Aclamada por sua atmosfera inquietante e abordagem inovadora, Ruptura (Severance), série criada por Dan Erickson e produzida por Ben Stiller, rapidamente ganhou o destaque como uma das séries sci-fi mais intrigantes dos últimos tempos.
Através de uma narrativa bastante envolvente e o uso de uma estética minimalista que ela ainda mais a sensação de estranheza, Ruptura aborda diferentes questões filosóficas sobre livre-arbítrio, identidade e natureza do trabalho. Ao longo do texto, a Citou Filmes aborda os diferentes mistérios da série e uma breve análise sobre seus temas e simbolismos.
Enredo e premissa de Ruptura
A série explora a separação radical entre a vida profissional e pessoal dos funcionários da misteriosa Lumon Industries. Na narrativa, os funcionários passam por um procedimento cirúrgico batizado como “Ruptura”, que divide a sua memória em duas: uma para o ambiente de trabalho e outra para sua vida pessoal.
Ou seja, enquanto estão no prédio da Lumon Industries, os funcionários não se lembram de nada sobre a sua vida fora do escritório; e quando estão fora do local, não possuem memórias do que ocorre no trabalho.
Separação entre vida pessoal e profissional
A Lumon Industries utiliza o procedimento de “ruptura” com o intuito de criar empregados totalmente dedicados às suas funções na empresa e sem nenhum tipo de distração externa para atrapalhar em suas obrigações.
Mistérios e segredos corporativos
No decorrer de Ruptura, os personagens começam a investigar os segredos corporativos por trás da Lumon, e passam a procurar as respostas sobre o verdadeiro propósito da empresa e o motivo real do uso do procedimento de divisão de memória – o que os leva a confrontar a realidade perturbadora sobre o local que eles trabalham e eles mesmo.
Principais personagens e elenco
A série Ruptura conta com um elenco de peso e bastante talentoso para dar vida aos complexos e enigmáticos personagens, que formam a equipe de funcionários da Lumon Industries. A seguir, abordamos brevemente um pouco sobre alguns dos principais personagens da série de ficção científica da Apple TV e o papel que cada um deles possui dentro da trama de Ruptura.
Mark Scout (Adam Scott)
Protagonista da série, fora da empresa, Mark é um homem que tenta lidar com a morte de sua esposa, enquanto está no prédio da Lumon, ele é líder da equipe de refinamento de dados, que com o tempo, começa a questionar a natureza de seu trabalho e segredos da Lumon.
Helly R. (Britt Lower)
Helly é nova funcionária do setor de refinamento de dados, e diferente dos demais empregados, ela demonstra uma grande resistência ao procedimento de ruptura, o que a torna a peça-chave para o desenvolvimento da trama.
Harmony Cobel (Patricia Arquette)
Harmony é a diretora do setor de Mark, a personagem é bastante misteriosa e controladora. Ao longo da trama, o comportamento de Harmony sugere que ela possui um envolvimento ainda mais profundo com os segredos da empresa.
Irving Bailiff (John Turturro)
Turturro interpreta um dos funcionários mais dedicados e leais da empresa, Irving segue fielmente as regras do trabalho. Mas ao decorrer da história passa a viver dúvidas e sentimentos que o fazem questionar sua realidade. O relacionamento de Irving com outro funcionário se torna um dos maiores pontos emocionais de Ruptura.
Temas e simbolismos em Ruptura
Através de sua narrativa e outros elementos presentes na série, como sua estética, Ruptura aborda temas e simbolismos profundos e multifacetados com o intuito de provocar a reflexão do espectador. Entre os principais temas abordados na série estão:
Identidade e memória
A divisão das memórias cria duas versões diferentes do “eu” dos personagens. Essa dualidade abordada na série traz questões sobre construção de identidade e como a memória é importante para a construção do “eu” completo. Isso nos leva à reflexão sobre o que nos torna um indivíduo se uma de nossas partes significativas é apagada ou isolada.
Ética corporativa
A trama de Ruptura questiona os dilemas éticos e limites de autoridade que uma empresa possui sobre os seus funcionários. A série aborda diretamente até que ponto o trabalho pode interferir na autonomia e consciência do funcionário.
Livre-arbítrio versus controle
Outro tema bastante explorado na série é o livre-arbítrio e controle da empresa em suas decisões. Após o procedimento de ruptura, os personagens possuem duas memórias distintas. Enquanto a versão de fora do trabalho tenha dado consentimento ao procedimento, a versão interna é obrigada a viver confinados no ambiente de trabalho.
Este ponto da trama nos leva a refletir sobre a importância do livre-arbítrio na construção da própria identidade, e até que ponto uma corporação pode ter controle sobre a consciência de uma pessoa.
Recepção crítica e prêmios
Desde o seu lançamento no ano de 2022, Ruptura se tornou um dos maiores fenômenos entre as séries de ficção científica da atualidade, tanto com a crítica especializada, quanto com o público.
Na 74° edição do Emmy foi um dos grandes destaques da noite com um total de 14 indicações, entre elas, a série concorreu nas seguintes categorias principais do evento no ano de 2022:
- Melhor série de drama;
- Melhor direção em série de drama (Ben Stiller);
- Melhor ator em série de drama (Adam Scott);
- Melhor série de drama.
Apesar do grande reconhecimento e múltiplas indicações a prêmios que a série recebeu, Ruptura não venceu em nenhuma das categorias principais durante a edição de 2022 do Emmy.
Avaliações da crítica especializada
Ruptura se tornou uma série aclamada pela crítica especializada, graças à sua narrativa inovadora e audaciosa, combinada com uma excelente direção e atuação. Atualmente a primeira temporada da série possui 97% de aprovação no Rotten Tomatoes. A qualidade da segunda temporada se manteve alta, com sua aprovação em 95%. No Imdb a série também foi incrivelmente bem avaliada, com uma nota 8,7 em sua página no site.
Ruptura se consolidou como uma das melhores obras de ficção científica da atualidade, com uma narrativa envolvente e intrigante, personagens complexos e a abordagem de temas que geram inúmeros debates sociais que envolvem o trabalho e o nosso próprio “eu”.
E para quem ficou interessado em acompanhar os segredos e mistérios por trás da Lumon Industries, as duas temporadas de Ruptura estão disponíveis no Apple TV+ e na assinatura Premium do Amazon Prime Video.
