Reconhecido amplamente por ser um dos maiores e mais respeitados atores de sua geração, Daniel Day-Lewis se destaca por seu talento e dedicação para se transformar nos personagens que interpreta. O ator nasceu em Londres, em 29 de janeiro de 1957, e é filho do poeta Cecil Day-Lewis e da atriz Jill Balcon. Crescer em um ambiente artístico o influenciou a seguir o caminho da atuação.
A sua estreia no cinema foi no ano de 1971, em seus 14 anos, no filme “Domingo Maldito”, em um papel pequeno que sequer foi creditado. Daniel se formou na Bristol Old Vic Theatre School, e antes de se dedicar ao cinema, trabalhou no teatro e fez parte de companhias renomadas como a Royal Shakespeare Company.
Principais Obras e Personagens
A carreira de Daniel Day-Lewis no cinema iniciou com papéis pequenos, mas o ator passou a chamar a atenção da crítica e público; o que lhe abriu portas para papéis mais importantes e mostrar o seu grande talento na atuação.
Abaixo estão as seis principais obras que Daniel Day-Lewis e como cada um de seus personagens e a forma como os abordou em sua interpretação foram importantes para marcar a sua carreira.
Meu Pé Esquerdo (1989)
Meu Pé Esquerdo é a cinebiografia do escritor e artista plástico irlândes, Christy Brown, que nasceu com paralisia cerebral e seus movimentos eram limitados ao seu pé esquerdo, que ele utilizava para pintar e escrever.
Day-Lewis se entregou ao papel e durante as filmagens ficava na cadeira de rodas e fazia que a produção o alimentasse, para entender as limitações diárias de Brown. O ator entregou uma performance autêntica e comovente que o proporcionou o primeiro Oscar de melhor ator de sua carreira.
O Último dos Moicanos (1992)
Ambientado no ano de 1757 durante o período Franco-Indígena, Nathaniel “Hawkeye” Poe é um homem branco criado pela tribo dos Moicanos que precisa proteger a filha de um oficial britânico em meio a um conflito entre a França e a Inglaterra nos EUA. Para interpretar Hawkeye, Daniel-Day Lewis passou a viver na floresta e aprendeu técnicas de sobrevivência e caça, para entregar mais autenticidade ao papel.
Gangues de Nova York (2002)
No filme de Martin Scorsese, Day-Lewis interpreta Bill “ O Açougueiro”, o carismático e cruel líder da gangue dos Nativistas, que luta pelo controle do bairro de Five Points. O ator manteve seu sotaque britânico dentro e fora das filmagens e trabalhou como açougueiro, para aprender técnicas e compreender melhor o trabalho de seu personagem.
Sangue Negro (2007)
Para interpretar Daniel Plainview, um minerador que se torna o magnata do petróleo durante o “boom” petrolífero que ocorreu na Califórnia no final do século XIX. Daniel Day-Lewis se aprofundou na psique de Plainview e estudou o período histórico e as nuances da indústria do petróleo.
Além de conseguir retratar a mudança que o personagem tem gradativamente, que inicia como um empreendedor ambicioso e termina como um homem sozinho e paranóico. A sua atuação brilhante rendeu o segundo Oscar de melhor ator de sua carreira.
Lincoln (2012)
Dirigido por Steven Spielberg, o longa foca os últimos meses da vida do 16° Presidente dos EUA e a sua luta para a aprovação da 13° Emenda e a abolição da escravidão no país. Daniel Day-Lewis estudou a fundo a vida de Abraham Lincoln e os discursos feitos por ele.
O ator ainda adotou um tom de voz mais grave, parecido com o do presidente. Day-Lewis teve uma incrível transformação física, com gestos, postura e expressões faciais parecidas com a de Lincoln. Sua performance foi tão impressionante que o ator conquistou seu terceiro Oscar.
