda é muito explorada nas telonas do cinema. A grandiosidade e a história dessa civilização antiga proporcionam a possibilidade de criar diversas narrativas épicas.
Todo esse fascínio que temos com essa grande civilização do passado e sua cultura se tornou inspiração para diversas obras cinematográficas. E a Citou Filmes listou para você as obras mais icônicas dessa temática.
O que são filmes sobre Roma Antiga e por que eles fascinam o público?
Filmes sobre Roma Antiga são obras que retratam os períodos do Império ou República Romana. Esses filmes costumam retratar eventos históricos que ocorreram durante aquele período, ou adaptar de forma épica seus mitos e lendas de heróis grandiosos.
Obras que retratam a Roma Antiga fascinam tanto o público por uma série de motivos, como a grandiosidade desta civilização antiga, suas figuras históricas, cultura e religião, guerras e até mesmo todo seu cenário político rodeado por conspirações desde a ascensão até a queda de Roma.
Os filmes mais icônicos sobre Roma Antiga
Durante décadas, a temática da Roma Antiga serviu de inspiração para diversos filmes, e muitos deles se tornaram clássicos atemporais aclamados pela crítica e pelo público. Abaixo, nós separamos os filmes mais icônicos sobre Roma.
Ben-Hur (1959)
No épico dirigido por William Wyler e estrelado por Charlton Heston, Ben-Hur é um mercador judeu, que é acusado e condenado a viver como escravo por Messala, um antigo amigo e líder da legião romana, Ben-Hur tem seu destino alterado quando uma chance de vingança surge a ele.
Gladiador (2000)
Um dos épicos sobre a Roma Antiga mais aclamados nas últimas décadas, em Gladiador, o general Maximus Decimus é a escolha do imperador Marcus Aurelius para herdar o seu trono. A decisão faz com que seu filho, Commodus o assassine e tente matar Maximus, que escapa e assume a identidade de um escravo vendido para lutar como um gladiador.
Spartacus (1960)
No aclamado filme sobre a Roma Antiga, dirigido por Stanley Kubrick, Spartacus é um homem nascido escravo e treinado desde cedo para lutar como um gladiador. Após um duelo em que assassinaram um oponente que Spartacus se recusou a matar, o homem inicia e lidera uma revolta de outros escravos para conseguirem a liberdade.
Júlio César (1953)
No drama histórico “Júlio César”, o Imperador César, é assassinado, pois os senadores que tramaram o plano acreditavam que a ambição do líder o tornaria um tirano. No entanto, Marco Antônio (Marlon Brando) reverte a situação por meio de um discurso, o que obriga os conspiradores a fugir e divide Roma em dois exércitos em meio a um grande conflito político.
A Queda do Império Romano (1964)
Durante o período de expansão geográfica romana, o general Lívio comanda a política de pacificação das fronteiras e a adoção de povos conquistados, proposta pelo imperador Marco Aurélio. Mas Aurélio é morto por seu filho Commodus, que assume o trono e leva Roma para um caos político que inicia a queda da civilização.
A Roma Antiga em outras mídias
Além de filmes, a Roma Antiga foi explorada em outras mídias ao longo dos anos, como, por exemplo, a série “Roma” (2005), que em suas duas temporadas conta a transição da república para o império romano, nos pontos de vista de Júlio César e Augustus, o seu sucessor.
E para aqueles que possuem um interesse em conhecer mais da história da Roma Antiga com uma visão mais histórica e precisa dos seus acontecimentos, diversos documentários sobre a civilização foram lançados ao longo dos anos, entre eles está “Imperium: A Ascensão de Roma” (2016).
Seja mediante documentários que trazem uma versão mais realista dos eventos, ou por grandes obras cinematográficas que nos proporcionam grandes épicos, a Roma Antiga sempre será uma temática atemporal que nos chama atenção pela rica história desse povo e as narrativas que podem ser contadas com ela.