Matthew McConaughey: o galã que se tornou um ator fenomenal

Matthew David McConaughey é um ator americano nascido em 4 de novembro de 1969 em Uvalde, Texas, e em 1989 ingressou na Universidade de Austin, no Texas, até se formar em Rádio, TV e Filme. 

McConaughey destacou-se ainda nos anos 90 após uma série de papéis em grandes filmes, papéis diversos que ressaltavam sua versatilidade como ator, tendo em Jovens, Loucos e Rebeldes (1996) seu primeiro sucesso.

A trajetória de Matthew McConaughey no cinema

McConaughey, no final de sua graduação na universidade, foi a um bar e encontrou o renomado diretor de elenco Don Phillips, e após puxar conversa com o diretor, acabou conseguindo um papel em Jovens, Loucos e Rebeldes (1996) de Richard Linklater. O papel era pequeno, mas graças a seu carisma, seu personagem, Wooderson, acabou recebendo mais falas e tempo de tela.

A partir daí, McConaughey construiu uma grande carreira nos anos seguintes e pegou alguns papéis de protagonista, como no drama policial Tempo de Matar (1996) de Joel Schumacher e no clássico de ficção científica Contato (1997) de Robert Zemeckis, em que ele atua ao lado de Jodie Foster.

O auge das comédias românticas e a “McConaissance”

Seu auge foi no começo dos anos 2000, foi em comédias românticas. Com filmes como O Casamento dos Meus Sonhos (2001), em que ele faz o par com Jennifer Lopez, ou o adorado Como Perder um Homem em 10 Dias (2003), que seria seu papel mais icônico até então.


Ele atuou em mais algumas comédias românticas nessa época, mas nenhuma alcançou esses dois sucessos, e depois de um tempo acabou se afastando desse tipo de papel para buscar alguns papéis mais densos e dramáticos.

A “McConaissance” e papéis dramáticos aclamados pela crítica

Entre 2011 e 2014, Matthew teve sua “McConaissance”, a grande reinvenção em sua carreira com papéis em dramas pesados. Em 2011, ele participou de O Poder e a Lei (2011) e Killer Joe – Matador de Aluguel (2011), que não foram seus maiores sucessos, mas já demonstraram os novos rumos de sua carreira. Um ano depois, ele foi aclamado por seu papel em Amor Bandido (2012), além de um papel coadjuvante em Magic Mike (2012).

Apesar de dois anos promissores em 2011 e 12, foram os dois seguintes os mais importantes de sua carreira como um ator mais sério. Em 2013, Matthew McConaughey foi o vencedor do Oscar de Melhor Ator por seu papel em Clube de Compras Dallas (2013) e, em 2014, concorreu ao Emmy de Melhor Ator por True Detective, além de protagonizar o grande sucesso de Christopher Nolan, Interestelar (2014).

Papéis marcantes de Matthew McConaughey

Matthew colecionou grandes papéis em sua carreira, de comédias românticas, dramas à ficção científica. Sua carreira se tornou histórica e com uma bela história de reinvenção. A seguir, há alguns dos destaques em sua carreira.

Jovens, Loucos e Rebeldes (1993)

O seu primeiro grande sucesso foi no filme, no qual ele interpreta David Wooderson, um adulto que age como se não tivesse saído do ensino médio e vive saindo junto aos adolescentes de um colégio em Austin, Texas. Sempre relaxado, ele só quer aproveitar a vida e reviver os seus momentos áureos da adolescência.

Como Perder um Homem em 10 Dias (2003)

No papel que o tornou uma grande estrela, nele Matthew McConaughey é Benjamin Barry, um agente publicitário que aposta que consegue fazer qualquer mulher se apaixonar por ele em até 10 dias, mas tem sua vida complicada quando tenta experimentar sua tese na jornalista Andie. Sua química com Katie Hudson foi notável, alavancando a carreira dos dois atores e tornando o filme um clássico para os fãs de comédias românticas.

Amor Bandido (2012)

Após focar sua carreira no drama, McConaughey encontrou o papel de Mud, um homem em fuga caçado por caçadores de recompensa, ajudado por dois garotos a fugir e se reencontrar com o seu grande amor. O reconhecimento da crítica à sua atuação o ajudou a cravar os novos rumos para sua carreira.

Clube de Compras Dallas (2013)

No filme do falecido diretor Jean-Marc Vallée, Matthew McConaughey acaba encarnando Ron Woodruff, um homem heterossexual diagnosticado com AIDS no pico da epidemia. Sofrendo com o preconceito e a baixa expectativa de vida, Ron busca tratamentos alternativos e começa a contrabandear drogas na região. O papel lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator, vencendo a atuação de Leonardo DiCaprio em O Lobo de Wall Street (2013).

True Detective (2014)

No que talvez seja seu melhor papel, Matthew McConaughey teve a tarefa de interpretar o complexo detetive Rust Cohle, que, junto ao detetive Marty Harty (Woody Harrelson), voltavam a trabalhar juntos após décadas em um caso macabro. 

Rust foi um dos personagens mais fortes que o ator já teve que interpretar, misturando uma filosofia, traumas emocionais e obsessão pelo trabalho que não teriam o mesmo impacto se fosse interpretado por qualquer outro. Ele concorreu ao Emmy pelo papel, mas acabou perdendo para Bryan Cranston pelo final de Breaking Bad.

McConaughey teve uma carreira completa, virou uma das maiores estrelas de Hollywood duas vezes e até hoje consegue grandes papéis de destaque. Apesar de não ter mais alcançado novos auges como ator dramático após 2014, ele ainda é um dos homens mais carismáticos de Hollywood, elevando o nível de qualquer produção em que trabalhe.

Matthew McConaughey
Matthew McConaughey

Recomendados