Há uma grande quantidade de filme sobre intolerância religiosa, porque é um tema recorrente não somente nos cinemas, mas no cotidiano de alguns pequenos grupos. O Pagador de Promessas (1962) foi o primeiro filme sobre intolerância religiosa abordado no Brasil, e, desde então, muitos títulos são lançados com essa polêmica temática.
Além disso, no Brasil e no mundo afora, mais de um filme sobre intolerância religiosa ganhou fama, como “Kardec” e “A outra História Americana”, pois tratam o cotidiano de pessoas influentes que buscam respeito e ascensão numa sociedade já dominada pela igreja católica, doutrina popularizada desde a queda do império romano, e que se propagou por todo o mundo.
O que é intolerância religiosa?
A intolerância religiosa pode ser entendida como um conjunto de práticas que desrespeitam e diminuem um grupo religioso minoritário. Muitas vezes essas práticas estão associadas à violência física, moral, discriminação ou até qualquer comportamento passivo agressivo.
Além disso, a intolerância religiosa é um problema grave que, dependendo dos atos, pode levar a guerras e conflitos entre nações, como aconteceu na época das cruzadas religiosas, na Idade Média. Além disso, no Brasil, o ato de intolerância religiosa é considerado crime, e é possível que o criminoso possa vir a júri e parar atrás das grades.
Conheça 5 filmes sobre intolerância religiosa!
O melhor filme sobre intolerância religiosa nesta lista é o Àkara, pois é possível debater sobre o enredo com amigos e familiares sobre as discriminações sofridas por membros dos grupos da umbanda e do candomblé, religiões populares no país.
Contudo, cada filme sobre intolerância religiosa desta lista trata de um contexto específico no qual o tema está inserido. Vão desde movimentos neonazistas – como os skinheads diminuindo os negros e seu credo – a um compilado de histórias sobre a íra. Essa lista de filme sobre intolerância religiosa com certeza despertará a curiosidade de vê-los.
Belfast
Belfast (2021), narrado sob a perspectiva de um jovem Irlandês chamado Buddy, retrata a história de uma família que luta em meio à divisão da igreja católica. Enquanto a família de Buddy tenta pagar suas contas e serem aceitos na sociedade como protestantes, também sonham em se mudar de Belfast, visto que o local é marcado por intensos conflitos políticos e religiosos. Há também questões de identidade, e aqui o drama ganha a cena.
Relatos Selvagens
Relatos Selvagens (2014) se trata de um compilado de seis histórias baseado em um único tema: a ira. Quando este sentimento paira sobre a terra e causa estragos, em vez de ser Deus quem aparece, é um homem que desce de um avião. Além disso, o filme mostra, em um dos seus seis capítulos, como é o comportamento das pessoas nos grupos religiosos e sua ligação com o divino. Ou seja, neste ponto, pode-se levantar debates sobre religião.
A Outra História Americana
Lançado em 1998, A Outra História Americana narra o ódio vivido por Derek Vinyard após a morte de seu pai, um bombeiro morto enquanto apagava um incêndio em um bairro negro. A partir daí, o jovem decide entrar para grupos neonazistas, intolerantes a qualquer prática religiosa ou grupo étncio; como judeus, islâmicos e afrodescendentes. Dessa forma, o filme aborda temas delicados, como morte, ódio, intolerância religiosa e discriminações.
Ákara, no Fogo da Intolerância
O longa-metragem brasileiro Àkara, no Fogo da Intolerância (2016), conta histórias dos grupos de religiões de matriz africana, candomblé; e de matriz brasileira; umbanda, e como esses grupos sofrem perseguição religiosa e passam por preconceitos sociais por outros grupos religiosos dominantes, como os do Cristianismo. Dessa forma, o filme sobre intolerância religiosa busca um olhar de aceitação e respeito dessas religiões no Brasil.
Kardec
Kardec (2019) é um filme brasileiro que aborda uma espécie de biografia de Allan Kardec, considerado o pai do Kardecismo, popularmente conhecido como espiritismo. Após codificar fenômenos paranormais e publicar obras religiosas, o autor passa por resistência e preconceito, principalmente por outros grupos de fé, como o catolicismo. Dessa forma, o filme mostra como Allan enfrentou rejeição em um ambiente dominado por elites religiosas.
Vale a pena assistir filme sobre intolerância religiosa?
Para assistir um filme sobre intolerância religiosa é preciso estar ciente de que este é um tema sensível e que poderá mexer com o emocional de quem o assiste. Isso porque é retratada a vivência de como os grupos minoritários são julgados, discriminados e violentados.
Na realidade, vale muito a pena assistir a um filme sobre intolerância religiosa, pois isso pode abrir o olhar de muitas pessoas que são intolerantes e que nem sequer sabem que estão sendo. Isso é importante, pois a partir desse ato a pessoa poderá responder por crime de intolerância religiosa, podendo até cumprir pena em reclusão.
Na Citou Filmes, você encontra essas e outras listas com resumos de filmes e séries com a temática religiosa, sobrenatural, suspense, drama, terror e muito mais. Além disso, encontre resenhas, onde assistir, grandes bilheterias brasileiras ou mundiais, e muito mais!