Oldboy: A História de Vingança e Mistério

Após duas décadas desde o seu lançamento, Oldboy, o filme sul-coreano de 2003, dirigido por Park Chan-wook e baseado no mangá de mesmo nome do autor Garon Tsuchiya, é aclamado até os dias de hoje. Isso devido à sua trama, que combina ação, mistério e drama psicológico, para nos entregar um dos finais mais impactantes das telonas.

A Citou Filmes revisita com você o segundo filme da Trilogia da Vingança, e como toda sua construção narrativa e final surpreendente tiveram um impacto cultural tão forte, e tornaram o longa sul-coreano uma obra-prima atemporal.

A Trama de Oldboy (2003)

A história de Oldboy é protagonizada por Oh Dae-su, um homem que é sequestrado de maneira inexplicável durante a noite do aniversário de sua filha. O homem é mantido em cativeiro durante 15 anos até ser solto sem nenhum motivo.

Dae-su passa, então, a buscar por respostas sobre quem foi o seu sequestrador. Este, inclusive, motiva-o a ir atrás dele, para descobrir qual foi a motivação para mantê-lo preso por mais de uma década.

A Trilogia da Vingança

Oldboy faz parte da antologia de filmes dirigida por Park Chan-wook conhecida como “A Trilogia da Vingança”. Ela é composta também por Sympathy for Mr. Vengeance (2002) e Lady Vengeance (2005).

A trilogia se tornou bastante notável pela sua estética bastante única, até os dias de hoje; e tramas que fazem uso de temas filosóficos profundos, como a natureza humana e o ciclo de violência.

O Remake de Oldboy (2013)

No ano de 2013, Oldboy recebeu um remake hollywoodiano dirigido por Spike Lee, com o ator Josh Brolin no papel do protagonista Joe Doucett, o personagem que seria a nossa versão estadunidense de Oh Dae-su.

Ao contrário do filme original, o remake ocidental de Oldboy teve uma recepção bastante negativa da crítica e do público, considerado inferior à versão sul-coreana em muitos aspectos, principalmente em roteiro e cenas de ação.

O Impacto Cultural de Oldboy (2003)

Oldboy teve um grande impacto cultural. O filme fez com que o cinema sul-coreano transcendesse fronteiras, o tornando reconhecido internacional e abriu as portas para outros diretores do país fossem reconhecidos, principalmente com o fato de vencer o Grand Prix do Festival de Cannes de ano 2004, o longa chegou inclusive a receber elogios de Quentin Tarantino.

O seu estilo estético e narrativo se tornaram referência para obras Hollywoodianas posteriores, como John Wick, Nobody e até mesmo Logan. A sua famosa cena de luta no corredor, filmada em um único plano sequência, tornou-se tão memorável, que foi referenciada em obras como a série Demolidor, John Wick e até mesmo no game Sifu.

O Final de Oldboy e Seu Impacto

O final de Oldboy é uma das maiores e mais chocantes reviravoltas já vistas na história do cinema. A motivação por trás do sequestro de Oh Dae-su e a sua ligação com o vilão é algo totalmente fora das expectativas do público, o que nos faz mudar a nossa percepção da narrativa. 

Combinado com uma outra revelação feita durante os momentos finais do filme, transmite ao espectador uma sensação de incômodo com o desfecho da história, o que faz muitas pessoas considerarem Oldboy um dos filmes com o final mais chocante e perturbador já feito.

Oldboy é uma obra-prima única do cinema sul-coreano, que não é apenas uma história sobre vingança, mas uma narrativa profunda e sombria, que deixou um enorme legado na história do cinema pelo seu estilo estético e narrativo e seu final impactante que surpreende qualquer um que assiste o longa.

Oldboy: A História de Vingança e Mistério
Oldboy: A História de Vingança e Mistério

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados