Robert Pattinson: o vampiro que virou Homem-Morcego

Nascido em Londres, no dia 13 de maio de 1986, o ator Robert Pattinson iniciou sua carreira relativamente tardia, aos seus 15 anos de idade, na Barnes Theatre Company, de maneira amadora.

Sua estreia nas telas só foi ocorrer no ano de 2004, em pequenas participações em filmes, até o papel que abriria as portas para outros trabalhos no ano de 2005, inclusive para o trabalho que catapultou a sua carreira. A Citou Filmes detalha mais o trajeto da carreira de Robert Pattinson e como ele chegou no papel de um dos maiores heróis da ficção.

A trajetória de Robert Pattinson no cinema

O primeiro papel de Robert Pattinson ocorreu no ano de 2004, no longa “A Maldição do Anel”, e ainda no mesmo ano ele fez uma pequena participação em “Feira das Vaidades”, porém essa acabou sendo cortada do material final.

A porta para papéis maiores surgiu para o ator em 2005, atuando como o personagem Cedric Diggory, no filme “Harry Potter e o Cálice de Fogo”. Após sua participação em uma das maiores franquias da época, Pattinson conseguiu a oportunidade de estrelar outra saga que adaptava livros. De 2008 até 2012, ele interpretou o vampiro Edward Cullen em Crepúsculo, o papel que o deixou mundialmente famoso.

A “McConaissance” de Robert Pattinson: a transição para papéis de prestígio

Após o final da saga Crepúsculo em 2012, a reputação de Robert Pattinson não era uma das melhores, ele era visto como um ator não muito bom que ficou apenas famoso pelo seu papel de galã na saga. Isso fez com que o ator tomasse uma decisão diferente para sua carreira, onde ele focou em filmes independentes que serviram para provar o seu prestígio, com dois filmes que mudaram para sempre sua carreira:

  • Cosmópolis (2012): Obra de David Cronenberg que traz diversos debates filosóficos sobre alienação e decadência com os eventos vividos pelo personagem de Pattinson;
  • Good Time (2017): Considerado por muitos fãs um dos melhores filmes da carreira de Robert Pattinson, Good Time é um excelente thriller criminal que explora ao longo da história a decadência moral de Connie enquanto tenta salvar o seu irmão.

Ambos os filmes mencionados foram essenciais para mostrar ao público que o ator é um grande ator e que consegue trabalhar em obras mais profundas e artísticas. E graças a essa decisão de Robert de focar em filmes independentes, sua carreira ficou marcada por obras icônicas.

Filmes icônicos de Robert Pattinson

De grandes títulos hollywoodianos até obras independentes com visões mais artísticas, Robert Pattinson sem dúvidas possui em sua carreira uma série de filmes icônicos, e nós separamos alguns deles abaixo.

Crepúsculo (2008)

Crepúsculo, a saga de filmes que adapta o romance da autora Stephenie Meyer, dispensa apresentações. A série de filmes foi a responsável por transformar o ator em um ícone da cultura pop com o seu papel de Edward Cullen, o vampiro mundialmente conhecido por brilhar no sol.

Cosmópolis (2012)

Filme onde Pattinson interpreta um jovem milionário, que durante uma simples situação do cotidiano, precisa lidar com uma ameaça aos seus negócios. O filme de Cronenberg foi a porta de entrada para o ator fazer obras autorais e mostrar seu talento para papéis mais complexos.

Good Time (2017)

Como nós mencionamos, o thriller criminal dirigido pelos irmãos Safdie é um dos filmes mais importantes da carreira de Robert Pattinson, o consolidando como um grande ator contemporâneo. Ao longo do filme, vemos Connie, o personagem de Pattinson, mudar radicalmente para um criminoso desesperado na tentativa de salvar o irmão após um assalto mal-sucedido.

O Farol (2019)

O filme de terror da A24 sem dúvidas foi um dos trabalhos mais desafiadores da carreira de Pattinson, principalmente por precisar trabalhar ao lado de uma lenda da atuação das últimas décadas, Willem Dafoe.

Nesse filme sombrio e focado no terror psicológico, sobre como o isolamento social possui efeitos devastadores na mente humana, o ator foi muito bem recebido pela crítica e público pela sua interpretação incrível em um projeto bastante artístico.

The Batman (2022)

Ao ser anunciado como Batman, a internet se dividiu, pois muitas pessoas viam o ator apenas como o “vampiro que brilha”, porém, assim que The Batman foi lançado em 2022, Robert Pattinson foi extremamente aclamado e considerado por muitos, o melhor Batman nas telonas, com seu homem morcego em início de carreira, mais sombrio e principalmente pelo seu tom noir e investigativo.

Esses são apenas alguns dos filmes que transformaram Pattinson em um ícone da sétima arte, mas o ator possui muitos outros projetos incríveis. Inclusive, o ator está para estrelar o longa “Mickey 17”, em abril de 2025, e a continuação de The Batman está prevista para 2027.

Podemos dizer que a carreira de Robert Pattinson não é nem um pouco convencional por ele decidir se afastar de grandes projetos de Hollywood para focar em obras independentes no momento de ascensão de sua carreira, porém essa foi sem dúvidas para ele se consolidar como um dos maiores atores da atualidade.

Robert Pattinson
Robert Pattinson

Recomendados