Nicole Kidman: carreira, filmes icônicos e curiosidades

Nicole Kidman é uma atriz e produtora australiana, e se configura entre os maiores artistas do cinema. A atriz nasceu no Havaí (Estados Unidos) em 20 de junho de 1967, porém passou a maior parte da sua infância e adolescência em Sidney (Austrália), local no qual conheceu Tom Cruise em 1990. Junto com o ator, adotou dois filhos (Connor e Isabella). Em seu segundo relacionamento, com o cantor country Keith Urban, teve dois filhos (Sunday Rose e Faith Margaret). 

Nicole Mary Kidman iniciou sua carreira artística com 16 anos em 1983, na série de televisão australiana Bush Christmas, e participou também de trabalhos locais, como o vídeo musical “Bop Girl” de Pat Wilson. O seu primeiro papel importante foi no filme Dead Calm (1989). Foi vencedora do prêmio de melhor atriz no Oscar de 2003, fruto do seu trabalho no papel da escritora Virginia Woolf no filme ‘As Horas’. Além disso, ela coleciona diversas outras premiações ao longo de sua carreira. 

Filmes Icônicos de Nicole Kidman

Nicole Kidman começou sua carreira em filmes australianos e logo conquistou Hollywood, graças à sua versatilidade e talento em atuar. A atriz coleciona em seu currículo vários filmes, como ‘Os outros’, ‘As Horas’, ‘Dogville’, entre outros títulos do cinema mundial. 

Os Outros (2001)

‘Os Outros’ é um filme estrelado por Nicole Kidman, que interpretou a personagem Grace. Nesta trama, a mulher mora em uma casa grande com seus dois filhos pequenos. O lar não possui eletricidade, e as cortinas são fechadas quando as crianças passam por perto, em virtude da doença da fotossensibilidade. Certo tempo, mãe e filhos começam a ouvir vozes e a presenciar alguns acontecimentos. Eles estão sozinhos? Quem são os outros? 

As Horas (2002)

A obra narra a história de três mulheres (de diferentes gerações) unidas pelo livro de romance vivido ‘Mrs. Dalloway’, de Virginia Woolf. Em 1920, a escritora Virginia (Nicole Kidman) luta contra a depressão e busca finalizar o seu romance. Laura Brown (Julianne Moore) em 1950 é uma dona de casa que se sente aprisionada e com um casamento infeliz. 

Ela se inspira no livro para buscar uma saída para sua situação. E Clarissa Vaughan (Meryl Streep), em 1990, editora de Nova York, prepara uma festa para um amor antigo, que sofre de AIDS, e tal evento faz com que ela reflita sobre sua vida. 

De Olhos Bem Fechados (1999)

Esse filme mergulha pelas profundezas da mente humana. É uma obra psicológica, que narra uma história em torno de Bill Harford (Tom Cruise), Alice (Nicole) e seu marido, um médico bem-sucedido. 

Alice conta para Bill sobre sua fantasia sexual, que desencadeia no homem uma obsessão para descobrir os limites da sua liberdade. O filme faz um convite para refletir sobre a sexualidade, poder, identidade e a natureza da realidade.

Moulin Rouge!: Amor em Vermelho (2001)

O poeta Christian é seduzido pelo fantástico submundo de uma boate em Paris (a Moulin Rouge). Este palco se torna o refúgio do sexo, drogas e farra. O protagonista se apaixona por Satine (Nicole), a estrela da casa.

As Aventuras de Paddington (2014)

Paddington foi criado na floresta do Peru pelos tios Pastuzo e Luzy, mas um terremoto acaba separando o trio. Depois da tragédia, o pequeno urso é enviado pela tia a Londres. Ao chegar à estação de trem de Paddington, ele começa a procurar um explorador que visitou o Peru décadas atrás. Ele conhece a família Brown, que resolve ajudá-lo a encontrar o explorador. Mas, a vida em meio à civilização não é tão simples assim para o urso.

Dogville (2003)

Ambientado na época da Grande Depressão, o filme acompanha a história de Grace (Nicole Kidman), uma fugitiva que busca refúgio em Dogville, uma pequena cidade isolada nas Montanhas Rochosas. A princípio acolhida pela comunidade, Grace logo se vê presa em uma situação cada vez mais opressora, à medida que os moradores da cidade começam a explorar sua vulnerabilidade.

O Escândalo (2019)

Esse filme (título original ‘Bombshell’) é um longa-metragem, lançado em 2019, que relata o escândalo sexual que abalou a Fox News, em 2016. A obra mostra as práticas abusivas do CEO da emissora, Roger Ailes, e a coragem das mulheres que fizeram as denúncias. 

Outros filmes estrelados pela atriz foram Batman Eternamente em 1995, ‘Esposa de Mentirinha’ em 2011, ‘BabyGirl’ em 2024, lançado em janeiro de 2025 no Brasil, no qual a atriz obteve o prêmio Volpi Cup de melhor atriz. 

Prêmios e Reconhecimentos da atriz

Nicole Kidman foi indicada e venceu o Oscar de 2003, como melhor atriz, por sua interpretação no filme ‘As Horas’ de 2002. A estrela ganhou outros prêmios, como Globos de Ouro, pelos filmes ‘Moulin Rouge’, ‘As Horas’ e ‘Big Little Lies’. Emmy Awards por sua atuação na minissérie ‘Big Little Lies’, BAFTA (Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas) também pela obra ‘As Horas’. 

Próximo filme: Babygirl (2025)

O filme ‘BabyGirl’ é o trabalho mais recente de Nicole Kidman, lançado em 9 de janeiro de 2025 no Brasil. Esse título é candidato à indicação ao Oscar desse mesmo ano. No longa, Nicole Kidman interpreta uma CEO casada com um diretor de teatro (Antonio Banderas). A CEO esconde uma grande insatisfação sexual e a chegada de um estagiário à sua empresa leva à infidelidade e gera ameaça à sua carreira e à sua família. 

É impossível falar dos grandes astros de Hollywood sem falar da Nicole Kidman. A atriz coleciona papéis marcantes em sua carreira e é dona de grandes premiações.  Citou Filmes traz mais conteúdo sobre artistas e filmes de sucesso, para você ficar por dentro do mundo do cinema. 

Citou Filmes é um site é um de notícias e listas de filmes e séries. Você pode conhecer as obras mais recentes e também ter acesso a outros títulos clássicos, que marcaram história na indústria cinematográfica. 

Recomendados