Samuel L. Jackson: O Ator Icônico que Conquistou Hollywood

Samuel L. Jackson é um ator estadunidense nascido na data de 21 de dezembro de 1948, em Washington. O ator cresceu na cidade de Chattanooga, no estado do Tennessee. Estudou Artes Dramáticas na faculdade Morehouse College, em Atlanta, onde foi o cofundador do grupo “Just Us Theater”, e se formou em 1972.

No ano de 1977 Samuel L. Jackson se mudou para Nova York, onde conseguiu algumas participações em obras. O ano de 1991 foi o início da sua imagem como um ator renomado, com sua participação em “Febre da Selva”, de Spike Lee, que lhe rendeu um prêmio no Festival de Cannes. Nos anos seguintes o ator fez grandes projetos, como Jurassic Park e Pulp Fiction, filme pelo qual recebeu um Oscar de melhor ator coadjuvante.

Filmes icônicos com Samuel L. Jackson

Em décadas de carreira como ator em Hollywood, Samuel L. Jackson participou de diversos projetos. Muitos deles se tornaram icônicos, graças à atuação excelente e versátil do ator que consegue fazer personagens mais dramáticos e até mesmo personagens mais leves, que beiram a algo cômico.

Abaixo, a Citou Filmes separou seis filmes icônicos do ator Samuel L. Jackson, que se tornaram marcantes não só por suas narrativas, mas também pela habilidade de interpretar do ator.

Duro de Matar 3: A Vingança

Em Duro de Matar 3: A Vingança, John McClane (Bruce Willis) retorna, desta vez, com problemas familiares e precisando lidar com o irmão de um antigo inimigo dele, que espalhou bombas em Nova York. No entanto, o policial recebe a ajuda de Zeus Carver (Samuel L. Jackson) um morador do Harlem que o auxilia na trama.

Pulp Fiction: Tempo de Violência

Pulp Fiction é um clássico cult dirigido por Quentin Tarantino, onde diferentes histórias do submundo do crime de Los Angeles são contadas e se conectam entre elas. Uma das mais lembradas é a da dupla de assassinos protagonizada por Samuel L. Jackson e John Travolta, que são encarregados de recuperar uma maleta para seu chefe.

Django Livre

Django Livre é um western que conta a história de Django, um ex-escravo que junto do caçador de recompensas, King Schultz entram na missão de resgatar sua esposa da fazenda de Calvin Candie, um escravocrata sádico. Além de precisar lidar com Candie, Django precisa lidar com o ardiloso escravo, Stephen.

Vidro

Encerramento da trilogia de M. Night Shyamalan, Kevin Crumb, o homem de 24 personalidades e David Dunn, o homem inquebrável são capturados para um instituto psiquiátrico; onde está internado o Senhor Vidro, o gênio do crime com ossos frágeis. Os três passam por sessões que tentam convencê-los que eles não possuem poderes, mas o Senhor Vidro possui um grande plano mesmo internado.

Corpo Fechado

Primeiro filme da trilogia de M. Night Shyamalan, David Dunn (Bruce Willis) de forma inexplicável sobrevive a um acidente de trem sem sofrer um arranhão. Ao começar a procurar uma explicação, Dunn conhece um homem apelidado de Senhor Vidro (Samuel L. Jackson) que dá a ele a resposta de que ele possui super poderes.

Kingsman: Serviço Secreto

Eggsy é um jovem recrutado pelo Agente Galahad para fazer parte de uma organização secreta britânica. Enquanto o garoto faz o treinamento, Galahad está em uma missão para impedir a ameaça global do gênio bilionário, Richmond Valentine.

Personagens icônicos de Samuel L. Jackson

De heróis a vilões, Samuel L. Jackson fez personagens inesquecíveis ao longo da sua carreira como ator. Muitos deles, inclusive, tornaram-se memoráveis na história da cultura pop. Abaixo estão separados três personagens de Samuel L. Jackson que se tornaram ícones do cinema.

Jules Winnfield em Pulp Fiction: o papel que mudou tudo

Jules Winnfield é o papel que mudou a carreira de Samuel L. Jackson. O personagem é um assassino de aluguel carismático e intenso que trabalha para o criminoso Marsellus Wallace, junto de seu parceiro, Vincent Vega. Jules se tornou um ícone da cultura pop, por causa da cena em que ele cita o versículo Ezequiel 25:17 antes de matar uma vítima. 

Mace Windu na franquia Star Wars: a importância do sabre lilás

No final dos anos 90 George Lucas convidou Samuel L. Jackson para interpretar o Mestre Jedi Mace Windu na trilogia prequel de Star Wars. O ator foi importante tanto para trazer uma maior representatividade para a franquia, quanto para contribuir para a história da franquia, pois o pedido do ator para participar dos filmes era ter um sabre de luz lilás, o que ampliou a história e significado das cores da arma dos jedi.

Nick Fury no Universo Cinematográfico Marvel: o grande líder dos Vingadores

Por último, mas não menos importante, trouxemos um dos papéis mais duradouros da carreira de Samuel L. Jackson, desde 2008 o ator interpreta Nick Fury, o diretor da agência secreta chamada SHIELD. Fury é um personagem recorrente do MCU, e foi a mente responsável pela formação dos Vingadores na primeira fase do universo compartilhado.

Samuel L. Jackson conseguiu criar uma carreira bem estruturada e aclamada em Hollywood, graças ao seu carisma e versatilidade impressionante, o que fez o ator conseguir diversos prêmios e indicações. Esses fatores, combinados com a participação em grandes produções – como Pulp Fiction, Star Wars e o MCU -, consolidaram-no como uma lenda.

Samuel L. Jackson
Samuel L. Jackson

Recomendados