O novo filme de Tim Burton, Os Fantasmas Ainda se Divertem, chegou aos cinemas nesta quinta-feira, 5 de setembro! O longa é uma continuação do original, Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice, 1988), um dos clássicos do diretor. No entanto, clássicos são o que não faltam em sua carreira.
Para que você entre no clima do lançamento, selecionamos os melhores filmes de Tim Burton para compor nossa lista. A sua longeva parceria e amizade com Johnny Depp rendeu a maior parte dos filmes listados, seguida da parceria com Michael Keaton.
Edward Mãos de Tesoura
O primeiro longa daquela que viria a ser uma parceria duradoura e uma amizade sincera é, também, considerado uma das obras-primas; tanto de Tim Burton enquanto cineasta, quanto de Johnny Depp enquanto ator. Edward Mãos de Tesoura foi lançado em 1990, pela 20th Century Fox. Winona Ryder, de Beetlejuice, trabalhou pela segunda vez com o diretor no longa.
O filme é um espetáculo visual com a assinatura característica de um Tim Burton já consolidado com Beetlejuice e Batman, que conjura um mundo onde o gótico se entrelaça com o conto de fadas. Com seu toque inconfundível, Burton cria um cenário que é ao mesmo tempo sombrio e encantador, transportando o espectador para um universo onde a magia e a melancolia se encontram.
Depp, em uma performance completamente marcante, dá vida a um protagonista que mescla vulnerabilidade e estranheza, transformando cada gesto e olhar em uma dança de sentimentos profundos e cativantes. A combinação visual única com a estranha simbiose de Burton com Depp tornam o longa um item necessário em qualquer lista de filmes a serem vistos.
Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet
Os mesmos elementos idiossincráticos do longa de 1990 se repetem no de 2007, mas com dois diferenciais fundamentais: o formato musical e a substituição de uma interpretação vulnerável e inocente de Depp por uma soturna e vingativa. Dessa forma, Sweeney Todd trouxe todos os elementos de um Tim Burton tradicional sem constituir-se em mais do mesmo. O longa é baseado no musical homônimo de Stephen Sondheim.
Tim Burton explora temas de vingança, justiça e corrupção, oferecendo uma visão sombria e emocionante de uma Londres vitoriana que nunca parece completamente real. Sua ex-esposa, Helena Bonham Carter, faz o papel de Mrs. Lovett, e adiciona uma camada de complexidade e humor negro ao filme.
A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça
Nem só de papeis bizarros vive Johnny Depp. A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (Sleepy Hollow, 1999) é uma adaptação do conto clássico homônimo, de Washington Irving, e combina elementos de terror, mistério e fantasia com o estilo visual distinto de Burton. Além de Depp, o elenco conta com Christina Ricci e Christopher Walken no papel do Cavaleiro Sem Cabeça.
Sleepy Hollow é o nome da vila acometida pelos assassinatos que iniciaram a investigação encabeçada por Ichabod Crane. O personagem de Depp é, ao mesmo tempo, dotado da racionalidade requerida por sua profissão; e gradativamente perturbado pela quebra dessa razão, dado o tom sobrenatural da trama.
Ed Wood
A obra de 1994 é uma bela mistura de homenagem e sátira ao diretor homônimo, considerado um dos piores de todos os tempos, apesar de sua paixão sincera pelo cinema. É uma das performances mais aclamadas de Johnny Depp, marcada por um misto de inocência e entusiasmo, humor e tragédia, em uma metalinguagem sobre a paixão pelo fazer cinematográfico.
Tim Burton adotou um estilo visual que evoca o clima dos filmes dos anos 1950, com uma paleta de cores em preto e branco e uma estética que remete aos filmes de terror e ficção científica da época. O filme combina elementos de comédia e drama, oferecendo uma visão carinhosa e, ao mesmo tempo, crítica da vida de Wood.
Os Fantasmas se Divertem
A obra sem a qual esta lista estaria sendo publicada, Os Fantasmas se Divertem (1988) é uma das mais icônicas obras de Burton, marcada pelo seu humor negro e sensação de estranheza, proporcionada pela adoção do surrealismo como guia para toda a identidade visual da obra.
A interpretação de Michael Keaton tornou o personagem-título (no original), Beetlejuice, um dos ícones da cultura pop, por sua irreverência. O longa também conta com uma jovem Winona Ryder, além de Alec Baldwin e Geena Davis. Lydia, a personagem de Ryder, também ganhou o seu espaço como ícone cultural. O longa ganhou o Oscar por Melhor Maquiagem, em 1989.
Batman
Muito antes de Christopher Nolan e Matt Reeves (ou das versões carnavalescas de Joel Schumacher), Tim Burton foi o primeiro a trazer o Homem-Morcego, se não ao live-action, ao menos às telas grandes. Foi a segunda parceria do cineasta com Michael Keaton, inicialmente rejeitado por muitos fãs no papel do protagonista.
O longa de 1989 também foi marcado pela interpretação icônica de Jack Nicholson como Coringa, que só quase duas décadas depois viria a ganhar um rival de peso com Heath Ledger. A Gotham City de Burton foi a que mais se aproximou do visual gótico/neo-noir dos quadrinhos, e se expandiu por meio de sua continuação, Batman: O Retorno (1992), que teve Danny DeVito como a versão macabra do Pinguim.
E para você, qual o melhor filme de Tim Burton? Ele está na lista? Comente em nossas redes sociais! Acompanhe mais listas como esta no site da Citou Filmes, assim como nossas críticas especializadas e notícias de cultura pop!