Anne Hathaway: da princesa ao Oscar

Natural do Brooklyn, Nova Iorque, Anne Hathaway nasceu em 12 de novembro de 1982. Iniciou sua carreira nos palcos quando participou do grupo teatral Barrow. Sua estreia nas telinhas aconteceu aos 17 anos, com o seriado Caia na Real (Get Real) e, em 2001, fez sua primeira participação no cinema com O Diário da Princesa (The Princess Diaries).

Apesar de ter iniciado a carreira em trabalhos de comédia, logo mostrou seu talento para o drama, como em Garotas sem Rumo (Havoc) e em O Segredo de Brokeback Mountain (2005). Naquele mesmo ano, participou como dubladora na animação Deu A Louca Na Chapeuzinho (Hoodwinked!).

Principais filmes de Anne Hathaway

Em 2006, ao lado de Meryl Streep, Anne Hathaway brilhou no elenco de O Diabo Veste Prada (The Devil Wears Prada) e foi a partir de então que mostrou ao mundo que não era somente um rostinho bonito, mas sim uma estrela em ascensão.

Com sua longa e estrondosa trajetória no cinema, não faltam filmes inspiradores que podem nos dar um gostinho da exemplar atuação de Anne Hathaway. Nós, do Citou Filmes, separamos alguns deles para que você possa desfrutar dos melhores papéis representados pela atriz e tomar nota do que assistir depois. Confira!

O Diário da Princesa

Nesse longa de 2001, Anne interpreta Mia, uma adolescente de 15 anos que vive em São Francisco (USA) com sua mãe. Descobre por acaso que seu pai é o Príncipe de Genovia, um pequeno país na Europa e a partir de então Mia depara-se com um dilema: mudar-se para Genovia ou continuar vivendo com sua mãe?

O Diabo Veste Prada

Anne Hathaway vive a personagem Andy nesse filme de 2006, que sofre com os caprichos de sua chefe tóxica, Miranda (Meryl Streep), nos bastidores de uma revista de moda em Nova Iorque. Temas como o assédio moral e o perfeccionismo utópico são abordados de forma genial nessa deliciosa comédia.

Os Miseráveis

O filme de 2012 mostra Anne como Fantine, mãe solteira sem condições de criar sua filha Cosette. Deixada aos cuidados de um casal, a criança é maltratada. Fantine manda dinheiro para as despesas do casal com a menina, que alega não ser suficiente. Apesar da tuberculose, Fantine se prostitui para conseguir mais recursos. Já no leito de morte, conhece Jean Valjean (Hugh Jackman), que promete cuidar de sua filha. 

Interestelar

Anne Hathaway interpreta aqui a astronauta Brand que, ao lado de Matthew McConaughey (Cooper), parte rumo ao desconhecido em busca de um planeta habitável, já que a Terra está agonizando devido à improdutividade das lavouras e severas mudanças climáticas. Um dos melhores filmes de todos os tempos, Interestelar é uma obra que deve ser obrigatoriamente assistida por todos os fãs de cinema.

Alice no País das Maravilhas

Desta vez incorporando a bondosa Rainha Branca, Anne atua nessa primorosa adaptação de Tim Burton a partir da obra de Lewis Carroll, ao lado de Johnny Depp – O Chapeleiro Maluco. A divertida e surrealmente psicodélica aventura mostra Alice (Mia Wasikowska), que tenta eliminar um grande monstro predador para então escapar daquele mundo de fantasias. 

Oito Mulheres e um Segredo

Lançado em 2018, o longa-metragem mostra Anne Hathaway ao lado de Sandra Bullock, Cate Blanchett e Rihanna que interpretam uma “gangue” extremamente elegante e meticulosa que planeja e executa o roubo impecável de um colar de diamantes avaliado em milhões de dólares. Instigante e divertido, Oito Mulheres e um Segredo certamente deixará seu dia mais feliz. 

Amor e Outras Drogas

Nessa mistura de drama e comédia romântica, Anne Hathaway está deslumbrante ao interpretar Maggie, uma jovem de 26 anos diagnosticada com o Mal de Parkinson. Jamie (Jake Gyllenhaal) é um conquistador compulsivo que trabalha como representante comercial e sua função é convencer médicos a prescrever seus medicamentos. Em uma dessas visitas, eles se conhecem e a química acontece.

Premiações e Reconhecimentos de Anne Hathaway

Com mais de 100 indicações, a atriz americana ganhou 40 prêmios durante sua carreira, entre eles:

  • Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante – Os Miseráveis (2013);
  • Prêmio BAFTA de Cinema de Melhor Atriz Coadjuvante – Os Miseráveis (2013);
  • Globo de Ouro como Melhor Atriz Coadjuvante – Os Miseráveis (2013);
  • Prêmio Saturno de Melhor Atriz Coadjuvante – Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2013);
  • Satellite Award de Melhor Atriz em Comédia – Amor e Outras Drogas (2010).

A lista é extensa, tendo em vista o carisma e o talento dessa atriz espetacular. Seu papel mais consagrado, como visto acima, é em Os Miseráveis, obra essa memorável e altamente recomendável de se assistir ou reassistir!

Anne Hathaway fora das telas

Anne é casada com o também ator Adam Shulman. Detalhe curioso é que Shulman tem uma fisionomia bastante parecida com a do poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare, falecido em 1616. Para fomentar a teoria da conspiração, pasmem: a mulher de Shakespeare também se chamava Anne Hathaway!

Anne e Adam são casados desde 2012 e são pais de dois meninos: Jonathan, que nasceu em 2016, e Jack, nascido em 2020. Pais carinhosos, foram vistos e fotografados no último Halloween fantasiados com a temática Star Wars juntamente com o caçula Jack, enquanto pediam “doces ou travessuras” nas ruas, como mortais quaisquer.

Ativismo e causas sociais

A premiada atriz estadunidense também tem sua vertente ativista: é Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres. Em 2017, discursou na sede da ONU em Nova Iorque, dando ênfase nas questões relacionadas à licença parental remunerada, tanto para mães quanto para pais, direito esse que ainda não é concedido em âmbito mundial.

A transformação de sua imagem ao longo dos anos

Desde a década de 2000, Anne vem conquistando corações e mentes por sua versatilidade: destaca-se tanto em papéis cômicos como dramáticos. De princesa a estrela em uma espiral ascendente, ela figurou em 2009 como uma das 100 celebridades mais influentes do mundo, segundo a Revista Forbes

Hathaway merece cada título conquistado e também a consideração do público em geral, tanto pelo talento absurdo quanto por seu papel na família e na sociedade. Comovida com a invasão russa na Ucrânia em 2022, ela fez doações para a Cruz Vermelha Ucraniana e para a UNICEF. Linda, talentosa e, ainda por cima, filantropa!

Recomendados