Trama Fantasma (2017)
Ambientado em Londres no ano de 1950, no drama dirigido por Paul Thomas Anderson, Daniel Day-Lewis interpreta o estilista da realeza e alta sociedade britânica, Reynolds Woodcock. Ele possui a sua rotina quebrada após conhecer uma jovem de personalidade forte que vira sua amante e musa. O ator foi extremamente elogiado por conseguir transmitir a obsessão de Reynolds, o que lhe rendeu a indicação de melhor ator.
Método de Atuação e Preparação para os Papéis
Algo que marcou bastante a carreira de Daniel Day-Lewis é o seu método de atuação bastante imersivo, com ele estudando meticulosamente a psique do personagem e se mantendo nele mesmo fora das filmagens.
O exemplo mais famoso sobre seu método foi a preparação para interpretar Hawkeye, que como mencionamos, o ator passou a viver na floresta e aprendeu a sobreviver nela. Outro exemplo foi durante a gravação do filme “O Lutador (1997)”, Day-Lewis manteve o sotaque irlândes do personagem Danny Flynn mesmo fora das gravações, o que causou desconforto em seus colegas de trabalho, como Brian Cox, por exemplo.
Pausas e Retornos à Atuação
A carreira de Day-Lewis também é marcada por pausas estratégicas ao longo dela, algo que reflete em como o ator é bastante criterioso na escolha de projetos que participa. Uma das primeiras pausas em sua carreira ocorreu em 1997, após as filmagens de “O Lutador”. O seu retorno ocorreu cinco anos depois, para o filme “Gangues de Nova York”.
Após protagonizar o longa “Trama Fantasma”, em 2017, Daniel Day-Lewis anunciou sua aposentadoria, o ator não deu detalhes sobre sua decisão. Porém, disse que seu último projeto o deixou com sensação de tristeza. Durante o seu período longe das telas, o ator recusou todo tipo de convite para retornar.
Em 2024 o ator surpreendeu a todos ao anunciar seu retorno em “Anemone”, projeto que marca a estreia do filho de Daniel, Roman Day-Lewis, como diretor. O projeto aborda as complexas relações e dinâmicas familiares, e o próprio Daniel coescreveu o filme com seu filho, o que mostra o quão importante é o projeto para o ator.
Reconhecimentos e Contribuições ao Cinema
O astro britânico conquistou o reconhecimento como um dos maiores e mais talentosos atores de sua geração, graças à sua imersão e dedicação em cada um dos projetos que ele participou. O talento de Daniel Day-Lewis rendeu ao ator um total de 12 prêmios de diferentes eventos ao longo de sua carreira. Abaixo estão listados todos os prêmios que o ator britânico recebeu ao longo dos anos.
- Oscar: O único ator na história a receber três Oscars de melhor ator, os prêmios foram dados em “Meu Pé Esquerdo”, “Sangue Negro” e “Lincoln”;
- BAFTA: Recebeu três BAFTAs pelos mesmos filmes que venceu o Oscar e um pelo longa “Em Nome do Pai”;
- Screen Actors Guild Awards: Três vezes premiado como melhor ator por “Gangues de Nova York”, “Sangue Negro” e “Lincoln”;
- Globo de Ouro: Duas vezes premiado como melhor ator de drama por “Sangue Negro” e Lincoln”.
O ator é considerado um dos atores mais premiados da sua geração, algo que reforça ainda mais o impacto de sua carreira em Hollywood e a dedicação que ele possui em cada um de seus papéis.
Legado no Cinema
A influência de Day-Lewis no cinema é bastante profunda: a sua grande dedicação e método de atuação criou um novo padrão de comprometimento artístico, e muitos atores de gerações posteriores adotam abordagens imersivas para seus personagens. O ator é frequentemente citado como inspiração por outros atores pela sua ética rigorosa no trabalho e autenticidade em seus papéis.
Daniel Day-Lewis não só acumulou grandes prêmios em sua carreira, mas também deixou uma marca fantástica no cinema, elevou os padrões na atuação e inspirou toda geração de artistas após a dele e buscarem o máximo da atuação através da dedicação.