Em seu primeiro momento, os filmes cults podem gerar uma ideia de obras cultas, como uma primeira impressão. No entanto, esse termo se relaciona a outro conceito, que vem da forma de ‘cultuar’ uma determinada obra de cinema.
Existem alguns requisitos para um filme ser considerado cult. Neste conteúdo, você vai conhecer melhor esse conceito e saber quais são os melhores filmes cults e onde é possível assistir os mesmos – confira!
O que são filmes cults?
O termo filmes cults descreve aqueles que não tiveram sucesso crítico e nem alcançaram uma grande bilheteria, porém, alcançou um número de fãs com carinho e prestígio pela obra, iniciando um tipo de ‘culto’. Pode ser, ainda, um filme que embora tenha fracassado em bilheteria e crítica, alcançou um número significativo de fãs que cresce com o tempo.
Depois que o mesmo envelhece, é chamado de clássico cult. Por fim, o termo cult pode, ainda, se referir aos grandes clássicos do cinema, pois são cultuados justamente por sua importância. Seja por marcarem sua época de lançamento ou porque merecem serem vistos mais vezes mesmo com o passar dos anos.
O que torna um filme cult?
A concepção mais tradicional que classifica um filme como cult é quando ele é considerado um fracasso mediante crítica ou bilheteria, mas ainda alcança uma base de fãs dedicada que cresce com o tempo, e com isso entra na lista de filmes cults.
Filmes cults inicialmente não são populares entre o público geral, essa popularidade vem depois com a divulgação daquele número de fãs que assistiram e criaram gosto pela obra, que pode ser ficção científica ou terror.
Além de ter um público de fãs que cultuam um título, outra característica que torna os filmes cults é que as produções se tornam ícones de uma geração e se mantém relevante por muitos anos.
Quais são os melhores filmes cults?
Existem diversos tipos de produções que ganham a fama de filmes cults, com gêneros variados. No conceito dos fãs, merecem ser vistos pelo menos uma vez e marcam história no cinema.
Separamos a seguir uma lista com cinco filmes considerados cults para você assistir e conhecer mais de perto cada produção e tirar suas próprias conclusões. São títulos variados, alguns com produções mais caras e atores mais conhecidos, enquanto outros com orçamento mais baixo – confira:
Clube da luta (1999)
Dirigido por David Fincher, esse filme no seu lançamento não foi um fenômeno nas bilheterias, entretanto, ganhou visibilidade de forma rápida e se tornou cult. Esse longa-metragem traz uma série de reflexões sobre a sociedade que vivemos. Conta com a participação de Brad Pitt e Edward Norton.
Foi indicado para os prêmios: melhor efeito sonoro (Oscar 2000), melhor montagem, fotografia e design (BAFTA 2000). Foi vencedor de melhor ator coadjuvante (Brad Pitt) em 2000 e melhor trailer de ação (1999). Disponível no Star+ e Netflix.
A noite dos mortos vivos (1968)
Esse filme é praticamente obrigatório para quem é fã do gênero terror. Essa obra está presente há anos, e ainda conquista um público específico, marcando uma geração. Exatamente a característica que citamos anteriormente.
Foi dirigido por George Romero, com atuação de Duane Jones e Judith O’Dea como protagonistas. Recebeu indicações como melhor filme de terror, melhor ator (James Karen), melhor maquiagem e melhor diretor. Disponível em plataformas como Amazon Prime, Telecine e Plex.
A fantástica fábrica de chocolate (1971)
Desde 1971 esse filme marcou gerações e até alcançou um remake em 2005 por Tim Burton. A história do milionário Willy Wonka encantou adultos e crianças, que por anos sonhavam em encontrar o famoso bilhete dourado.
É um filme dirigido por Mel Stuart, estrelado por Gene Wilder como Willy Wonka. Pode ser visto na plataforma MUBI. Foi nomeado como melhor trilha sonora (1972), melhor ator em filme comédia ou musical (1972) e vencedor em 2014 do Registro Nacional de Filme.
Blade Runner (1982)
Assim como ocorre com grande parte de filmes cults, esse título não teve boa bilheteria e nem popularidade no início. Com o tempo essa produção ganhou adeptos, e tamanho foi seu sucesso entre os fãs, que em 2017 saiu a continuação “Blade Runner 2049”.
Dirigido por Ridley Scott, estrelado por Harrison Ford, Sean Young, Rutger Hauer e Edward James Olmos. Essa ficção científica foi indicada ao prêmio de melhor direção e melhor efeito visual, em 1983. Vencedor da melhor fotografia e da melhor direção de arte, em 1983. Pode ser visto no MUBI e Amazon Prime.
O mágico de Oz (1939)
Esse filme tem o gênero de fantasia e narra a aventura de uma garota órfã que após entrar em um tornado viaja para a terra de Oz. Após o sucesso de Branca de Neve e os sete anões, a produtora MGM decidiu fazer essa produção.
Entretanto, o filme não foi bem na bilheteria, mesmo recebendo boa percepção da crítica. Os seus efeitos especiais que eram inovadores nessa época, seu relançamento constante da produção e o sucesso das mídias domésticas tornou esse filme em cult.
Dirigido por Victor Fleming, com elenco formado por Judy Garland, Jack Haley, Ray Bolger, Billie Burke, entre outros atores e atrizes. Foi indicado ao Palma de ouro no Festival de Cannes em 1939, melhor filme, melhor fotografia e efeitos especiais em 1940. E vencedor da melhor banda sonora e de melhor filme no Oscar de 1940. Pode ser visto no MUBI e na plataforma Max.
Onde assistir filmes cult?
É possível ver filme cult em plataformas de streaming, nos quais os serviços podem ser consumidos online ou via aplicativo. Entre elas está a MUBI, que disponibiliza tanto os filmes clássicos como produções atuais.
Outras opções são Bela Artes à Lá Carte, que é um serviço pago via assinatura, com clássicos do cinema e Lionsgate com um catálogo repleto de produções, o usuário pode ver o catálogo antes de realizar a contratação de um plano mensal.
Os filmes cults são excelentes para passar um final de semana ou, então, curtir com alguém que você gosta. Para mais sugestões de filmes ou listas específicas, acompanhe o Citou Filmes e saiba tudo sobre a sétima arte!