Direto das histórias em quadrinhos da DC Comics, Sandman chegou na plataforma da Netflix com a apresentação da história de Morpheus – considerado como o representante em forma humana do Sonho – aos seus telespectadores.
Saiba agora mesmo qual é o enredo por trás de Sandman, e por que a série de fantasia sombria ganhou o coração do público do mundo todo, com este post exclusivo da Citou Filmes.
O que é Sandman?
Sandman é a série de histórias em quadrinhos escrita por Neil Gaiman, o famoso criador de obras como American Gods e Good Omens. O diferencial de Sandman como um seriado de entretenimento está em seu script, em que é feito o uso idealmente intercalado no universo de elementos literários, como a mistura do misticismo com uma pitada de humor sombrio.

Atualmente, Sandman conta uma temporada de 11 episódios com o foco na trajetória de Morpheus em busca da restauração da ordem do mundo dos sonhos, depois de ser mantido preso por décadas em uma cápsula de vidro pelo mago Roderick Burgess.
A importância de Sandman nos quadrinhos e literatura
Sem sombra de dúvidas, Sandman é uma história completa. Com o uso da base da mitologia em geral, a série apresenta uma atmosfera obscura entre os mundos, com a célebre presença de personagens como os Perpétuos, os irmãos de Morpheus.
Graças à sua literatura de fantasia sombria, Sandman foi considerado como uma grande inspiração para futuras obras de sua categoria – como é o caso, por exemplo, de Garotos Detetives Mortos e até mesmo de Lúcifer, a famosa série de Lúcifer Morningstar.
Sandman na Netflix
Devido ao seu sucesso nas histórias em quadrinhos, a Netflix tomou uma decisão: produzir uma série baseada no mundo dos sonhos de Morpheus. Com o roteiro de Allan Heinberg em parceria com Neil Gaiman, o próprio criador do personagem, Sandman chegou à plataforma mundial da Netflix em 5 de agosto de 2022.
Personagens Principais de Sandman
Confira a lista dos personagens principais de Sandman, considerados como peças essenciais para a conclusão do objetivo de Morpheus de manter o controle do mundo dos sonhos novamente.
Morpheus (ou Sonho)
O personagem principal, considerado como o fator central para o desencadeamento dos acontecimentos de Sandman. Morpheus, chamado também de Sonho, é o senhor do mundo dos sonhos. Em um ato de ajudar a Morte a lidar com um grupo de magos em busca pela imortalidade, é preso por Roderick Burgess, conseguindo a sua liberdade anos mais tarde, e parte em missões para conseguir recuperar o seu poder no mundo dos sonhos.
Lucifer Morningstar
Diferentemente do clássico anjo caído que anseia pelo poder celestial, Lúcifer Morningstar é um personagem que, em Sandman, apresenta uma personalidade completamente diferente. A maior prova disso é a sua renúncia ao controle do submundo diante da presença de Morpheus, uma peculiar ação que causou o maior burburinho entre as entidades das trevas, as quais começaram entre elas quem seria o chefe do inferno.
Delirium, Destino, Morte, Desespero, Destruição e Desejo
Esses são os nomes dados para os Perpétuos, os irmãos de Morpheus. Cada um deles representa um determinado aspecto da vida. Por exemplo, a personagem Morte, através da interpretação de Kirby Howell-Baptiste, apresenta a personificação do fim do ciclo da vida, por meio de uma personalidade receptiva e gentil – dando a entender que a morte, apesar de ser considerada o fim, pode apresentar a paz interior à alma.
John Constantine
Nem herói e muito menos um vilão, John Constantine nada mais é do que o anti-herói favorito do público mundial das HQs. De personalidade vigarista, ele conta com o charme de um detetive do oculto ao seu favor, apresentando-se como um personagem recorrente nas histórias em quadrinhos de Sandman.
Cain e Abel
Tal como na Bíblia, os irmãos Cain e Abel são personagens de Sandman considerados como a representação dos dois lados da humanidade. Cain é a crueldade, enquanto Abel é a pureza. Eles foram os principais responsáveis pela ajuda dada à Morpheus em sua missão, pela retomada de seu poder no mundo dos sonhos.
Matthew, o Corvo
Nada melhor do que fechar essa lista com chave de ouro, ao falar de Matthew Cable, um humano que, em seu pós-morte, passou pelo processo de reencarnação, transformando-se em um corvo. Com isso, Matthew, o Corvo, foi considerado por Morpheus como o seu mensageiro entre os mundos, além de ser o seu fiel braço direito, em sua jornada ao mundo dos sonhos.
Polêmica sobre Gaiman e cancelamento da série
Com a polêmica de Neil Gaiman, acusado pelo crime de abuso sexual, Sandman enfrentou uma grande consequência na Netflix: o cancelamento. Apesar de Gaiman negar as acusações, a série será cancelada após o lançamento da segunda temporada, ainda neste ano, e nem mesmo existe uma possibilidade de continuação da série.
Seja nas histórias em quadrinhos ou na televisão, Sandman é uma potencial fonte de inspiração sobre o mundo do misticismo sombrio. Caso seja de seu interesse saber mais sobre filmes, séries, e curiosidades de livros e quadrinhos que foram adaptados, acesse agora mesmo a Citou Filmes, e tenha acesso aos demais detalhes do assunto!