Hoje, Wagner Moura é facilmente um dos grandes atores do Brasil com renome internacional. O ator, sobretudo nos últimos anos, esteve envolvido em grandes produções estrangeiras, inclusive com blockbusters de grandes estúdios.
Sua passagem pelos longas Guerra Civil (2024) e O Gato de Botas 2 (2023) prova como o ator é extremamente relevante para o mercado mundial. E seus trabalhos no Brasil, com Tropa de Elite, se consagraram como um dos filmes mais importantes do cinema nacional.
Trabalhos que marcaram a carreira de Wagner Moura
No Brasil, Wagner Moura se tornou facilmente um dos atores mais prolíficos em grandes produções e longas de sucesso. São diversos trabalhos que merecem ser relembrados, revisitados e, sobretudo, celebrados pelos brasileiros. Veja alguns dos filmes mais importantes da sua carreira nacional:
O Homem do Futuro
O Homem do Futuro é uma comédia de viagem no tempo muito interessante, onde Wagner Moura interpreta um cientista muito bem-sucedido, mas extremamente infeliz. Zero, o cientista, há 20 anos, foi humilhado e perdeu a mulher por quem era apaixonado. Amargurado, Zero inventa uma máquina do tempo e busca mudar seu passado.
Tropa de Elite
Um dos maiores filmes nacionais de todos os tempos, Tropa de Elite, tem fãs até hoje no Brasil e no resto do mundo. No filme, acompanhamos o Capitão Nascimento (Wagner Moura) como líder do batalhão de elite carioca, o BOPE, em uma guerra sangrenta contra o tráfico nos morros tomados pelo crime organizado.
Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora É Outro
Tropa de Elite 2 é a sequência do aclamado Tropa de Elite, aqui ainda acompanhamos o capitão Nascimento, ou melhor, apenas Nascimento, que agora tenta lutar como burocrata. Nascimento tenta, desde dentro, realizar alguma mudança positiva no combate ao crime, sendo frustrado pelo “sistema”.
Marighella
O primeiro trabalho de Wagner Moura como diretor foi Marighella, filme que retratou o ativista, guerrilheiro e escritor de esquerda de mesmo nome, interpretado por Seu Jorge. Marighella lutou contra o opressivo regime militar, a ditadura que perdurou de 1964 até a década de 1980 no Brasil.
Carandiru
Outro clássico do cinema nacional, Carandiru, contou com a participação de Wagner Moura como Zico. Em Carandiru, acompanhamos a história do presídio de mesmo nome que foi alvo de um massacre ocorrido em 1992 que resultou em 250 mortes e no efeito rebote do crime organizado.
Praia do Futuro
Praia do Futuro é um drama que se passa tanto no Brasil quanto na Alemanha. Wagner Moura interpreta Donato, um homem que atua como salva-vidas na Praia do Futuro, no Ceará. Ao salvar um alemão piloto de motovelocidade, Donato vai viver com seu novo amor na Europa. Futuramente, seu irmão busca Donato para esclarecer dramas do passado.
Paraíso Tropical
Paraíso Tropical é uma das novelas mais famosas nas quais Wagner Moura atuou. Lá, o ator interpretava Olavo Novaes, um homem ganancioso e ambicioso que criava estratagemas para tomar o poder do grupo financeiro Cavalcanti.
Wagner Moura como diretor: desafios e conquistas
Marighella foi o primeiro trabalho de Wagner Moura como diretor, o que sem dúvidas é importante para um ator conhecer mais a respeito dos desafios presentes em uma obra cinematográfica. Houve desafios, sem dúvidas, mas Wagner Moura disse estar “preparado para a porrada”.
Wagner Moura na mídia internacional
Nos últimos anos, Wagner Moura se tornou um dos atores brasileiros mais presentes em obras internacionais. Essas obras mostram a relevância de Wagner Moura no mercado internacional, especialmente em grandes produções.
Narcos
Narcos foi a grandiosa série da Netflix baseada na vida do traficante Pablo Escobar, um dos maiores criminosos da América Latina e, quiçá, do mundo. Wagner Moura interpreta o perigoso traficante que dominou a Colômbia no século XX.
Guerra Civil
A A24 lançou em 2024 um dos seus filmes mais ambiciosos, Guerra Civil, uma distopia política onde os Estados Unidos guerrearam contra si mesmos. Lá, Wagner Moura dá vida a Joel, um jornalista que tenta retratar os horrores desta guerra civil.
Elysium
Elysium é uma ficção científica onde o mundo é dividido entre ricos que vivem na estação espacial Elysium e os pobres, menos favorecidos, que ainda vivem em uma Terra miserável. Wagner Moura vive Spider, um hacker que atua com Matt Damon em busca de mais igualdade para os habitantes da Terra.
A carreira de astro é de muito sucesso, consagrando o autor como um dos maiores já nascidos no Brasil. Na Citou Filmes, você aprende mais sobre o cinema nacional e internacional, com guia e listas de filmes que enriquecem sua cultura cinematográfica.
