Assistir a filmes criativos faz com que o nosso dia se torne mais inspirado, leve, e até o cenário parece mudar. Quando se encontra uma boa lista de filmes assim, é possível assistir em qualquer momento.
Quais são os melhores filmes criativos?
Free Guy: Assumindo o Controle
Se a rotina é pesada devido ao trabalho de escritório e corporações, existe uma maneira de melhorar a rotina, vivendo num jogo. Pelo menos, é o que faz o personagem principal de Free Guy: Assumindo o Controle.
Interpretado por Ryan Reynolds, Guy deixa de ter um dia entediante como simples caixa de banco, ao descobrir estar em um jogo de RPG. Ao lado de seu amigo, eles tentam recuperar um código-fonte, ao passo que Free City precisa ser salva.
A Vida Secreta de Walter Mitty
Walter trabalha com fotografia para uma revista, leva os seus dias com o máximo de criatividade que pode, por conta de sonhar acordado. Seu comportamento consiste em viver mil cenários e histórias diferentes, melhores do que a vida real. Mas Walter terá a chance de passar uma aventura além do que imaginava e criar vínculo com sua colega.
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain é um dos melhores filmes criativos, onde Amélie é uma moça simples do interior da França, que cresceu com uma condição anormal em seus batimentos cardíacos. Já adulta, se muda para Paris, trabalha num café e conhece Dominique, um rapaz que a leva a se emocionar e ver a vida de um jeito único.
A Invenção de Hugo Cabret
A Invenção de Hugo Cabret é um dos filmes criativos, que foi dirigido por Martin Scorsese, com Hugo, um garoto que perde o pai e passa a morar num esconderijo na estação de trem. Seu pai o ensinou tudo sobre cinema, após conhecer Isabelle, se aventura numa jornada sem igual com os maiores ícones da sétima arte.
O Artista
O Artista é um filme moderno, em preto e branco, que conta a história de George Valentin, ator de cinema mudo, que vê sua carreira ameaçada pela chegada do cinema sonoro. O filme francês de 2011, venceu cinco Oscars, inclusive o Oscar de Melhor Filme e o Oscar de Melhor Ator.
Curtindo a Vida Adoidado
Em Curtindo a Vida Adoidado, Ferris é um jovem que sabe aproveitar a vida. Ele decide enganar seus pais, ao dizer que está doente para matar aula. Na companhia de seu melhor amigo e sua garota, os três curtem cada canto de Chicago na Ferrari do pai.
O Grande Hotel Budapeste
Mais um dos filmes criativos, como O Grande Hotel Budapeste, você pode se divertir com a forma com que o diretor Wes Anderson faz cinema. Neste longa, dois companheiros de trabalho do famoso hotel, se envolvem no roubo do quadro que foi deixado por uma hóspede antes de morrer.
Meia-Noite em Paris
Meia-Noite em Paris é um dos filmes criativos mais aclamados de Woody Allen. Nessa comédia romântica, o escritor Gil está com dificuldades na carreira, mas ao viajar a Paris, é renovado. Ele entra num táxi e vai direto aos anos 1920, para conversar com os maiores homens da literatura.
Argo
Argo é o filme que ganhou o Oscar por retratar a crise no Irã, que ocorreu em 1980, onde americanos tiveram que se refugiar na embaixada canadense na capital Teerã. Enquanto a CIA corre para solucionar o caso, um cineasta tem a ideia de filmar os eventos para transformar no filme Argo. É nesse cenário que ocorre uma operação para ajudar os refugiados.
Chef’s Table
Chef’s Table é o tipo de filmes criativos que melhora o dia simplesmente por mostrar a culinária ao redor do mundo, pelas mãos de grandes chefs de cozinha. O documentário original Netflix consta de 4 temporadas para assistir quando quiser.
O Palhaço
O Palhaço é um interessante filme brasileiro, estrelado por Selton Mello, que interpreta Benjamim, ao lado de Paulo José, que é Valdemar. Pai e filho trabalham no circo onde são os donos, mas os anos 70 só trouxeram frustração. Benjamim resolve procurar melhores oportunidades na cidade grande, onde sua escolha mudará a sua vida para sempre.
A Origem
Se você procura filmes criativos, deve conferir A Origem de Christopher Nolan, o mesmo diretor de Oppenheimer (2024). O longa consegue fixar a atenção do público, com incríveis cenas de ilusão, onde um habilidoso ladrão de sonhos deve cumprir uma missão impossível.
Birdman
Em Birdman, um ator esquecido ganhou a fama por interpretar um icônico herói das telas chamado Birdman. Com o passar dos anos, e a decadência, Riggan tem um despertar para dirigir e roteirizar uma produção da Broadway. Mas ele deve lidar com a família, um agente e uma voz que não sai de sua cabeça.
Ruby Sparks
Ruby Sparks é um divertido romance, que passa muito bem na lista de filmes criativos se você procura pelo gênero. Nele, o jovem escritor Calvin sofre um bloqueio ao tentar escrever seu livro. Após muito pensar, começa a descrever a garota dos seus sonhos. O que nem em sua imaginação aconteceria, quando ela se torna real e passa a morar em seu apartamento.
Questão de Tempo
Filme de 2013, conta a história de Tim, um jovem que recebe o poder de viajar no tempo. Ele usa-o para conquistar Mary, o amor da sua vida. Mas precisará equilibrar sua vontade de voltar nos anos que perdeu ao tentar refazer pequenas atitudes para salvar seu amigo.
Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas
Um dos filmes criativos de Tim Burton, com o personagem William (Ewan McGregor) que não se relaciona bem com o pai, mas é marcado pelas histórias mirabolantes que ouvia ele contar. Após morrer, William desperta um grande interesse investigativo nesses contos do pai e vive uma bela aventura.
O que torna os filmes criativos?
Pensar sobre filmes criativos e o que os tornam assim, é um desafio, uma vez que os maiores diretores e roteiristas tiveram a proeza de trabalharem juntos em histórias fora do comum. Mas a explicação é simples: um conjunto de experiências e referências que tocam quem os assiste.
Nesse sentido, filmes são bons não apenas por conter ótimos atores e interpretações marcantes, mas também, por conseguirem falar direto com quem precisa ver e ouvir uma boa história.
Se você é um grande fã de filmes criativos e do universo do cinema, não deixe de conferir os artigos e curiosidades parecidos com esse tema. Navegue ainda mais no Citou Filmes e compartilhe com a gente o que achou.