O Batman Adam West está entre uma das encarnações mais famosas do herói nas telas. Embora não tenha ido para os cinemas, a interpretação de Adam West ficou marcada no audiovisual mundial, e teve um impacto enorme para o imaginário popular do personagem, sobretudo pelo modo como destoa do Homem-Morcego de hoje.
A série não foi exatamente longa, e estrelou de 1966 até 1968, mas esses dois anos foram o suficiente para tornar marcada a participação de Adam West na mitologia do Batman. O tom da série – mais leve, colorido e humorístico, além da atuação cheia de galhofas e descontraída do ator – tornou a série sessentista do Batman única e excepcional.
O Batman Adam West na Cultura Pop
Hoje, e até mesmo de modo tradicional, o Batman é conhecido como uma figura sombria desde sua origem. O assassinato dos pais pelas mãos de um criminoso traumatizou para sempre Bruce Wayne, a ponto do menino crescer e se tornar o vigilante de Gotham, um justiceiro implacável que se escondia e encarnava as sombras.
Diferente de todo esse background sombrio, o Batman Adam West era colorido, divertido e leve. O Batman interpretado pelo ator fazia piadas, era divertido, e tinha aventuras muito mais focadas em um tom humor e infantilizado. As suas aventuras se passavam de dia em muitas vezes e contava com fantasias um tanto exageradas e cômicas.
Um Batman de bom coração e elegância
Toda interpretação do Batman Adam West era marcada pelo tom canastrão. Quando Batman, e especialmente com as interações com vilões e o Robin, o herói se torna cômico, com trabalhadas, cenas cartunescas e até mesmo piadas. Era um personagem bastante leve.
Já como Bruce Wayne, Adam West entregava uma atuação forte e séria. Não de maneira sóbria, mas sim de modo fundamentalmente cartunesco, e tão canastrão quanto o seu Batman. Era um personagem elegante e, sobretudo, um indivíduo elegante e de muito bom coração.
A Série de TV de Batman (1966-1968)
A série de TV onde o Batman de Adam West esteve presente era transmitida pela emissora ABC, e trazia sempre uma estética muito semelhante às sitcoms tradicionais. Cores saturadas, uma paleta vibrante e cenários exagerados e cartunescos eram comuns. Além disso, a série sempre trazia onomatopeias – como “POW” ou “BANG!” – nas brigas e cenas de ação, que eram sempre divertidas.
Os Vilões Icônicos da Série com Adam West
Embora o Batman Adam West seja, certamente, o personagem mais importante e famoso da série, ainda assim ela trazia outros personagens importantes que ficaram marcados na história. Entre alguns estão:
- Coringa – interpretado por Cesar Romero;
- Pinguim – interpretado por Burgess Meredith;
- Charada – Frank Gorshin;
- Mulher-Gato – Julie Newmar.
Ressaltamos, sobretudo, a interpretação de César Romero em Coringa, que tinha uma caracterização fiel, mas carregado com todos os exageros da série. No entanto, o que chama mais atenção é o bigode que o ator se recusou a raspar, o que fez com que o elenco pintasse de branco junto com o rosto do ator.
O Legado de Adam West no Universo de Batman
Certamente após a década de 70 o personagem Batman largou qualquer resquício de comicidade que teve durante sua Era de Ouro, o que foi o principal traço que foi caracterizado pela série dos anos 60. Mas ainda assim, o Batman de Adam West marcou época e é muito respeitado pela cultura pop.
Adam West continuou sua carreira como ator e dublador, e realizou participações especiais para a DC Comics, chegou a dublar para a série Batman: The Animated Series, que foi um grande sucesso na época.
O Batman Adam West, mesmo muito distante dos traços que consagraram o Homem-Morcego, tornou-se um dos grandes personagens da cultura pop. Conhecê-lo é entender mais sobre a história do personagem nos live-actions, e se você deseja conhecer mais sobre cinematografia dos heróis, acesse a Citou Filmes para compreender mais!