Sem a menor sombra de dúvida, Breaking Bad é uma das melhores séries televisivas já produzidas. O show protagonizado por Bryan Cranston (Vossa Majestade – Walter White) e Aaron Paul (Jesse Pinkman – o fiel escudeiro) é uma das séries mais aclamadas e premiadas da TV norte-americana e sua magnificência repercute ao redor do mundo, inclusive no Brasil.
Disponível na Netflix, Breaking Bad tem um roteiro extremamente inteligente, diálogos dinâmicos e cenas envolventes (além de impressionantes!), recheadas de plot twists a cada episódio.
O enredo de Breaking Bad
Apesar de ter ganho um Prêmio Nobel outrora, Walter White atua como professor de química em Albuquerque, cidade no estado do Novo México (EUA). Após a manifestação de alguns sintomas, descobre que foi acometido por um câncer e que está em estágio terminal. Como não tem reservas financeiras para prover o sustento para sua família após sua morte, Walter fica aterrorizado com a possibilidade de partir e deixar sua família na pobreza.
Breaking Bad Temporada 1
Além de lecionar, o protagonista também faz “uns bicos” em um lava-jato. Certo dia, ele é convidado por seu cunhado Hank (Dean Norris), detetive da Divisão de Narcóticos, a assistir a uma batida policial em uma casa que é o local de produção de metanfetamina. Walter percebe então que um de seus alunos, Jesse Pinkman, é “o cozinheiro” da droga que, naquele momento, consegue escapar da polícia.
Ao saber da lucratividade desse mercado de entorpecentes e ciente de que tem o conhecimento para produzir uma droga puríssima, Walter se associa a Jesse e inicia-se assim o que virá a se tornar um império.
Breaking Bad Temporada 2
A segunda temporada dá aos espectadores a oportunidade de conhecer novos personagens, como Jane, a namorada de Jesse Pinkman. Esse par romântico, que não tem um final feliz, dá à trama um novo sentido, já que a primeira temporada deu indícios de que tudo seria uma crítica à produção e ao tráfico de drogas, concomitantemente à importância da família na luta contra o câncer de Walter.
Enfrentando dificuldades na distribuição da metanfetamina produzida, a dupla Walter e Jesse recorre a recursos nada ortodoxos para a solução do problema. De forma bastante dinâmica, a segunda temporada não perde em nada para a primeira, muito pelo contrário: a série fica mais emocionante a cada novo episódio.
Breaking Bad Temporada 3
A terceira temporada de Breaking Bad vem para chacoalhar as peças dessa intrincada trama, já que Mr. White se torna alvo da família Salamanca e também do estratagema de Gus Fring (Giancarlo Esposito), proprietário da rede de fast food Los Pollos Hermanos, responsável pela distribuição da droga, e que ambiciona assumir o controle da produção da mesma.
Gus convida Walt a “cozinhar” a metanfetamina em larga escala, em um laboratório moderníssimo, escondido sob sua lavanderia de fachada. Jesse, já recuperado de seu vício, decide produzir a droga sozinho, contrariando Walt. Isso chama a atenção do Departamento de Narcóticos e o comportamento de Walt deixa sua esposa Skyler (Anna Gunn) desconfiada, o que a faz com que Walter abra o jogo sobre todo o esquema.
Breaking Bad Temporada 4
Tida por muitos como a temporada ápice de toda a série, vemos aqui o confronto final entre Hector Salamanca (Mark Margolis), Gus Fring e Walter White. Durante uma visita ao asilo onde Hector está internado, Gus o humilha, mostrando todo o sucesso que conseguira com a ascensão de seu império de produção e distribuição de drogas. Porém, ambos são atingidos por uma explosão causada por uma bomba implantada por Walt.
O episódio final da temporada (Face Off) fica marcado pela cena icônica descrita acima, mas também pela estratégia sombria que Walter usa para forçar Jesse a voltar a trabalhar com ele.
Breaking Bad Temporada 5
Como raramente acontece, o desfecho de Breaking Bad tem todas as perguntas respondidas. Não há pontas soltas no roteiro. Sangue e morte recheiam essa temporada, onde cada qual recebe o que merece. Destaque especial ao personagem Jesse Pinkman, que brilha a cada cena, deixando com que a ambição de Walter o influencie, mas sem tirar suas principais características.
Com um desfecho digno de todos os prêmios recebidos, a magistralmente concebida série Breaking Bad fez história, sendo uma das melhores, mais brilhantes e marcantes séries da história recente.
O impacto cultural de Breaking Bad
O estrondoso sucesso alcançado por Breaking Bad, tanto pelo público quanto pela crítica, é inegável. A série inspirou discussões e homenagens, além de influenciar e redefinir os padrões de qualidade para as séries televisivas.
A série recebeu também homenagens em outras produções, como em um episódio de Os Simpsons; foi e é, inclusive, inspiração para diversas exposições de arte e discussões acadêmicas.
O cerne da história é a química e como a combinação de seus elementos impacta de forma irreversível a vida e o caráter de seu personagem principal, Walter White, além de influenciar todos os que o rodeiam.
Como Breaking Bad revolucionou a televisão
Com uma narrativa muito bem estruturada, roteiro e elenco extremamente assertivos e reviravoltas fantásticas, Breaking Bad redefiniu padrões de qualidade da produção televisiva. Destaca-se, inclusive, a qualidade da produção, dinâmica das filmagens e direção de fotografia, além de uma trilha sonora memorável.
Prêmios e reconhecimento de Breaking Bad
De forma quase instantânea, Breaking Bad transformou-se em um clássico no segmento drama, não apenas pela horda de fãs, mas também pela quantidade de prêmios que conquistou no decorrer de sua apresentação: impressionantes 230 indicações e 118 prêmios em diversas categorias.
Entre as conquistas, pode-se destacar várias estatuetas de Melhor Ator e Melhor Atriz para Bryan Cranston e Anna Gunn (Emmy), Melhor Montagem (Emmy), Melhor Ator Coadjuvante para Aaron Paul (Emmy), Melhor Série Dramática (Emmy e Globo de Ouro) além de vários outros prêmios no Satellite Awards, Screen Actors Guild Awards e Saturn Awards.
Toda a premiação conquistada deve-se principalmente à atuação e carisma de seus personagens e pela narrativa sutil e surpreendente, bem como pelos arcos muito bem construídos.
O legado de Breaking Bad e o spin-off Better Call Saul
O sucesso de Breaking Bad foi tão avassalador que inspirou o showrunner Vince Gilligan e o produtor e roteirista Peter Gould a desenvolver outra série do mesmo universo chamada Better Call Saul (É Melhor Chamar o Saul), nome este em homenagem a um personagem coadjuvante, porém fundamental na trama de Breaking Bad: Saul Goodman.
A história da série Better Call Saul se desenrola anos antes de toda a epopeia de Breaking Bad, apresentando-nos todos os personagens e suas vidas antes dos fatos da série original. Saul Goodman é um advogado de moral duvidosa que tem uma trajetória conturbada, tanto no âmbito familiar quanto no profissional.
Vários outros personagens de Breaking Bad têm suas vidas apresentadas e destrinchadas em Better Call Saul de forma tão majestosa que faz com que os telespectadores fiquem tão grudados na tela nesta série quanto na anterior.
Não bastasse toda a emoção, aventura, drama e plot twists contidos em Breaking Bad e Better Call Saul, a equipe de produtores ainda presenteou os fãs com o longa-metragem El Camino, que nos mostra o destino de Jesse Pinkman, mas este é um assunto para um próximo artigo. Fique de olho!