Conheça as 15 melhores series de ficção cientifica para assistir agora mesmo!

0

As plataformas de streaming disponibilizam uma diversidade de filmes e séries de ficção científica, que mostram diversos universos fantásticos que podem nos levar das risadas ao choro, ou nos botar medo. De qualquer forma, são obras que atraem um vasto público, por isso, reunimos algumas delas para você começar a assistir agora mesmo!

Essas plataformas estão sempre adicionando e trabalhando cada vez mais para desenvolver novos documentários, filmes e séries que se tornaram bem comentados nos últimos anos.

Produtores, roteiristas e diretores que se dedicam aos universos das séries de ficção científica são premiados por conseguirem criar todo um mundo incrível através da sua própria imaginação. Se você gosta de séries de ficção científica e está procurando algumas para assistir, está no lugar certo. Neste artigo você vai ver as 15 melhores séries de ficção científica. Continue lendo para conferir!

O que é ficção científica?

A ficção científica é um gênero da ficção que surgiu e foi desenvolvida durante o século XIX. O gênero abrange conceitos relacionados a tecnologia, eventos e principalmente a ciência futurista, que partem do imaginário de como poderia ser aquela determinada situação em um futuro próximo ou distante. 

Esse tipo de gênero da ficção é comum tanto na literatura quanto no audiovisual, sendo conhecido por desenvolver tramas imaginativas utilizando a ciência e a tecnologia futurística, e os impactos positivos ou negativos que esses fatores podem causar em uma sociedade.

A primeira obra televisiva foi apresentada no fim dos anos 1930, e a partir dos anos de 1950 as produções do gênero passaram a progredir, sendo representadas no cinema e em séries.

o que e ficcao cientifica 1
Fonte/Reprodução: original.

Hoje em dia, os filmes e as séries de ficção científica abordam diversas questões como tubarões modificados, robôs exterminadores, mundo tecnológico que traz impactos bastante negativos para a humanidade, doenças letais, fatores causados por fungos que transformam humanos em canibais e muito mais.

A ficção científica é um universo incomum, que pode fazer com que o telespectador se identifique de certa maneira com o aspecto humano que se relaciona com algo que parece totalmente impossível de acontecer.

Qual a origem da ficção científica no cinema?

A ficção científica teve sua origem no ano de 1902 e George Méliès é considerado o primeiro cineasta a produzir um filme do gênero. Sua obra inspira outras até hoje e também é conhecida por prever situações contemporâneas.

Star Wars, por um lado, de fato conseguiu prever diversas situações tecnológicas muito antes de acontecer. Então, de certo modo, o gênero talvez contribua criativamente para o desenvolvimento desses avanços.

Qual a história do cineasta?

O cineasta francês George Méliès nasceu no dia 8 de dezembro de 1861 na cidade de Paris, na França. George foi um grande ilusionista, mas depois de conhecer o cinematógrafo ele passou a se dedicar a produção de filmes.

Qual foi a obra exibida?

O cineasta é conhecido por inovar o conceito de cinema e seu curta-metragem “Viagem à Lua” de 1902 é um dos filmes de ficção científica mais famosos. George utilizava a técnica de tirar várias fotografias para desenvolver efeitos especiais.

Qual o filme mais famoso da Ficção científica?

De volta para o futuro de 1985. O filme conta a história de um jovem que volta para os anos 1950, na época escolar dos seus pais. Porém, a sua mãe se apaixona por ele e com isso ele passa a ter o dever de fazer com que seus pais fiquem juntos novamente para não alterar a linha do tempo.

Quem produziu?

O filme foi produzido pelo roteirista, diretor e produtor Robert Lee Zemeckis. O estadunidense é conhecido como especialista em efeitos especiais e até hoje trabalha para lançar filmes com a melhor qualidade possível.

Quais prêmios ganharam e qual a importância desse filme na indústria do cinema?

