O Superman é um super-herói criado no ano de 1938 por Jerry Siegel e Joe Schuster. Desde a sua primeira aparição nos quadrinhos, o personagem se tornou um dos personagens mais influentes da cultura pop, e o responsável por estabelecer o que conhecemos, hoje, do gênero de super-heróis nas páginas das revistas e no cinema.
Agora, com o Kryptoniano retornando às telonas com um novo longa, após ficar mais de uma década sem receber um filme solo, a Citou Filmes recapitula os 80 anos do Homem de Aço e a sua grande importância para a cultura pop.
O Surgimento de Superman nos Quadrinhos
A estreia do Superman se deu na revista Action Comics #1, publicada em junho de 1938. Desde essa época o herói possuía o background de ser um alienígena enviado de um planeta distante que foi destruído, e cresceu na Terra. Clark, em sua primeira aparição, já contava com os poderes de super força e resistência. Contudo, em vez de voar, dava grandes saltos.

Clark Kent e as suas histórias cativaram logo de cara o público de sua época, especialmente pelo contexto histórico que os Estados Unidos, o período da Grande Depressão; o que fez o personagem se tornar um símbolo de esperança.
A Evolução do Superman nos Quadrinhos
Assim como outros heróis, o Superman e as suas histórias foram evoluindo ao longo dos anos, não só para trazer mais complexidade ao personagem, mas também para mantê-lo em relevância. Abaixo estão separamos três períodos que foram importantes para que o personagem evoluísse até o ponto como o conhecemos hoje em dia.
- Décadas de 1950 e 1960: Com a ficção científica em alta, as histórias dos Superman passaram a ser associadas ao gênero, com ele enfrentando alienígenas e monstros cósmicos; além de ganhar novos poderes, como sua visão de calor e visão de raio-X;
- Década de 1980: Agora nas mãos do autor John Byrne, o herói passou por um grande reboot na famosa série The Man of Steel, onde questões mais complexas e reflexivas sobre a humanidade do personagem foram trabalhadas;
- Após Crisis on Infinite Earths (1985): Após o grande evento que ocorreu no universo da DC Comics, as histórias do Superman passaram a ter os dilemas morais do personagem mais explorados, refletindo uma sociedade mais complexa e globalizada.
O Superman foi mudando ao longo dos anos em suas HQs, de acordo com o período e contextos em que eram publicadas. Teve sua estreia como um herói dos oprimidos, mas ao longo dos anos foi recebendo mais profundidade, com dilemas morais e questões humanas do seu dia a dia.
Superman no Cinema: O Primeiro Super-herói das Telonas
A popularidade do Superman era tão grande, que ele foi o primeiro super-herói a receber adaptações para as telonas, desde seriados de TV da década de 1950 até o primeiro blockbuster de super-herói que mudaria a cultura pop para sempre.
- Superman: O Filme (1978): Estrelado por Christopher Reeve e com direção de Richard Donner, Superman: O Filme se tornou um clássico com seu drama, humor e ação, além de efeitos especiais impressionantes para época, o que fez o longa ser lembrado até hoje como “o filme que fez o homem voar”;
- Superman II (1980): Sequência do filme de Christopher Reeve, em Superman II Clark deve enfrentar o General Zod, que escapou da Zona Fantasma junto de seus aliados. Porém ele também precisa lidar com o dilema de abrir mão de seus poderes para ter uma vida ao lado de Lois;
- Superman Returns (2006): Com direção de Bryan Singer e Brandon Routh como protagonista, o longa é uma sequência espiritual dos dois primeiros filmes de Reeve, e tenta trazer para o século XXI a mesma magia de seus antecessores, o que fez o filme ser criticado por focar em nostalgia e não ter ação;
- O Homem de Aço (2013): Agora com Henry Cavill no papel de Superman e com a direção de Zack Snyder, O Homem de Aço aborda uma visão mais sombria e realista do herói, o que dividiu bastante as opiniões da crítica e público;
- Superman (2025): Superman é um novo reboot do Homem de Aço, e também um novo começo da DC nos cinemas. Neste novo longa, dirigido por James Gunn e protagonizado por David Corenswet, teremos um Clark otimista em início de carreira, resgatando a essência do personagem.
Assim como nos quadrinhos, as diferentes versões que tivemos do Superman no cinema, – desde Christopher Reeve até Henry Cavill – trazem diferentes visões do personagem que refletem o público e a época que foram lançados.
Superman e Sua Influência Cultural no Cinema
O fato de o Superman ser o primeiro super-herói a ganhar destaque nos cinemas proporcionou um grande impacto cultural, e ajudou com que outros personagens de quadrinhos ganhassem filmes. Uma década depois do primeiro filme de Reeve, o ator Michael Keaton estrelou o filme de um outro grande herói da DC, Batman, dirigido por Tim Burton.
A influência do Homem de Aço não parou por aí: foi ele que estabeleceu o gênero de super-heróis no cinema, o que anos mais tarde proporcionou a trilogia Homem-Aranha, no início dos anos 2000, assim como os X-Men e o MCU, que se estende até os dias atuais.
O Superman, sem dúvidas, é um dos heróis mais influentes da cultura pop, tanto nos quadrinhos quanto nos cinemas, ao estabelecer tudo o que conhecemos deste gênero na sétima arte. Esperamos que, assim como o filme de Reeve, o estrelado por David Corenswet, no dia 11 de julho de 2025, possua a mesma importância para revitalizar o gênero.