Família Soprano foi um marco na TV, por ser muito mais do que uma série de mafiosos: ela é um retrato íntimo da vida familiar de Anthony (Tony) Soprano, um poderoso chefe da máfia de Nova Jersey.
Criada por David Chase, a série apresenta um equilíbrio cativante entre o drama criminal e as lutas internas e externas de seus personagens. Confira com a Citou Filmes as melhores reviews desta e de demais séries e filmes!
A importância da Família Soprano na televisão
A “Família Soprano” não só conquista o público com a narrativa icônica e intrigante, como revolucionou o gênero dramático das séries televisivas em 1999, onde conseguiu explorar a profundidade dos personagens e da história em geral de maneira única.
Ao misturar violência brutal com vulnerabilidade, a série mergulha em temas como lealdade, identidade e moralidade de maneira inovadora, onde o protagonista, Tony (James Gandolfini), um chefe da máfia, é quem mais questiona seus próprios valores.
Com esta personalidade anti-heroica de Tony, o personagem conseguiu conquistar de maneira rápida os espectadores com a sua personalidade carismática, ao mesmo tempo que provocava empatia por seu estilo de vida. A soma desses elementos resultou em centenas de nomeações e conquistas de prêmios (e audiência), como também marcou a TV com a influência na televisão até os dias atuais.
Personagens principais da Família Soprano
Os personagens da Família Soprano são definitivamente a alma da série. Por mais que a série possua diversas camadas, as personalidades complexas preenchem a série de maneira única, a ponto de ser uma das primeiras séries a retratar sobre a saúde mental. Mas os personagens principais carregam um peso ainda maior, confira aqui:
Tony Soprano: O complexo protagonista
Tony é não só o patriarca da Família Soprano, como o da série num geral. Ele lida com as crises e as pressões do mundo do crime de maneira astuta, não deixando transparecer o seu conflito interno. A complexidade do personagem é retratada de maneira profunda durante as sessões de terapia.
Carmela Soprano: A esposa de Tony e sua relação com a máfia
Carmela (Edie Falco), esposa de Tony, não deixa a desejar na complexidade e atuação. Sua personagem é multifacetada e mostra de maneira clara a linha tênue que ilustra as convicções morais entre a vida criminosa do marido.
Outros personagens chave: Paulie, Silvio, Dra. Melfi e mais
Paulie Gualtieri (Tony Sirico), um dos mafiosos mais ricos da série Família Soprano, bem como Silvio Dante (Steven Van Zandt) adicionam à trama personalidades marcantes por conviverem lado a lado de Tony. A Dra. Jennifer Melfi (Lorraine Bracco) não pode deixar de estar nessa lista. A psicóloga do chefe da máfia oferece um ponto de vista externo, oferecendo um novo olhar à narrativa.
Com uma série de personalidades bem desenvolvidas, os personagens garantem uma experiência emocional rica para os espectadores, os quais conseguem ver de maneira concreta todas as nuances de cada personagem, desde a saúde mental, o poder de cada um e a lealdade com o protagonista.
A recepção crítica e o legado de A Família Soprano
Com mais de 20 Emmys conquistados, a série deixou um legado que moldou as séries televisivas por conseguir mesclar a alta qualidade com narrativas profundas, tornando-se a pioneira na criação de complexidade dos personagens.
Explorando temas como a disfunção familiar e os dilemas éticos, a Família Soprano continua a impactar as novas séries televisivas. Não é à toa que seu sucesso não só garantiu seu lugar na história, como serve de referência para os roteiristas e diretores de séries em todo o mundo.
Como Família Soprano influenciou outras produções televisivas
O impacto da Família Soprano ultrapassa fronteiras, influenciando diretamente outras produções televisivas, pelo alto grau de complexidade dos personagens anti-heróis e pela trama que envolve do início ao fim.
A fama pelo protagonista na série desencadeou comparações com outras séries de sucesso, como Breaking Bad e Mad Men, onde Walter White e Don Draper conseguem equilibrar a brutalidade e vulnerabilidade tal qual Tony Soprano.
A Família Soprano é mais do que uma série de TV, ela consegue ser um fenômeno cultural que chegou ao ponto de redefinir como são feitos os programas de entretenimento na televisão, com sua narrativa contagiante e personagens complexos. Explore mais sobre esta série icônica no Citou Filmes, onde você visualiza as melhores reviews e dicas para o que curtir na frente da TV!