Akira Kurosawa é considerado por muitos um dos maiores gênios do cinema, portanto, uma lista com os melhores filmes Kurosawa é uma absoluta necessidade. Apesar de não ser tão conhecido pelo público geral, seus filmes são verdadeiras obras-primas.
Nesta lista, você poderá conferir os melhores filmes Kurosawa que demonstram toda a capacidade e a versatilidade desse magnífico cineasta, com temas que variam desde o cenário político japonês até questões existencialistas e a própria realidade.
Os Sete Samurais
Começando pelo filme, que é indubitavelmente a obra mais conhecida e influente de Kurosawa, Os Sete Samurais foi o filme mais caro já produzido no Japão na época de seu lançamento, e foi a inspiração de muitos outros filmes, como o clássico western Sete Homens E Um Destino.
O filme narra a história de um vilarejo de camponeses que se vê aterrorizado por um grupo de bandidos que planejam roubá-los, e para se protegerem, contratam sete ronins, que são samurais sem mestre.
Ficha técnica
O filme é japonês e foi dirigido por Akira Kurosawa, sido lançado mundialmente em 26 de abril de 1954. Seu gênero é drama, possui 204 minutos, e em seu elenco conta com figuras como Takashi Shimura, Toshiro Mifune e Keiko Tsushima.
Foi indicado a diversos prêmios, e venceu o Silver Lion e o Maini Film Award. Se você quiser assisti-lo, precisará buscar em mídias alternativas, pois ele está indisponível em serviços de streaming. Ele não é indicado para menores de dez anos.
Trono Manchado De Sangue
Outro membro da lista de melhores filmes Kurosawa, Trono Manchado De Sangue é uma adaptação da obra Macbeth, de Shakespeare, porém situada no Japão feudal. É considerada por muitos a melhor adaptação, apesar das diferenças da obra original.
O filme trata da história de dois samurais, que após regressarem vitoriosos de uma batalha, se deparam com uma feiticeira que profetiza que um deles se tornará o Senhor do Castelo do Norte. A partir daí, uma briga por poder se inicia.
Ficha técnica
O filme, de gênero drama, é japonês, foi lançado em 15 de janeiro de 1957 e foi dirigido por Akira Kurosawa. Como principais atores do elenco, tem Takashi Shimura, Isuzu Yamada e Toshiro Mifune. O filme possui 110 minutos, e não é indicado para menores de 12 anos. Se quiser assisti-lo, procure-o em mídias alternativas, pois ele não está disponível em streamings.
Rashomon
Outro membro indubitável dos melhores filmes Kurosawa, junto de Os Sete Samurais, Rashomon é considerado uma das obras-primas de Kurosawa. O filme é tão influente e importante que possui uma técnica de storytelling que carrega seu nome, chamada de “efeito Rashomon”.
No filme, um lenhador, um sacerdote e um camponês se abrigam de uma tempestade nas ruínas do Portão de Rashomon. Eles começam a tratar de um caso recente de assassinato de um samurai e abuso de sua esposa, e depoimentos conflitantes sobre esse caso começam a surgir.
Ficha técnica
Rashomon é um filme japonês de investigação policial, drama e mistério. Foi lançado mundialmente em 25 de agosto de 1950, e tem duração de 88 minutos. Como parte de seu elenco, tem Toshiro Mifune, Masayuki Mori e Takashi Shimura. Ele recebeu diversos prêmios, feito o Blue Ribbon Awards e o Golden Lion. Não é indicado para menores de 16 anos.
Dersu Uzala
Um dos mais aclamados entre os melhores filmes Kurosawa, Dersu Uzala é uma obra diferente, quando comparada aos demais filmes produzidos por Akira Kurosawa, especialmente por se tratar de uma obra biográfica feita em conjunto com um roteirista soviético.
No filme, acompanhamos um capitão soviético que está realizando uma exploração topográfica e encontra um caçador chamado Dersu Uzala que eventualmente acaba concordando em ser seu guia durante a expedição.
Ficha técnica
Dersu Uzala é um filme soviético-japonês de 141 minutos dirigidos por Akira Kurosawa, com atuações de Yury Solomin, Maxim Munzuk e Vladimir Kremena. Seus gêneros são biografias, aventura e drama, e ele não possui classificação etária definida. Para assisti-lo, precisará buscar em mídias alternativas, pois ele não está disponível em streamings.
Sonhos
De longe um dos filmes mais polêmicos do cineasta, mas sem sombra um merecedor de estar presente na nossa lista de melhores filmes Kurosawa. A polêmica acerca desse filme se dá pela estrutura diferente e pelo ritmo que ele segue. Ele foi baseado em sonhos tidos por Kurosawa, e foi o primeiro filme em quarenta e cinco anos que foi roteirizado apenas por ele.
No filme, temos oito trechos diferentes, cada um contando uma história baseada em sonhos recorrentes de Akira Kurosawa. Ele é um verdadeiro mergulho na mente do cineasta, e possui um ritmo muito diferente, razão pelo qual mesmo pessoas que são fãs do trabalho dele acabam olhando torto para esse filme. No entanto, como dito anteriormente, trata-se de um excelente filme, que merece seu lugar ao Sol na nossa lista de melhores filmes Kurosawa.
Ficha técnica
O filme é japonês (embora tenha uma coprodução americana), tem 119 minutos de duração e foi dirigido por Akira Kurosawa. Seus gêneros são drama e fantasia, e tem em seu elenco figuras como Martin Scorsese (sim, ele mesmo), Akira Terao e Chishu Ryu. Foi lançado mundialmente em 10 de maio de 1990, e não é indicado para menores de 10 anos. Assim como os demais filmes da lista, precisa ser buscado em mídias alternativas.
A influência de Akira Kurosawa na história do cinema não pode ser realmente mensurada, e com nossa lista de melhores filmes Kurosawa, você poderá compreender a extensão da capacidade dele, e apreciar verdadeiramente sua arte. Se quiser conferir muito mais sobre cinema, acesse o site da Citou Filmes e desfrute de tudo que há de melhor na sétima arte.