O filme “De volta para o futuro” conta com uma diversidade de prêmios, recebidos ainda nos anos 80. Esses prêmios incluem os seguintes:

De volta para o futuro — premiações
1986People’s Choice Award: Filme Favorito
1986Oscar de Melhor Edição de Som
1986Melhor Apresentação Dramática
1986Melhor Produtor Estrangeiro
1986Melhor Roteiro Estrangeiro
1987Prêmio da Academia Japonesa de Cinema para Melhor Filme em Língua Estrangeira

O longa é até hoje reconhecido e diversas referências sobre eles já foram feitas em outras obras, como filmes, séries e livros. Até mesmo as suas continuações fizeram bastante sucesso na cultura pop.

15 Séries famosas da Ficção científica e onde assistir?

Todos os meses novas séries de ficção científica são lançadas em canais de televisão e plataformas de streaming. Não importa o gênero de filme ou série que você goste, sem dúvidas vai encontrar uma ficção científica para apreciar.

Atualmente podemos contar com plataformas de streaming como Globo Play, Disney Plus, Netflix, HBO Max, Amazon Prime e outros. Essas plataformas costumam comprar diretos de séries, filmes e documentários ou produzir suas próprias obras. Abaixo você vai ver as 15 melhores séries de ficção científica, muito famosas por sua temática e condução.

1Black Mirror (2011)

Black Mirror é uma série de ficção científica muito popular e está disponível na Netflix. Ela mostra o lado obscuro da tecnologia a partir de questões já existentes e da relação dos humanos com itens tecnológicos fictícios. A antologia possui o total de 5 temporadas e cada episódio conta com histórias e personagens diferentes.

A série faz diversas críticas sociais, principalmente relacionadas a status, que é algo que preocupa cada vez mais as pessoas. Essa também é uma das séries de ficção científica cujo objetivo é gerar uma discussão saudável, relacionada a questões futuristas e tecnológicas.

A série simula um cenário que se entende como surreal, no entanto, são ações, reações e outros fatores que podem acontecer em um futuro próximo. Black Mirror foi transmitida pela primeira vez em 2011 no Reino Unido e no ano de 2015, a Netflix comprou a série e logo renovou a produção para lançar mais episódios.

Black Mirror está disponível na Netflix!

Dark (2017)

Dark é uma série de ficção científica alemã lançada no ano de 2017. A série se passa em Winden, cidade fictícia da Alemanha onde uma criança desapareceu. Toda a cidade sofre com os impactos gerados pelo desaparecimento e, a partir disso, quatro famílias são expostas. Enquanto isso, um mistério sombrio envolvendo viagem no tempo passa a ocorrer por ali.

A obra fictícia, que já foi considerada a melhor série da Netflix, ultrapassando as demais séries mais famosas de plataformas de streamings e canais de TV, consegue explorar diversos fatores relacionados ao tempo e seu impacto sobre a humanidade.

Dark teve uma grande quantidade de críticas positivas e, por este motivo, foi renovada pela plataforma de streaming. Apesar de ser bastante comparada com a famosa série também Stranger Things, Dark ultrapassou todas as expectativas possíveis com a sua trama que cativa e deixa o público curioso, fazendo com que a série de ficção cientifica seja uma das mais assistidas e populares.

Além disso, ela também é conhecida por abordar questões bastante complexas que têm relação com conceitos da física e de viagem no tempo. A série de ficção conta com 3 temporadas e está disponível na Netflix.

Dark está disponível na Netflix!

Katla (2021)

Katla é uma série de ficção científica da Islândia que conta a história de uma comunidade que, após uma erupção de um vulcão, passa por coisas estranhas e veem seres humanos cobertos pelas cinzas causadas pela erupção aparecerem. 

De início, a primeira mulher que apareceu foi tratada como uma turista da Suécia que se perdeu do grupo que estava. No entanto, logo é descoberto que a mesma trabalhou em um hotel da comunidade 20 anos atrás e se lembrava de tudo.

A série conta com 1 temporada apenas, até o momento, e Katla está disponível na Netflix!

Perdidos no Espaço (2018)

Perdidos no Espaço é uma série de ficção científica lançada em 2018 nos Estados Unidos. Ela conta a história de uma família que precisa realizar um pouso forçado em um planeta que eles desconhecem e com isso precisam ultrapassar todas as barreiras e enfrentar os perigos presentes no local.

A série é ótima para ver em família ou para assistir no tempo livre, ou em um fim de semana, seja em casal ou sozinho. Sem dúvidas é uma ótima pedida para quem é fã de séries de ficção cientifica. Perdidos no Espaço está disponível na Netflix!

Stranger Things (2016)

Lançada em julho de 2016, Stranger Things é uma das séries de ficção científica mais populares da Netflix. A série se passa em uma cidade pequena e pacata chamada Hawkins onde eventos estranhos passam a ocorrer, incluindo o desaparecimento de um garoto.

Com isso um grupo de garotos, com a ajuda de uma amiga com poderes psíquicos, passam a procurar o amigo e tem que enfrentar seres monstruosos e diversos eventos sobrenaturais. Stranger Things conta com 4 temporadas atualmente.

stranger things 2016
Fonte/Reprodução: Netflix.

Stranger Things promete uma quinta temporada para encerrar um ciclo. A série conta com um elenco impecável, com Winona Ryder, que conseguiu interpretar um papel impecável de uma mãe que perdeu seu filho e não tinha apoio o suficiente enquanto presenciava uma série de eventos sobrenaturais, e acreditava que seu filho estava em sério perigo.

Por outro lado, o núcleo das crianças realizou um trabalho incrível, acabando por crescerem juntos e criarem um vínculo visivelmente valioso para o andamento da série. Stranger Things está disponível na Netflix!

Orphan Black (2013)

Quando presencia uma mulher tirar a sua própria vida, Sarah Manning, uma órfã do Reino Unido, resolve adotar a identidade dela, visto que a mesma é idêntica a ela. No entanto, Sarah descobre que aquela mulher não é uma gêmea sua, mas sim um clone.

Orphan Black é uma série de ficção científica que foi lançada oficialmente em 2013 e conta com 5 temporadas, disponíveis na Netflix!

3% (2016)

Lançada em 2016, a série brasileira 3% se passa em um mundo onde a miséria tomou conta de tudo. Nesse mundo, todo jovem que completa 20 anos tem direito de passar por uma escolha criteriosa para poder passar para um local mais próspero que todos conhecem como Maralto. No entanto, apenas 3% daquela população consegue passar com êxito.

3% conta com 4 temporadas, e está disponível na Netflix! A série conta com as críticas positivas como maioria e, por isso, se tornou famosa no país. Além de tudo, a produção conta com um ótimo elenco.

The Last of Us (2023)

The Last of Us é uma série de ficção científica que se passa nos Estados Unidos e é baseada em um jogo de mesmo nome. Na série o telespectador pode acompanhar a angústia de sobreviventes de um apocalipse, após um surto onde seres humanos se tornam criaturas monstruosas e mortais por conta de um fungo. 

A trama foca bastante nos personagens Joel e Ellie, que precisam enfrentar inimigos infectados e não infectados. Atualmente The Last of Us conta com apenas 1 temporada com 9 episódios no total, mas sua produção de excelência já conquistou público e crítica.

Os episódios de The Last of Us são bem profundos, procurando explicar da melhor maneira possível como a trama funciona, no que os personagens estão envolvidos e como eles foram parar em suas situações. Assim, os espectadores podem entender de maneira prática, como aquele mundo funciona. The Last of Us está disponível no HBO Max!

Upload (2020)

Upload é uma série de 2020 que se passa no ano de 2023 e conta a história de um rapaz chamado Nathan que pode escolher como será a sua vida após a morte, uma vez que existe um paraíso virtual. Com isso, o festeiro acaba tendo toda a sua consciência transportada para o mundo virtual e tem sua nova vida totalmente guiada por sua tutora, Nora. A série de comédia Upload está disponível na Amazon Prime!

Travelers (2016)

Para evitar que os seres humanos sejam extintos, viajantes no tempo que vivem em um mundo pós-apocalíptico voltam para o passado. A viagem no tempo é feita através da troca de corpos com indivíduos contemporâneos. 

Para que esse processo seja concluído com êxito é preciso ter a localização exata do indivíduo através de um GPS. A série foi lançada em outubro de 2016 e conta com 3 temporadas, e para assistir você pode buscar Travelers na Netflix!

Manifest (2018)

Lançada em 2018, a série de ficção científica Manifest conta a história de um grupo de pessoas que desaparecem misteriosamente durante uma viagem de avião, e aterrissam de forma misteriosa após cinco anos. Com isso, todos eles precisam lidar com acontecimentos que ocorreram enquanto eles estavam desaparecidos e principalmente com o fato do mundo ter continuado sem eles.

Manifest conta com 4 temporadas, sendo cada uma delas mais interessante que a outra. Essa está entre as séries de ficção científica mais populares. Manifest está disponível na Netflix!

The Umbrella Academy (2019)

The Umbrella Academy está entre as séries de ficção científica mais assistidas da Netflix. Ela foi feita a partir da história em quadrinhos de mesmo nome, criada pelo vocalista da banda My Chemical Romance Gerard Way. 

A trama conta a história de irmãos que possuem poderes extraordinários e que com o passar do tempo vão descobrindo segredos familiares e se envolvendo em várias aventuras. Assista The Umbrella Academy na Netflix!

Doctor Who (2005)

Se você é muito fã de ficção científica, com certeza vai gostar da versão de 2005 de Doctor Who. Na trama, um senhor de outro tempo, mas especificamente do tempo alienígena, chamado de Doutor, realiza diversas viagens no tempo através de uma máquina que possui aparência externa de uma cabine policial do Reino Unido dos anos 1960.

Doctor Who está entre as séries de ficção científica mais populares e consegue explorar a cultura popular britânica com maestria. Além disso, a série que originalmente percorreu entre os anos 60 até os anos 80 deu certo, no entanto, a temporada de 1996 não conquistou o público. Assista Doctor Who na Globoplay!

Sense8 (2015)

Sense8 foi uma série lançada em junho de 2015 nos Estados Unidos, e conta a história de oito pessoas diferentes que tem uma mesma visão, a de uma mulher violentamente assassinada. Com isso, cada um deles descobre que estão ligados através de uma conexão límbica (mental e de essência) e passam a se comunicar.

Enquanto os oito são ajudados, alguns vilões, identificados como Whispers passam a caçá-los. Sense8 está disponível na Netflix!

WandaVision (2021)

Após os eventos da saga Os Vingadores, Wanda e Visão vivem uma vida perfeita em uma cidade pacata e a cada episódio que se passa eles estão em épocas diferentes. A trama percorre desde os anos 1950 até a contemporaneidade e mostra aos poucos o que realmente aconteceu com os heróis.

Ambos vivem em uma realidade criada e enquanto Vision sai para trabalhar, Wanda cuida da casa e dos filhos com os seus poderes. A série é conhecida como uma das séries de ficção científica mais populares e conta com uma diversidade de altos e baixos para os personagens. WandaVision pode ser vista no Disney +.

O que não falta nos streamings atualmente são excelentes séries de ficção científica para assistir quando quiser, e a melhor parte de tudo isso é que cada uma delas é única. Além disso, podemos contar com séries antigas e atuais e até mesmo com remakes delas.

Com base em suas escolhas, você pode ver a série que quiser e quando quiser. Agora que você conhece 15 séries de ficção científica excelentes para maratonar, é o momento de procurar aquela que mais te agradou para assistir!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

Privacy & Cookies Policy